Quando se trata da primeira refeição do dia, é importante investir em pratos saborosos e reforçados, que dão energia e ânimo para começar o dia bem. No Brasil, os itens mais comuns são o típico café quentinho, pão na chapa com manteiga, pão de queijo, frutas frescas e bolos leves. Mas você já imaginou como é o café da manhã em diferentes partes do mundo?

Alemanha

Foto: Cafe am Marienplatz

O frühstück, tradicional café da manhã alemão, costuma ter várias opções de linguiça e outros tipos de carne. Embutidos, pretzel, pães, frios, frutas, ovos cozidos e compotas caseiras são apenas alguns dos itens preferidos dos alemães para começar o dia. Pratos de vegetais crus, geleias e mel para acompanhar o pão também são marca registrada do país.

Japão

Foto: Coisas do Japão

A primeira refeição dos japoneses após acordar também pode ser consumida em vários outros momentos do dia. Pratos japoneses tradicionais e salgados, como salmão, sopa de missô, legumes picados e arroz são algumas das opções. Outro café da manhã muito famoso é o tamagoyaki, um tipo de omelete japonesa composta por ovos fritos em diferentes camadas e depois enrolados. Pode ser preparado com vinagre de arroz, açúcar ou molho de soja.

Egito

Foto: Memphis Tours

Um dos pratos mais populares do país é uma espécie de guisado de favas cozidas e amassadas com azeite, salsa, alho e suco de limão. Geralmente é servido em uma jarra de metal, com pães árabes, salada de pepino, tomate e ovos cozidos para acompanhar. Outra opção popular no café da manhã egípcio é o belila, um mingau de trigo com nozes tostadas, passas e mel, muito consumido em dias mais frios.

México

Foto: Cocinar Recetas de Postres

No México, até o café da manhã tem pratos apimentados e costuma ser bem reforçado, pois é considerado uma das principais refeições do dia. Porções de nachos, panquecas acompanhadas de café, pão e ovos são algumas das opções, mas a mais tradicional é o prato de tortilhas de milho levemente fritas e cobertas com pedaços de frango, cebola roxa, abacate e queijo.

Estados Unidos

Foto: Blog Cidade Canção

Talvez um dos cafés da manhã que mais desperta vontade em pessoas de todo o mundo, a primeira refeição do dia dos americanos costuma ser clássica: panquecas fofas empilhadas ao lado de uma montanha de bacon crocante. As panquecas podem ser cobertas com tudo, desde frutas até pedaços de chocolate, mas as coberturas de manteiga e mel costumam ser as preferidas.

Ovos fritos mexidos, salsichas, pães, cereais misturados com leite, torradas e até mesmo muffins e cookies também são algumas das opções.

Turquia

Foto: Diário de uma Expatriada

O café da manhã turco é realmente um banquete, com queijos, azeitonas, folhas verdes, pepino, pimentão, tomate, vários tipos de geleia, pães típicos, como o simit, pratos feitos com ovos, embutidos, queijo feta, azeitonas, mel e até sopas são alguns dos pratos preferidos, sempre acompanhados de um bom chá e temperados com alho, pimenta vermelha e cominho.

Jamaica

Foto: Serious Eat

Na Jamaica, uma das refeições mais comuns no café da manhã é um prato conhecido nacionalmente: ackee com peixe salgado. A ackee é a fruta nacional da Jamaica, que é levemente doce e costuma ser refogada com bacalhau salgado, tomates, alho, pimenta e cebola. A mistura agrada jamaicanos e estrangeiros ao misturar sabores doces, salgados e picantes.

Suíça

Foto: Da Magrinha

Os suíços costumam começar o dia com a tradicional birchermüesli, a granola suíça que mistura aveia crua e grãos cobertos com nozes, frutas secas ou frescas. O prato costuma ser servido com leite ou iogurte. Outras opções são as panquecas de batata com frios (roestis) e o famoso zopf, um pão de ovo semelhante a um brioche servido com mel, manteiga ou geleia.

Se você prefere apostar em opções brasileiras mais simples ou elaboradas na primeira refeição do dia, Jaraguá do Sul é o lugar certo, pois a cidade tem vários estabelecimentos que oferecem boas opções para o café ou lanche em vários momentos do dia. Você pode conferir alguns em setemelhores.com.