Jaraguá do Sul 147 anos: quem são os centenários de Jaraguá do Sul?

Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul

Por: Maria Luiza Venturelli

25/07/2023 - 11:07

Entre os eventos da programação de 147 anos de Jaraguá do Sul, aconteceu uma homenagem aos centenários do município, ou seja, pessoas com 100 anos ou mais que contribuíram significativamente para a história e desenvolvimento da cidade.

Essas pessoas são verdadeiros tesouros vivos, testemunhas de uma época passada e guardiões de memórias e conhecimentos que ajudam a moldar a identidade da comunidade. Veja quem são:

CLARA DANNA

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Nascida em 27 de abril de 1923, foi casada com Carlos Danna, filha de Antônio e Adelina Fontana Danna. Dona de casa, mãe de Amario e Lindanir, tem ainda uma nora, um genro, seis netos e cinco bisnetos.

GRACIOSA CARLINI

Foto: Arquivo Pessoal

Nascida em 27 de outubro de 1921, foi casada com Carmelo Carlini, filha de Carolini Zatelli. Agricultora, mãe de cinco filhos: Maria Carolina, Genésio, Gervásio, Gelásio e Graciosa Otília. Tem dois genros, três noras, 12 netos e nove bisnetos.

HELENA FIEDLER GUMZ

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

Conhecida por D. Lilly, nascida em 26 de março de 1922, foi casada com Waldemar Gumz, filha de Leopoldo e Berta Fiedler. Industrial, criou comércio junto com o marido, frigorífico, fábrica de ração, em Itapocuzinho, hoje Santa Luzia, auxiliando no progresso da região. Mãe de dois filhos, Wilson e Márcia, tem um genro, uma nora, 14 netos, 19 bisnetos e uma trineta.

LUIZ PRESTINI

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

Nascido em 29 de junho de 1922, é casado com Wanda Sohn Prestini há 79 anos, filho de Batista e Clementina Zanghelini Prestini. Agricultor e Pedreiro, foi pai de nove filhos, sendo dois já falecidos. Tem 20 netos e 26 bisnetos.

MANUEL CÂNDIDO DE FARIAS

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

Nascido em 23 de maio de 1922, foi casado com Donzila de Oliveira Farias por 78 anos, filho de Felomena Maria de Farias. Agricultor, pai de 14 filhos, tem 14 noras e genros, 40 netos, 50 bisnetos e 12 trinetos.

MATHILDE HORONGOSO ERSHING

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Nascida em 25 de fevereiro de 1923, foi casada com Rudolfo, filha de Carlos e Augusta Klein Horongoso, imigrantes húngaros. Agricultora, mãe de dois filhos, Ademar e Osmar, tem ainda duas noras, cinco netos e quatro bisnetos.

SOPHIA KLOSOSKI KLUCK

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

Nascida em 13 de maio de 1923, foi casada com Tomas Kluck, filha de Maria Klososki. Agricultora, mãe de 10 filhos: Mário, Terezinha, Elias, Maria, Isidorio, Izabel, Lourdes, Helena, José e Inês. Tem três noras, quatro genros, 20 netos, 23 bisnetos e dois trinetos.

WALTER CARLOS HERTEL

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Nascido em 15 de dezembro de 1922, foi casado com Gertrudes Breithaupt Hertel, filho de Walter e Elsa Hertel. Expedicionário e comerciante, foi relojoeiro e óptico. Pai de duas filhas, Ruth e Silvia, tem dois netos e três bisnetos.