Sociedades mantém viva a tradição do tiro esportivo na Rota Alemã

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

21/10/2020 - 08:10 - Atualizada em: 21/10/2020 - 14:35

A riqueza da cultura germânica encontrada em toda a trajetória da Rota Alemã é inigualável. Mas além da boa gastronomia, do chope artesanal e da bela arquitetura, uma das tradições mais reconhecidas por aqui é a prática do tiro esportivo, que acontece o ano todo nas sociedades de atiradores da região.

Nelas, a rotina é agitada, dando espaço a várias festividades e competições ao longo do ano, marcando a rotina da comunidade. Todos os fins de semana, por exemplo, há uma festa de Busca de Rei em alguma das Sociedades de Tiro.

Estes festejos giram em torno da nomeação do rei dos atiradores, escolhido entre os participantes das sociedades, conforme as normas trazidas pelos imigrantes alemães. Mas a grande experiência cultural é participar do desfile em busca ao Rei do Tiro, cujo cortejo segue até a casa do melhor atirador do ano anterior e o leva em cortejo até a sociedade.

Os concursos de tiro movimentam os membros das sociedades, mostrando que o amor pela tradição é o que interessa, garantindo ainda mais respeito pela história do povo local.

A reunião das sociedades

Considerada uma verdadeira reunião de sociedades, a Schützenfest respira cultura e tradição. Foi no ano de 1989 que aconteceu a primeira edição da festa em Jaraguá do Sul, criada e organizada pela Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI). O objetivo de resgatar os costumes germânicos, promover a alegria e também a interação com a comunidade.

Assim como na Alemanha, a festa acontece anualmente e é realizada pelas sociedades de atiradores – “Schützenverein” em alemão -, com apoio da Prefeitura, tornando-se o principal evento do tipo no Brasil e o mais esperado pela comunidade da região.

O tiro esportivo e a disputa pela realeza são os pontos que marcam a essência da Schützen, mas apesar de a festa ser focada nas competições entre as sociedades, os estandes de tiro são abertos à comunidade.

A competição entre os atiradores é acirrada e todos os anos um homem e uma mulher ganham o título de rei e rainha do tiro, levando o prêmio para a sociedade que representam. Além disso, são escolhidas a rainha e princesas da festa, jovens mulheres têm sua beleza, habilidade para falar em público e conhecimento sobre as tradições avaliados. Aquelas que se saírem melhor são eleitas para representar a festa no ano posterior.

Já em Pomerode, Festa Pomerana é o principal instrumento de manutenção dos costumes e tradições dos antepassados. Durante a festa, o Torneio de Tiro dos Clubes de Caça e Tiro virou tradição, colocando à prova a pontaria dos atiradores das 15 sociedades pomerodenses.

É feita, primeiramente, a contagem dos pontos por equipe, e selecionados os dez melhores atiradores no masculino e seis melhores no feminino. E, para coroar Rei, Cavalheiros, Rainha e Princesas, é computado o primeiro tiro válido.

Confira as sociedades encontradas na Rota Alemã:

Jaraguá do Sul

  • Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz – Salão Barg
  • Botafogo Futebol Clube
  • Sociedade de Atiradores Ribeirão Grande da Luz
  • Sociedade Esportiva e Recreativa Guarany
  • Sociedade Desportiva e Recreativa Rio da Luz II – Salão Centenário
  • Sociedade Recreativa Vitória Rio da Luz
  • Sociedade Esportiva e Recreativa Aliança
  • Sociedade Recreativa Alvorada

Pomerode

  • Sociedade 25 de Julho
  • CERC – Sociedade Primavera
  • CERC Sociedade 25 Julho
  • CERC – Sociedade Nacional
  • Salão Belz – CCT Alto Rio do Testo

*Veja no mapa onde fica localizada cada uma