Rota Alemã: festas típicas durante o ano buscam resgatar as raízes germânicas

Foto Divulgação/PMJS/Gabriel Vieira

Por: Elissandro Sutil

21/10/2020 - 14:10 - Atualizada em: 21/10/2020 - 14:50

TÍTULO IMPRESSO: Festas típicas o ano inteiro! O resgate das raízes germânicas

Não há dúvidas de que a cultura trazida pelos imigrantes alemães, nos séculos 19 e 20, ecoou muito na região dos vales do Itajaí e Itapocu. E um pouco desses costumes, ainda hoje vividos pelo povo daqui, é retratado nas festas típicas que acontecem nos mais diversos momentos do ano, com o intuito de resgatar as raízes germânicas e preservá-las para orgulho das próximas gerações.

Os alemães são um povo muito animado, e para eles, qualquer motivo é tema para uma grande celebração sempre rodeada de comida farta e muita bebida. Por isso, na Rota Alemã, tem festa o ano todo.

Entre as dezenas de eventos promovidos os principais são a Schützenfest, em Jaraguá do Sul, e a Festa Pomerana, em Pomerode. Mas também são muito fortes a Immigrantenkönigsfest, Sohnstiefe Vereinfest, a Sommerfest, Kolonistenfest, Winterfest, Festas de Rei e de Rainha e os Torneios de Tiro realizados nas sociedades de atiradores de cada localidade.

A Festa Pomerana é um dos principais eventos festivos germânicos da cidade de Pomerode. | Foto Daniel Zimmermann

A gastronomia, chope, o tiro esportivo e apresentações culturais são sempre um show à parte nesses eventos, e conquistam os visitantes que querem viver um pouquinho dessa cultura tão única.

Principais eventos festivos do ano

Festa Pomerana: celebra, há mais de trinta anos, as tradições dos pioneiros pomeranos. São desfiles, danças, competições e o melhor da gastronomia típica nesta grande festa que sempre agita a cidade e região.

Foto Daniel Zimmermann

  • Quando: janeiro
  • Onde: Parque de Eventos de Pomerode

Osterfest: celebra as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães, com música, apresentações e gastronomia. Conta com a maior árvore de Páscoa (Osterbaum) e o maior ovo de Páscoa do mundo, que entraram para o Guinness World Records! A Ostermarkt – Feira de Páscoa também encanta com artesanato e artigos de decoração.

Foto Daniel Zimmermann/Divulgação

  • Quando: fevereiro a abril
  • Onde: Centro Cultural de Pomerode

Osterpark: inspirado das tradições alemãs, com a osterbaum e decorações de Páscoa, com os coelhos gigantes, é uma feira – organizada pela Associação dos Clubes de Mães – com diversas opções em artesanato, comidas tipicas e atrações para as crianças. É um programa voltado para a família inteira.

  • Quando: março e abril
  • Onde: Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul

Festival Gastronômico: Pomerode se transforma em uma charmosa vila gastronômica de inverno. Reunindo os melhores sabores em cardápios diferenciados, o Festival oferece vinhos e cervejas, pães, cucas, chocolates, biscoitos, boa música e outras atrações culturais.

  • Quando: julho
  • Onde: Centro de Eventos de Pomerode

Schützenfest: a Festa dos Atiradores se consolidou como uma autêntica celebração alemã, com o principal objetivo de disseminar a cultura do tiro esportivo e também os costumes germânicos trazidos pelos colonizadores. Tem como atrativos: as bandas de música e gastronomia típicas, dança folclórica, chopes artesanais e estandes de tiro abertos à comunidade.

Foto Divulgação

  • Quando: novembro
    Onde: Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul

Weihnachtsfest – Festa de Natal: encanta crianças e adultos com uma programação lúdica e familiar, com gastronomia típica, e trazendo também os costumes germânicos natalinos para a festa.

  • Quando: novembro e dezembro
  • Onde: Centro Cultural, no Centro de Pomerode.

Eventos nas sociedades de tiro

Das mais de 30 sociedades que mantêm suas tradições e festividades 14 estão localizadas na Rota Alemã, e são responsáveis por manter festividades durante o ano. Todos os fins de semana há uma festa de Busca de Rei em alguma das Sociedades de Tiro.

Estes tradicionais festejos giram em torno da nomeação do rei dos atiradores, escolhido entre os participantes das sociedades de tiro conforme as normas trazidas pelos imigrantes alemães. Cada atirador tem o direito a três disparos, sendo que o melhor tiro condecora o rei e a maior somatória de pontos titula os 1º e 2º Cavalheiros.

A grande experiência cultural é participar do curioso desfile em busca ao Rei do Tiro, cujo cortejo segue até a casa do melhor atirador do ano anterior e o leva em cortejo até a sociedade. Na ritualística da tradição o Rei do Tiro é convidado a promover os festejos, oferecendo refeição e ainda um baile em comemoração.

Sociedades em Jaraguá do Sul

  • Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz – Salão Barg (Rio da Luz): Immigrantenkönigsfest (agosto); Noite das Sopas e Cremes; Jantar Dançante; Noite do Marreco; Festas de Rei e de Rainha; Torneios de Tiro.
  • Botafogo Futebol Clube (Barra do Rio Cerro): Festa dos Músicos; Tardes Dançantes; Festas de Rei e de Rainha.
  • Sociedade de Atiradores Ribeirão Grande da Luz: Sohnstiefe Vereinfest; Festas de Rei e de Rainha; Torneios de Tiro.
  • Sociedade Esportiva e Recreativa Guarany (Rio da Luz II): Sommerfest (dezembro); Festas de Rei e de Rainha.
  • Sociedade Desportiva e Recreativa Rio da Luz II – Salão Centenário (Rio da Luz II): Festa do Colono (julho); Festas de Rei e de Rainha.
  • Sociedade Recreativa Vitória Rio da Luz (Rio da Luz Vitória): Fest Der Lichtflusschützen (junho); Festas de Rei e de Rainha; Festa do Chope (dezembro); Torneios de Tiro.
  • Sociedade Esportiva e Recreativa Aliança (Rio Cerro II): Kolonistenfest (julho); Festas de Rei e de Rainha; Torneios de Tiro; Encontro Artístico Cultural do Rio Cerro.
  • Sociedade Recreativa Alvorada (Rio Cerro II): Winterfest (maio); Festas de Rei e de Rainha; Baile do Chopp; Baile de Páscoa; Baile de Natal.
  • Sociedade 25 de Julho (Jaraguá 99): Festas de Rei e de Rainha; Bailes Públicos.

A Winterfest, Festa de Inverno, acontece sempre em maio, na Recreativa Alvorada. | Foto Arquivo OCP News

Sociedades em Pomerode

  • CERC – Sociedade Primavera (Testo Rega): festas de rei e rainha de tiro, bocha e bailes públicos.
  • CERC Sociedade 25 Julho (Testo Rega): desenvolve atividades culturais e esportivas, torneios de tiro e bolão, bailes e casamentos. Destaque para o tradicional Baile do Colono (junho).
  • CERC – Sociedade Nacional (Alto da Serra): atividades esportivas e sociais como as festas de rei e rainha de tiro e bolão e bailes públicos. Destaque é a tradicional Frühlingsfest – Festa da Primavera (setembro).
  • Salão Belz (Alto Rio do Testo): promove festas, bailes, tiro ao alvo e bolão.