Ruas da Barra do Rio Cerro homenageiam pessoas importantes na história do bairro

Vista aérea da rua Pastor Albert Schneider. Foto: Samae

Por: Maria Luiza Venturelli

30/01/2023 - 07:01 - Atualizada em: 30/01/2023 - 09:51

As ruas Ângelo Rubini e Pastor Albert Schneider são muito conhecidas por quem percorre a Barra do Rio Cerro. O que muita gente não sabe, é que elas homenageiam pessoas muito importantes para a história do bairro, que fizeram parte da formação e crescimento da comunidade.

Ângelo Rubini era filho dos italianos Pedro e Bertola Sartori Rubini, que passaram a morar no Brasil, em Blumenau, quando Ângelo tinha apenas 14 anos. Quase uma década mais tarde, no fim de 1899, Ângelo veio para Jaraguá do Sul, chegando à Barra do Rio Cerro. Mais tarde, casou-se com Maria Satler Pradi.

Rubini e esposa Maria Satler Rubini em 1912. Foto: Arquivo Histórico

Ele era ferreiro e trabalhou na construção da estrada Via Pomerode, (SC-110), a atual Rodovia Wolfgang Weege, que liga Jaraguá do Sul a Blumenau. Entre 1901 e 1911, Ângelo também foi comissário de polícia pela cidade, que na época era ainda distrito de Joinville.

Além disso, ele construiu a primeira cadeia pública, que ficava na rua Quintino Bocaiúva (rua do Museu Emílio da Silva) e consistia em uma pequena construção de madeira que oferecia mais segurança aos presos forasteiros.

Ângelo ainda atuou como juiz de paz do distrito e cuidava de outros negócios, como um engenho de cana, serraria, moinho, marcenaria, descascador de arroz e casa comercial. Ele faleceu aos 84 anos e foi enterrado no Cemitério da Barra.

Albert Schneider foi um pastor muito importante para a comunidade luterana da Barra do Rio Cerro. No fim do ano de 1912, ele deixou a comunidade Brüderthal, de Guaramirim, para ajudar o pastor Ferdinand Schülzen a assumir a divisão da paróquia “Jaraguá II”.

Pastor Albert Schneider. Foto: Arquivo Histórico

A ajuda foi essencial pois as igrejas estavam crescendo e já somavam mais de dez, por isso precisavam ser divididas em paróquias para que todas as pessoas pudessem ser atendidas. Albert permaneceu à frente da paróquia por 36 anos, e neste tempo, as 240 famílias filiadas às comunidades se transformaram em 700.

Parte da história construída por ele é retratada na Igreja Luterana Cristo Salvador, que fica localizada próxima à empresa Malwee. O local foi fundado em 1902, mas a edificação foi construída em 1932, sendo reformada em 1997.