Schroeder anuncia reforma e construção de três pontes no município

FOTO: prefeitura de Schroeder

Por: Elissandro Sutil

03/10/2023 - 05:10 - Atualizada em: 08/04/2024 - 14:00

 

Pequena no tamanho e em faixa territorial, apenas 58 anos de emancipação, mas gigante em projetos e apoio da economia local. Essa é a percepção que se tem da cidade de Schroeder e a visão dos administradores, no ano em que a acolhedora cidade completa 59 anos de história.

Localizada nas proximidades dos municípios de Guaramirim e Jaraguá do Sul, ela conta com 21.991 habitantes, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), de 2020.

Para o prefeito Lauro Tomczak, que assumiu a prefeitura em abril deste ano, é preciso devolver em forma de serviço, na saúde, educação, cultura, esporte, lazer e moradia digna, os esforços dos cidadãos que acordam cedo, trabalham duro e pagam seus impostos.

“Existem secretarias que a gente dá prioridade, entre elas, a da saúde, educação e infraestrutura”, afirmou o gestor.

Ele recordo que, ao pensar em investir na cidade, um empresário vai avaliar sempre a viabilidade de tráfego e a disponibilidade do município em fazer mudanças que contribuam para investimentos com retorno a longo prazo.

Por essa razão, ele tem como um de seus objetivos viabilizar a pavimentação de vias como a Avenida do Imigrante. o objetivo é que, em paralelo com a rua Marechal Castelo Branco, principal via, seja possível escoar os produtos ali cultivados para diferentes cidades, após a conclusão do Parque Industrial.

Durante uma conversa com o OCP, o prefeito explicou que um dos desafios é estabilizar a arrecadação do município, para não dar início a obras com dinheiro que ainda não possui, mas somente quando os recursos estiverem em mãos.

“Quando nós assumimos a prefeitura, para você ter uma noção, um quilômetro de asfalto custava em média de R$1,300 milhões, hoje custa em média R$2,300 milhões, isso de 2 anos para cá”, explicou.

Ainda de acordo com o executivo, embora a arrecadação não tenha acompanhado a inflação dos últimos anos, a cidade não deixou de investir em alguns setores como a saúde.

Esses investimentos, segundo ele, foram feitos na compra de um aparelho de ultrassom usado pelo Posto de Saúde Central, além de um convênio com o Hospital São José de Jaraguá, que permite ao moradore da região fazer uma consulta ou exames na cidade vizinha quando não consegue atendimento na cidade.

além dos investimentos já citados, outro que o executivo considera de suma importância para a cidade é a reforma e construção de três pontes na cidade, dentre elas:

  • Ponte na Avenida dos Imigrantes, cortada pelo Rio São Jose, em construção

 

  • Ponte sobre o Rio Itapocuzinho, liga o bairro Centro Norte de Schroeder ao município de Jaraguá do Sul, próximo à Vila Chartres.

 

  • Ponte da Trindade, ela sofreu danos com as enchentes e será custeada pela Defesa Civil Nacional, liga o bairro Bracinho de Schroeder ao Bairro Santa Luzia de Jaraguá do Sul.
  • FOTO: OCP NEWS

O gestor ainda destacou os trabalhos realizados na educação, como o aumento dos professores retroativo a anos anteriores e o início do funcionamento da Creche Itoupava, em junho de 2022. Reformas de ampliação nas escolas Santo Tomaselli, Rui Barbosa e CMEI Cristiane Inês Zerbin, mudanças que trarão aos estudantes melhores condições no aprendizado e contribuem para um amanhã mais digno e esperançoso.