Parques de Jaraguá do Sul oferecem o cenário perfeito para desfrutar momentos com os pets

Por: Maria Luiza Venturelli

17/06/2023 - 15:06

A atividade física é essencial para todos os seres vivos, principalmente os mamíferos. E os cachorros também se beneficiam, e muito, de uma bela caminhada ou um tempo intenso de brincadeira e diversão, pois além destas ações promoverem mais saúde física e do organismo, ainda são essenciais para a saúde mental do seu companheiro.

Assim como os humanos, é necessário que o pet realize atividades físicas diariamente. Os parques de Jaraguá do Sul são boas opções para praticar exercícios e aproveitar momentos felizes com os amigos de quatro patas.

Parque Linear Via Verde

Jaraguá do Sul já oferece um espaço próprio para quem busca um local adequado para passear com seu cão, principalmente para quem mora em apartamento. Trata-se do ‘ParCão’, espaço localizado logo no início do Parque Linear Via Verde, na Ilha da Figueira.

Em novembro de 2022, a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) promoveu a instalação de novos aparelhos voltados à diversão e exercícios dos animais. “O objetivo é promover a socialização com o pet e estimular que ele pratique exercício, gaste energia, tenha uma integração com seu tutor e seus familiares, com as crianças, para que eles possam brincar e ao mesmo tempo fazer a sua atividade física, visando a saúde e o bem-estar do próprio animal”, disse o presidente da Fujama, Ivo Schmitt.

Foram investidos cerca de R$ 17 mil para aquisição destes aparelhos compostos por rampas, túneis e escadas feitos de fibra, para garantir maior durabilidade. O espaço também é devidamente cercado para garantir a segurança.

É importante ter alguns cuidados ao utilizar o espaço para recreação com os animais. O pet deve estar sempre vacinado, já que irá frequentar um ambiente com outros animais. Além disso, também é necessário manter o local bem limpo, recolhendo resíduos com saquinho plástico para colocá-las em local adequado.

Foto: Fabio Junkes / OCP News

No canal do Youtube ‘PodPets” A tutora Alana indica lugares pet friendly em Jaraguá do Sul e região. Em julho de 2022, ela publicou um vídeo onde visita a Via Verde com seu cachorro, o Thor. “No finalzinho da tarde, é bom uma graminha, descansar com o cachorro… Se você está Jaraguá do Sul ou quer vir visitar, uma opção é o Parque Linear Via Verde”, indica.

“É um parque pet friendly, tem espaço para você estar com o seu bicho aqui, sempre aproveitando o final de semana com o pet. Possui uma vista maravilhosa, um solzinho maravilhoso no fim de tarde, e até mesmo a vista do morro da antena”, resume Alana a respeito do espaço.

Parque Malwee e Pico Malwee

O Canal Elisa e Paco na Estrada inspira os tutores a viajarem com seus pets e contribuir com uma maior qualidade de vida para os animais de estimação. Elisa Moretti Pavanello é mochileira há mais de 25 anos e já viajou para 42 países. Paco é o fiel companheiro da tutora, um labrador caramelo que a acompanha em todas as jornadas.

Foto: Elisa e Paco na Estrada

Na página, Elisa publicou um vídeo no qual leva Paco para passear no Parque Malwee e brincar dentro do famoso labirinto do parque. Ela explica que o parque aceita todos os portes de pet, mas precisam estar na guia e dependendo da raça precisa estar usando focinheira. ”É muito bonito e de vez em quando eu gosto de levar o Paco para passear”, resume.

Em outro vídeo, a dupla aparece visitando o Pico Malwee e subindo juntos a trilha do local. O espaço é ideal para fazer uma caminhada, que pode ser muito benéfica para os pets, que precisam se exercitar para se manter sempre com saúde. A trilha é perfeita para pets que têm muita energia: do início da rua de acesso, são cerca de 3 quilômetros, em uma subida estimada em 1h30. “O Paco é o pet mais trilheiro e viajante do Brasil”, resume a dona, que promete voltar ao local mais vezes com o cachorro.

Parque da Inovação

Foto: Elisa e Paco na Estrada

Quem gosta de animais sabe a importância deles estarem sempre em movimento, os exercícios para cachorros em especial, é necessário que faça parte da rotina dos animaizinhos para a manutenção de sua saúde física e mental. A prática é uma forma de evitar algumas doenças, a obesidade e malefícios causados por ela.

Na parte psicológica, o exercício físico para os cachorros combate a ansiedade, pois a atividade física libera um hormônio chamado endorfina e conhecido pelos humanos como “hormônio da felicidade”. Algumas atividades ideais para fazer ao ar livre, como jogar bola para o cachorro ir buscar e treinar comandos como sentar, deitar, ficar, e deitar, estimula o cachorro a ser obediente. O Parque da Inovação é espaçoso e ideal para praticar todo tipo de atividade física com os animais de estimação.