Pacientes do serviço de quimioterapia do HSJosé, recebem carinho e cuidado por meio de uma equipe de robótica

Por: OCP News Criciúma

21/05/2022 - 13:05 - Atualizada em: 21/05/2022 - 13:38

Pacientes em tratamento no serviço de quimioterapia do HSJosé, tiveram uma tarde bem especial esta semana. As mulheres, que estavam no serviço, receberam o grupo Carvoeiro RoboTech de Criciúma para um momento de beleza, onde puderam fazer maquiagem e participar de uma sessão de fotos.

O grupo que é formado por uma equipe de robótica do Sesi Senai de Criciúma, participa de uma competição internacional de robótica com a First Tech Challenge; uma ONG sem fins lucrativos que visa incentivar a robótica no mundo e aos jovens a serem líderes e inovadores em ciências e tecnologia.

Dentro de todas as atividades da equipe, além de desenvolver um robô, uma das ações que o grupo precisa realizar, é uma atividade de responsabilidade social, beneficiando a comunidade.

“Entendemos que em qualquer tipo de ação, as pessoas deveriam pensar no próximo e este campeonato nos faz entender a visão global da sociedade. A criação, o processo administrativo, mecânico, marketing e o social. Pensando nisso, resolvemos trazer um carinho e um alento para estas pacientes que estão em tratamento no HSJosé”, comenta uma das representantes da equipe Nathalia Puskey.

 

As estudantes que coordenam o grupo Julia Comin Olímpio e Nathalia Puskey, contam com o apoio de mais quatro colegas para o desenvolvimento do projeto.

As jovens estiveram no Hospital São José para trazer não só um momento de alegria as pacientes, mas também para conhecer o funcionamento do serviço de quimioterapia da Instituição.

Durante o período em que o grupo esteve na entidade, cinco pacientes puderem participar da sessão de maquiagem e fotos; e a percepção era notável da alegria que tiveram em viver este momento.

“Muitas pacientes principalmente as mulheres, quando iniciam o tratamento, sofrem a queda do cabelo. Proporcionar momentos assim diferentes para elas é muito especial, ajuda a aumentar a autoestima e ver o sorriso no rosto delas, não tem preço”, comenta a enfermeira, responsável Daniela Luiz.

No hospital São José a média mensal é de 1619 pessoas em tratamento quimioterápico; realizando assim, 2067 sessões durante este período.