Cenários de tirar o fôlego e arquitetura que nos remete a toda a história de um povo, da colonização que a região teve e que preza pelas tradições que ainda são cultivadas. O trajeto da Rota Alemã leva a parques, zoológico, vilas, museus, praças e possui uma beleza exuberante com morros, plantações e animais que vão compondo a paisagem.
Além das belezas naturais, a linda vista se complementa com a arquitetura alemã caracterizada pelas edificações enxaimel, muito tradicionais e características, principalmente quando falamos daquelas que fazem parte deste cenário há décadas, e se não, séculos.
Paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas e preenchidas por pedras ou tijolos, formam o conjunto de estilo e beleza dessas construções, produzindo uma estética privilegiada.
A Rota Alemã está localizada em uma região que mescla entre o urbano e o rural, entre o antigo e o moderno, e oferece ao público conhecer um pouco da história arquitetônica dessas casas tradicionais. Além disso, algumas delas são tombadas pelo patrimônio histórico como a Casa Rux, Casa Sievert, Casa Comercial Weege, Pousada Casa Wachholz, Casa do Escultor e Casa do Imigrante.

Passeios encantadores
Esse trajeto, além de contar com a vista que abrange muita natureza, também leva a lugares que são muito propícios para lindos passeios.
São cerca de 10 praças que compõe a Rota Alemã, cada uma delas com sua peculiaridade, que contam com flores, símbolos, homenagens e contam a história de um povo. Algumas delas: Praça de Greifswald, Praça de Torgelow (Torgelowerplatz), Praça Egon Bahr, Praça Erwin Zastrow, Praça Fritz Fischer, Praça Hans Erns Schmidt, Praça Jorge Lacerda, Praça Lauro Guenther e Praça Marlene Dietrich.
O Parque Malwee é praticamente uma parada obrigatória ao turista que ama passear ao ar livre. O parque possui árvores de diversas espécies, brasileiras e estrangeiras, muitas nativas preservadas e outras plantadas, além de 17 lagoas, trilhas, restaurantes, choupanas e outros atrativos.

No Zoológico de Pomerode vivem mais de 300 espécies, totalizando mais de 1,3 mil animais, e desenvolve atividades de reprodução e conservação de espécies, inclusive que estão em extinção. É aberto diariamente para visitas.
Na Trilha da Natureza que inicia ao lado de uma bela casa da década de 1930, construída na técnica enxaimel, pertencente à família Hornburg, leva o visitante a duas belas cachoeiras. No trajeto é possível saber mais sobre a história do desbravamento da região, além de conhecer melhor a fauna e a flora local.
Pelo caminho também é possível encontrar outras opções como pesque e pagues e trilhas. Mas se a intenção é desbravar a história da imigração e do desenvolvimento dessa região, nada melhor do que visitar os museus da Rota, entre eles o Museu Pomerano, Museu do Marceneiro, Memorial Arthur Schmidt e também o Museu do Automóvel Pomerode.

Para quem pretende se aventurar de bicicleta, a Rota Alemã integra um dos municípios do Cicloturismo Vale Europeu. São mais de 300 km de estradas de terra tranquilas e agradáveis, que passa por nove cidades.