Respeito à tradição! Como a cultura pomerana se mantém viva na região?

Foto: Matheus Wittkowski

Por: Elissandro Sutil

05/04/2021 - 08:04 - Atualizada em: 05/04/2021 - 10:29

Não é possível contar a história de Jaraguá do Sul e região sem mergulhar na cultura alemã. O legado do povo germânico está presente na arquitetura, na fisionomia das pessoas e na língua. No entanto, existem outros aspectos que ajudam a manter a tradição germânica viva e cada vez mais presente no cotidiano da comunidade. Confira:

Língua

Mensagem da Unesco diz que “As línguas maternas têm um papel fundamental em nossas vidas, pois são o meio pelo qual verbalizamos o mundo pela primeira vez, sendo as lentes pelas quais começamos a entendê-lo”. O alemão, ainda hoje falado em diversas famílias e ensinado nas escolas municipais, é difundido especialmente na música. Lass uns singen!

Música

As “bandinhas” alemãs fazem enorme sucesso na região e, mesmo quem não entende o idioma, se diverte e aprende algumas palavras. O ritmo contagiante e as letras engraçadas animam a todos, de crianças a idosos. Alle zusammen!

Quer entrar no clima da rota? Use o QR code e se anime com uma divertida playlist alemã no Spotify.

Dança

A dança é uma linguagem universal, um ritual que atravessa gerações. Associada aos trajes típicos, traz uma ideia muito clara sobre os costumes de um povo. Os movimentos, as cores e os gestos combinados “falam” um idioma único, honrando a tradição e encantando os expectadores. A região mantém diversos grupos folclóricos.

Tiro

Foto divulgação/Schützenfest

Prática que atravessou o oceano e se instalou na região, a tradição do tiro desportivo é passada de geração em geração. As Majestades do Tiro ostentam, com orgulho, mais que títulos, elevam o nome das Sociedades a qual pertencem e mostram que também é preciso dedicação (e pontaria) para manter vivas as tradições.

Festas

“As Festas de Rei demonstram uma cultura que vem sendo praticada há séculos e que resgata o valor da associação, da união e da confraternização entre pessoas. Apoiar estes eventos, suas marchas e competições é valorizar a tradição germânica dos imigrantes e seus descendentes”, relata o livro Festas de Rei.

Gastronomia

Studels da Strudel Haus | Foto: Claudio Costa

Os pratos típicos estão presentes nas reuniões familiares, nos eventos públicos ou nos restaurantes e lancherias. Resistir às receitas da nona é impossível. Do strudel ao marreco recheado, a gastronomia alemã é sucesso e motivo de orgulho, sendo altamente difundida na região.

Schützenfest

Manuela Lunelli sendo coroada como 32° rainha da Schutzenfest | Foto: Matheus Wittkowski

A Festa dos Atiradores merece um capítulo à parte, por ser a comunhão de todo o legado alemão. É lá que as Sociedades de Atiradores – espaços de preservação cultural alemã – encontram-se para celebrar a língua, a música, a dança, a gastronomia, o tiro e saborear o chope, bebida típica que faz sucesso em qualquer parte do mundo. Ein prosit!