Policiais militares de Imbituba salvam a vida de recém-nascida

Por: OCP News Criciúma

18/01/2020 - 21:01 - Atualizada em: 18/01/2020 - 21:19

Dois policiais militares da Guarnição Especial de Imbituba (GEIB) vivenciaram uma situação muito especial na praia do Rosa, no Bairro Ibiraquera.

Eles foram fundamentais para uma família, salvando uma vida recém-iniciada, em um momento de desespero e apreensão.

Isso porque as atuações com extremas perícia e sensibilidade do Soldado PM Job, de 35 anos, e do Cabo PM Cristiano, de 42, garantiram a manutenção da vida da pequenina Lara Cecília, que acabara de vir ao mundo em um parto inesperado, de emergência, cujo trabalho iniciou-se em plena varanda da residência.

Por volta das 23h do último domingo, os policiais foram surpreendidos ao serem abordados no posto da Polícia Militar (PM) da Praia do Rosa, por pessoas que informaram que sua vizinha, Tamiris de Oliveira Silva, de 25 anos, havia dado a luz a uma criança em pleno deslocamento para o hospital, antes de entrar no carro da família, na área de sua casa.

Ao chegarem ao veículo estacionado em frente ao posto policial, os militares se depararam com o bebê e a parturiente, em estado precário, ainda com o cordão umbilical e a placenta em seu interior.

Sem perderem tempo, os PMs Cristiano Ramos e Job Pinheiro da Rosa então prestaram os primeiros atendimentos à mãe e filha, amarraram o cordão umbilical com um lacre plástico estancando-o, deixaram a criança o mais confortável possível e ligaram para o SAMU, que se encontrava em outra ocorrência, distante dali e levaria pelo menos uma hora para chagar a Praia do Rosa.

Tamiris, de 25 anos, deu a luz em pleno deslocamento para o hospital, antes de entrar no carro da família, na área de casa

“Avaliamos que a menina correria risco se continuasse naquela situação. Meu colega Job então assumiu a direção do carro dos solicitantes e eu assumi a viatura policial e decidimos fazer a escolta deles até o Hospital São Camilo, onde a equipe já estava à postos. Quando o médico voltou, disse que as duas estavam fora de perigo e atestou que se não tivéssemos realizados os procedimentos, a criança faleceria antes de chegar ao hospital, sentimos uma alegria inexplicável em auxiliar nessa vida nova que veio ao mundo”, conta o soldado Cristiano, que é pai de uma menina.

Ação nobre

Ao AHora, o Major Daniel Nunes, Comandante da Guarnição Especial de Imbituba (GEIB) enobreceu a ação técnica dos policiais que salvou a vida da pequena Laura.

“Eles receberão elogios por servirem de exemplo a todos os demais militares”, adianta o Comandante.

Pequena Laura nasceu pesando 2,8 kg e 49 centímetros e passa bem/Fotos: Divulgação Portal A Hora

Tamiris, que tinha somente um filho chamado Antony, de quatro anos de idade, conta que mal consegue descrever direito a “chegada” de Laura, pois se emociona demais ao lembrar, mas ainda assim, em mais um esforço de mulher forte que é, e já com toda saúde restabelecida, relatou a bela história à nossa reportagem.

“Ela nasceu antes de embarcarmos para o hospital, ali, no chão. Meu marido a juntou e eu com o cordão umbilical ainda preso a ela. Os policiais me acolheram e estancaram o cordão, fazendo com que ela passasse a respirar o oxigênio contido no ar. Assim, ela não estava mais ligada a mim e esta foi a parte mais importante, pois se tivéssemos ido ao hospital sozinhos e sem amarrar o cordão, ela não sobreviveria. Eu não sabia que temos que romper. Então, milha filha só está viva graças a eles”, reconhece Tamiris, emocionada.

Visita

Laura, que nasceu pesando 2,8 kg e 49 centímetros, assim como a mãe, passa bem.

E na quarta-feira (15), os policiais visitaram a família, em um reencontro marcado por muita emoção e gratidão, com um laço de amizade que provavelmente jamais se desfará.

“Confesso que depois que ela veio ao mundo fiquei meio ‘desbaratinada’, com o parto do jeito que foi. A ajuda dos vizinhos, dos policiais, foi muito importante. Foi meu marido que juntou a Laura do chão, mas depois ele passou mal, não ia conseguir me levar até o hospital e entregou o carro paro o vizinho, que me levou até o posto policial para que eles fizessem a escolta e podermos chegar lá. Foi quando aquele ‘anjo soldado’ estancou o cordão umbilical da placenta, o que foi muito importante”, finaliza Tamiris.

Fonte: Portal A Hora