Rede OCP News lança novo visual para o jornal impresso, veja como ficou

Foto Natalia Trentini/OCP News

Por: Elissandro Sutil

07/07/2018 - 05:07 - Atualizada em: 07/07/2018 - 10:54

O Correio do Povo lança neste sábado (7) o seu novo projeto gráfico que, além de estar mais moderno, traz uma série de novidades. Mudanças visuais e conteúdo mais diversificado dão nova cara ao jornal mais antigo de Santa Catarina em circulação.

Na contramão de grande parte dos impressos nacionais e estaduais, o OCP vem se renovando e crescendo, consolidado como um veículo de comunicação independente da plataforma na qual se apresenta.

De acordo com o responsável pelo novo projeto, o diagramador Márcio Schalinski, além da evolução gráfica, que traz um jornal mais atualizado visualmente, a remodelagem do OCP converge com o site OCP News.

O diagramador Márcio Schalinski remodelou o OCP para um jornal mais atualizado visualmente. | Foto Natalia Trentini/OCP News

Para chegar a esse resultado, ele revela ter passado por todos os setores da empresa, captando as impressões e demandas. O espaço na página 2, chamado “Repercutiu”, é um dos pedidos dos leitores.

Será o espaço de interação entre as redes sociais e o impresso. “É um espaço reservado ao leitor; bem mais flexível e dinâmico, trazendo o online para o impresso. Afinal, as duas plataformas se complementam”, ressalta.

Outra demanda atendida é a página Região, que trará as notícias dos municípios de Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder, diariamente.

Página “Região” vai trazer os principais destaque das cidades do Vale do Itapocu. | Imagem Reprodução/OCP News

Outra novidade já nas páginas 2 e 3 é a coluna Plenário da chefe de jornalismo, Patricia Moraes. Os destaques da política ganharam ainda mais visibilidade no novo projeto.

“Procuramos valorizar a editoria de política justamente por ser um ano eleitoral, quando o assunto faz ainda mais parte do dia a dia das pessoas”, evidencia o diagramador.

Em ano eleitoral, será dado ainda mais valor à editoria de Política. | Imagem Reprodução/OCP News

Distribuição de conteúdo

Com o novo projeto gráfico, o OCP passa a ser dividido em cadernos numerados. O “Em Pauta” (1) engloba as editorias de Política, Economia e Opinião; o Mix (2) traz Entretenimento, Cultura e Agenda; já o Cotidiano (3) terá a página Região e editorias Geral, Especial e Segurança; o último caderno é o de Esportes (4).

As matérias de destaque vão receber um selo: “Você precisa ler”, “Você precisa ver” e “Você precisa saber”. Segundo Schalinski, eles reforçam a importância e relevância do conteúdo, criando a sensação de satisfação e ‘suficiência’ de leitura.

Novo visual para o caderno de Esportes do OCP. | Imagem Reprodução/OCP News

“Esse material terá um apelo de urgência e a intenção é realmente deixar o nosso leitor satisfeito com a edição, que ele tenha no impresso tudo aquilo que necessita. É por isso também que criamos as dicas de gastronomia – trazendo, por exemplo, onde ir para degustar um bom hambúrguer -, de filmes e de séries”, revela.

O novo projeto gráfico também traz elementos do site OCP News, como identificação pelas cores e outras características visuais.

Valorização dos anúncios

A plataforma impressa também se modernizou quanto à publicidade, com espaços diferenciados. Haverá anúncios mais verticais, anúncios do tipo “rouba-página”, que não ocupam a página toda, e até circulares, posicionados de forma diferente para valorizar o anunciante e deixar a página mais dinâmica para o leitor.

Página com anúncio do tipo “rouba-página”. | Imagem Reprodução/OCP News

Inovação constante

Segundo o presidente da Rede OCP News, Walter Janssen Neto, as mudanças apresentadas hoje aos leitores do jornal impresso e internautas são demonstrações da constante busca por inovação e melhorias.

Uma marca centenária que está sempre trabalhando para estar à frente de seu tempo, oferecendo conteúdo de credibilidade e uma experiência única. Essa busca faz do OCP o segundo veículo mais lido do Estado.

“Nos últimos meses passamos por uma série de evoluções. Apostamos mais na plataforma online, unificamos as redações, abrimos filiais em Joinville e Florianópolis e agora modernizamos nossa edição impressa criando ao mesmo tempo um programa específico para as redes sociais. Não tenho dúvida de que esse é resultado de um trabalho de uma equipe focada, comprometida e criativa”, avalia.

Janssen também ressalta que os investimentos feitos no setor de mídia pelo OCP representam a crença no setor, que se modifica e cresce a cada dia, e na importância da comunicação e no jornalismo para a vida em sociedade.

O espírito ousado e inovador, que está no DNA de Jaraguá do Sul, tem feito do OCP um pioneiro no setor. Os números comprovam, são cerca de seis mil assinantes do jornal impresso e 2,5 milhões de leitores da plataforma online.

“São apontadores que nos motivam e aumentam nossa responsabilidade”, destaca Walter Janssen Neto.

Quer receber as notícias no WhatsApp?