Schroeder: 59 anos de emancipação

FOTO: prefeitura de Schroeder

Por: Elissandro Sutil

03/10/2023 - 05:10 - Atualizada em: 08/04/2024 - 14:00

 

O tradicional desfile em comemoração ao aniversário de 59 anos de Schroeder, celebrado neste dia 3 de outubro, acontecerá por meio de uma iniciativa popular.

Diferente de outros anos, em que as comemorações eram realizadas com a Schroeder Fest, evento festivo que costuma acontecer durante três dias, este ano ocorrerá por meio de uma iniciativa das associações esportivas locais e pelas Associação de Pais e Professores as (Apps) do município.

De acordo com a diretora de cultura da cidade, Neiva Lucia Plantikow, embora os munícipes participem da festa como convidados, a celebração alusiva a esta data não perde seu brilho, e demonstra como iniciativas da comunidade apresentam resultados que se tornam exemplos de disposição.

De acordo com a diretora, as apresentações iniciaram no dia 1º de outubro, na localidade de Schroeder I. Nesse dia, acontece o desfile alegórico que celebra a emancipação do município, as demais festividades irão acontecer durante todo o mês de outubro, até o dia 29.

Para a responsável pelo setor cultural, em função do dia 3 ser feriado, a data será um dia de descanso para quem trabalha na cidade. Ainda segundo ela, para quem trabalha nas cidades vizinhas e precisa se deslocar, se as comemorações ocorressem em um único dia, muitos não teriam a oportunidade de aproveitar as festividades.

A servidora publica disse que entre as atrações do mês, a programação segue no dia 4 com um café da tarde para os idosos do município, palestra, e encerra com um baile da terceira idade.

Já no sábado, dia 7, a programação é mais extensa: inicia com o Festival Cultural da Associação dos Municípios do Vale do Itapocú (AMVALI), às 14h30. No festival cada município inscreve dez participantes, sendo cinco adultos e cinco até 17 anos. Os inscritos concorrem em três modalidades: canto, instrumento e dança.

Além das modalidades de palco também acontecerão as amostras de artesanatos, em que todos que participam ganham como prêmio uma medalha, sendo que os três primeiros lugares recebem o prêmio em dinheiro.

A noite, acontece o show com Gustavo Bardim, ganhador do penúltimo The Voice Kids, e encerrará com o baile aberto ao público a partir das 22h30, com as bandas Die Schroeder’s e Live Brasil.

Para o diretor de turismo, Adilson Pommerening, outra atração que merece destaque na região durante este mês é o Festival do Ciclo Turismo Vale dos Encantos, etapa Schroeder, evento que considera um produto da região, porque o esporte permite aos praticantes uma conexão com a natureza, por ser uma região de mata Atlântida.

Ele explicou que inspirado no Circuito Vale Europeu, a cidade resolveu criar o próprio circuito. O pedal desafia os participantes a pedalar até 500 quilômetros. 250 em região montanhosa que inicia pela Scar em Jaraguá do Sul, até São Bento do Sul, e outros 250 em terras planas, sentido litoral, com início em Guaramirim, direção a Massaranduba e encerra em Barra Velha.

“Este projeto iniciou há três anos e foi concluído no ano passado, quem faz o percurso precisa fazer a leitura de um QR code que registra o início e fim de cada rota, só deste modo é possível concluir”, destaca.

Adilson disse ainda que por meio de um GPS, os aventureiros desta modalidade conseguem consultar durante às rotas os restaurantes parceiros, eles contam com redes hoteleiras e pontos de apoio e incentivo ao esporte. As medalhas que completam cada percurso tem o formato da rota percorrida. Quem completa às sete rotas forma o mapa dos municípios da Amvali.

O último evento em comemoração ao aniversário da cidade acontece dia 29/10, dois dias antes da celebração da reforma protestante, que acontece em 31 de outubro.

Nessa data haverá um culto ecumênico entre diferentes denominações locais. Durante a manhã do mesmo dia, sete líderes religiosos terão dez minutos para desenvolver um tema relacionado aos legados da reforma. Entre eles estão: as causas da reforma, legado na economia, legado na política, legado na espiritualidade, legado na educação, legado na valorização da mulher e legado na música e na cultura.