Por todo o mundo: pesquisa elege as 8 capitais mundiais da pizza

Foto: Pixabay

Por: Maria Luiza Venturelli

12/12/2022 - 13:12 - Atualizada em: 23/05/2024 - 10:40

No Brasil, a pizza é a marca registrada de reuniões familiares ou com os amigos, podendo ser dividida entre diversas pessoas, geralmente no jantar. Em outros países e cidades, várias diferenças no preparo e ingredientes do prato tornam as pizzas únicas e saborosas.

Um levantamento feito pela Booking.com mostrou as oito capitais mundiais da pizza, que se destacam na forma de preparar e servir um prato tão amado. Além de Itália e Estados Unidos, bem consolidados quando o assunto é pizza, o Brasil é o único outro país que marca presença no ranking mundial, com São Paulo em oitavo lugar.

Foto: Pixabay

  1. Nápoles, Itália

Um símbolo italiano, a pizza é muito apreciada no país, com aproximadamente um milhão de pizzas consumidas todos os dias. Nápoles é o local mais recomendado do mundo para experimentá-la no ranking da Booking.com. Além disso, em 2017, a Arte dos Pizzaiolos Napolitanos foi declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.

As pizzas napolitanas são individuais e feitas com poucos ingredientes. Além disso, para ser considerada uma autêntica pizza de Nápoles, há várias regras que devem ser seguidas durante o preparo.

  1. Roma, Itália

Saborear uma pizza em Roma é uma experiência gastronômica inesquecível. A romântica capital italiana tem inúmeras opções para os amantes do prato. Toda a história, cultura e arte da cidade se refletem na criatividade com que as pizzas são preparadas pelas pizzarias locais.

Além da comida, a cidade abriga importantes monumentos históricos e arquitetônicos, como o Fórum e o Coliseu, que evocam o poder do antigo Império Romano. Em Roma, a pizza tem características próprias, como a massa mais fina e crocante.

  1. Chicago, Estados Unidos

Primeiro destino da lista fora da Itália, Chicago é uma cidade bem famosa por suas pizzas, que são bem diferentes das italianas. Lá, a pizza tradicional é chamada de “deep dish pizza” e possui massa grossa e um recheio lotado de opções. A pizza é tão alta e grossa que é servida em uma forma bem alta, como uma torta.

A pizza de Chicago é ideal para quem gosta de comida com muito queijo, molho de tomate e ainda mais ingredientes para complementar o sabor. Lá também é possível fazer um tour guiado focado em pizzas e conhecer mais sobre a importância cultural delas na cidade.

  1. Milão, Itália

Capital da moda e do requinte, Milão é uma cidade acostumada aos holofotes, charme e ao luxo, listada há décadas como um dos principais destinos da Itália, mas nem só de moda e design vive uma cidade.

Milão também é reconhecida pelas delícias gastronômicas dos restaurantes locais, e mesmo que não seja tão reconhecida pela pizza clássica italiana como Nápoles e Roma, também é um ótimo destino para provar saborosas pizzas.

  1. Veneza, Itália

Destino dos sonhos de casais apaixonados, Veneza, também na Itália, é conhecida como a “Cidade do Amor”, recortada por canais e costurada por pontes, a cidade é encantadora em cada pedacinho, com igrejas, praças e arquitetura que são verdadeiras obras de arte.

Outro destaque vai para a gastronomia típica local, que entrega opções saborosas para todos os gostos, inclusive para quem não dispensa uma boa pizza, como um autêntico destino italiano.

  1. Nova York, Estados Unidos

Com um horizonte conhecido em qualquer parte do mundo, a cidade de Nova York oferece muita diversão e atrações de todos os tipos, que vão desde lugares famosos na televisão e no cinema até tesouros ocultos. Cada um dos cinco distritos tem um sabor característico, e cada região mantém a própria identidade.

A “cidade que nunca dorme” tem como marca registrada o agito e pressa dos habitantes, por isso, o costume é dobrar a pizza ao meio e comê-la com as mãos, como uma refeição rápida, que pode ser consumida no meio da rua. Lá a pizza não tem tanto recheio quanto as brasileiras e é composta por fatias grandes de massa fina, molho de tomate, queijo e adicionais, como o pepperoni.

  1. Florença, Itália

Mais um destino italiano na lista! Florença é a terra das artes, dos gênios e uma das mais belas cidades da Itália e do mundo. Um verdadeiro museu ao ar livre, com palácios, igrejas, praças e galerias de arte, com obras de Michelangelo, Botticelli, Caravaggio, além de diversos outros artistas. A centenária Catedral de Santa Maria Novella é outro ponto imperdível no destino, assim como a conhecida Ponte Vecchio.

Como toda cidade italiana, a gastronomia também tem um lugar de destaque e oferece excelentes pizzarias para quem a visita, com pizzas individuais de massa fina e ingredientes selecionados. Um dos passeios preferidos dos turistas é combinar um jantar com pizza e concerto de ópera italiana.

  1. São Paulo, Brasil

Único destino do ranking fora da Itália e dos Estados Unidos, São Paulo possui incontáveis pizzarias espalhadas por todos os cantos, resultado da imigração italiana na cidade.

O município é considerado uma cidade global em função do seu dinamismo econômico e dos serviços de que dispõe, mas também se destaca na gastronomia, além de ser um destino mais acessível para os brasileiros que querem experimentar pizzas diferenciadas.

É possível encontrar desde as mais clássicas, às criativas e cheias de ingredientes inusitados, passando pelas napolitanas, pizzas doces e até retangulares. Rodízios de pizzas também são queridinhos pelos paulistanos, que se divertem ao experimentar diferentes sabores com familiares e amigos.

Foto: Pixabay

Em Jaraguá do Sul também há diversas pizzarias que contam com cardápios caprichados e opções para todos os paladares e gostos, inspirados em diferentes lugares que tem a pizza como prato típico. Conheça algumas em setemelhores.com.

Independente da escolha de sabor e da preferência pela massa, o prato é um dos preferidos de muitas pessoas. E você, qual o seu estilo e sabor de pizza favorito?

Notícias no celular

Whatsapp