Rota da Natureza e Fé: caminhos de devoção e belezas naturais

Vista da Chiesetta Alpina

Foto Arquivo/OCP News

Por: Elissandro Sutil

21/12/2020 - 06:12

A exuberância daquilo que o universo tem de mais belo: a natureza. Juntamente com o que há de mais intenso que o ser humano tende a recorrer e confiar: a fé.

O caminho que trilha a Rota da Natureza e Fé é composto por essa união, a região que engloba os municípios de Jaraguá do Sul, Corupá, São Bento do Sul e Campo Alegre, e é uma das maiores e mais lindas áreas preservadas em Santa Catarina.

Quem embarca nessa trajetória tem o privilégio de mesclar a fauna, a flora, as lindas paisagens, os caminhos construídos até as igrejas luteranas, católicas e ainda, os monumentos que mostram a força e a história de um povo que acredita no potencial de crescimento daquilo que é feito em conjunto.

Os parques, recantos, estradas e pontos turísticos compõe o roteiro e te levam a experiências incríveis, desde o percurso até os locais, feitos com o intuito de proporcionar esse contato com a naturalidade, preservação e conhecimento, aplicados de forma que proporcionem o bem-estar de uma comunidade e também de quem não é daqui, mas que faz questão de conhecer.

Lugares para apreciar, se divertir ou simplesmente curtir o momento

A Rota da Natureza e da Fé é completa e conta com opções incríveis como o Parque Natural Braço Esquerdo, a Rota Das Cachoeiras, Parque Natural das Aves. Além disso, o Circuito de Cicloturismo das Araucárias e o Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos. A Prainha da Oma, o belíssimo Parque Malwee e os trajetos como a Subida da Serra Dona Francisca, Estrado do Manso, Estrado Rio do Julio e Estrada Rio Natal.

Rota Das Cachoeiras

A Rota das Cachoeiras, em Corupá, tem 14 quedas d’água e conta com mais de 190 espécies de plantas, além de animais como o tucano-de-bico-verde e o macaco-prego. As cachoeiras, são abastecidas pelo Rio Novo e o trajeto das quedas é feito por trilhas. A maior das 14 cachoeiras, a Salto Grande mede 125 metros de altura.

Circuito de Cicloturismo das Araucárias

Com paisagens compostas por serras, planaltos e vales de rios, em meio a Mata Atlântica preservada e florestas repletas de belas araucárias, o roteiro possui atrativos naturais, históricos, gastronômicos e culturais.

Parque Natural das Aves

O Parque Natural das Aves fica na localidade de Rio Natal em São Bento do Sul. A estrutura do Parque é baseada em sete programas sócio-ambientais: Trilha das Borboletas, dos Pássaros, dos Pomares e Trilha Contemplativa; Auditório-escola e Pousada Ecológica Camping. É uma experiência única para os amantes de aves e de paisagens exuberantes.

Estrada do Manso

A estrada liga Jaraguá do Sul a Campo Alegre e tem como cenário a Serra do Itapocuzinho, ponto mais alto de Jaraguá do Sul. Forma paredões de pedra que desprendem várias cachoeiras de centenas de metros. Ribeirões que cruzam a estrada, pousadas e hortênsias completam o cenário.

Caminhos de fé, história e gratidão

Para contemplar a fé e conhecer lugares incríveis que potencializem esse sentimento genuíno, compõem a Rota a lindíssima Igreja Nossa Senhora do Rosário, o Seminário Sagrado Coração de Jesus com sua arquitetura e história, o Noviciado Nossa Senhora de Fátima e a Chiesetta Alpina construída em homenagem aos imigrantes. Além disso, a Cachoeira da Santa que possui uma linda história de fé, a Igrejinha das Hortências e a Igreja Luterana Duquesa de Chartres.