Celebrar as origens e as memórias são práticas de quem reconhece nos antepassados parte da própria identidade. Ao celebrar o aniversário de Jaraguá do Sul, o OCP convida a comunidade jaraguaense para recordar duas festas importantes que dizem muito a respeito de sua história e tradições: a Schützenfest e a Osterpark. As tradicionais festas têm em suas origens algo em comum: ambas estão ligadas à cultura alemã e à história da cidade.
A Schützenfest, que em português quer dizer “Festa dos Atiradores”, tem suas raízes nas tradições do Schützenverein, as sociedades de tiro que eram locais de lazer e confraternização dos colonos alemães.
Já a Osterpark, ou Festa da Páscoa, é uma celebração que também tem raízes nas tradições alemãs, com foco na cultura e gastronomia.
Schützenfest

Tradicional desfile faz parte da programação da Schützenfest todos os anos | Foto: PMJS
Origem
A Schützenfest é uma festa tradicional que acontece anualmente na região noroeste da Alemanha, bem como na Baviera. No Brasil, é realizada pelas sociedades de atiradores.
As Sociedades de Atiradores foram primeiramente Corporações de Atiradores, originadas na Bélgica, Holanda e Norte da França e, mais tarde (no século 14), na Alemanha. Tinham por finalidade a defesa e preparavam os seus membros para o manejo correto de armas em caso de guerras.
Nos períodos entre guerras, os atiradores disputavam para obter o título de melhor atirador, denominando-o Rei dos Atiradores. Essas competições tornaram-se grandes festas populares, desenvolvendo novas modalidades de tiro, como o Tiro ao Pássaro.
Com a perda de seu caráter militar, essas sociedades passaram a atuar como entidades esportivas e recreativas. As festas de Rei do Tiro se perpetuaram, transformando-se em grandes acontecimentos nas cidades alemãs, envolvendo diversas localidades.
A Schützenfest no Brasil

Realezas da Schützenfest são eleitas a cada nova edição | Foto: Arquivo Histórico
Com a vinda dos imigrantes alemães para o Brasil essa tradição passou a ser praticada nos locais por eles colonizados. A necessidade de sociabilidade, de formação de grupos, aliada às relações econômicas, culturais e esportivas fez surgir diversas Sociedades de Atiradores nos núcleos de imigrantes alemães e seus descendentes. A região Sul ostenta o maior número deste tipo de associação.
Dentre as cidades colonizadas por alemães, como Jaraguá do Sul e Blumenau, as festas de reis e rainhas acontecem com disputas de várias modalidades desportivas que fomentam a cultura germânica e preservam a tradição.
Em Jaraguá do Sul é realizada pela Associação dos Clubes e Sociedades de Caça e Tiro do Vale do Itapocu (ACSCTVI). Criada em 18 de março de 1989 com o intuito de promover a Festa do Tiro, ela resgata as tradições germânicas, além de organizar o calendário de promoções das próprias sociedades a elas filiadas.
Osterpark

A Osterpark, realizada no Parque Municipal de Eventos, encanta crianças e adultos | Foto: PMJS
Já a Osterpark, em Jaraguá do Sul, é um evento que acontece entre os meses de março e abril durante a festa da Páscoa, feriado cristão que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.
Adaptada para a realidade da cidade, ela se tornou uma oportunidade para celebrar a tradição alemã e a cultura local.
O evento, também bastante voltado ao público infantil, possibilita a realização de oficinas gratuitas de pintura de casquinhas, pintura facial, confecção de mini árvores e cestinhas de Páscoa, além de uma feira de artesanato e duas praças de alimentação.