OCP Rota da Praia: Balneário Camboriú

Por: Elissandro Sutil

11/12/2021 - 08:12

Conhecida como a Capital Catarinense do Turismo, Balneário Camboriú localiza-se no Litoral Norte de Santa Catarina. Além de suas praias paradisíacas e atrativos turísticos modernos e inovadores, a cidade possui comércio forte e atuante todos os dias do ano. É incontestavelmente um dos principais destinos turísticos do sul do Brasil e do Mercosul. Por toda a orla, há bares e restaurantes com música ao vivo, que oferecem culinária irresistível em ambientes agradáveis. Tudo isso, é claro, com total segurança, bem-estar e atendimento qualificado, características marcantes da cidade.

Hospedagem – 135 estabelecimentos de hospedagem com cerca 22.200 leitos.
Mobilidade – até o final de 2019 serão 14.524m de ciclofaixa. A meta em 2020 é de 26.561m.
Náutico – 12 marinas, 01 trapiche embarcações turísticas, 01 atracadouro cruzeiros marítimos.

Unipraias

O Parque Unipraias foi inaugurado em 26 de agosto de 1999. A construção dos bondinhos foi feita pela indústria italiana Leitner, uma das maiores empresas do mundo no setor. Desde então, segue sendo tendência de turismo mundial, recebendo meio milhão de turistas brasileiros e estrangeiros. O potencial do empreendimento é reconhecido em vários prêmios conquistados, inclusive internacionalmente

O símbolo do Parque Unipraias são os 47 modernos bondinhos aéreos interligando três estações entre o lado sul da orla de Balneário Camboriú, subindo até o Morro da Aguada e descendo até a praia de Laranjeiras, sendo o único do mundo a ligar duas praias. Nos 202 mil m² de área total, com área de preservação de 132 mil m², estão reunidos atrativos para todos os gostos e idades, atendendo tanto ao visitante que procura os cartões-postais para admirar quanto aos ávidos por aventura e adrenalina.

Zoo Balnéario

Situado em Balneário Camboriú, às margens da BR 101, no km 137, surgiu da necessidade de atender o fluxo de turistas nacional e estrangeiro que visita o litoral catarinense todos os anos.

Atualmente é constituído por aproximadamente 1.1 00 animais, distribuídos em 126 espécies de aves, 18 de mamíferos, 16 de répteis além das atrações já existentes como Aquário e Museus: arqueológico, oceanográfico, de taxidermia, artesanato catarinense e do pescador como também um Núcleo de Educação Ambiental e Bercário.

Balneário Camboriú se destaca como destino pet friendly

Balneário Camboriú é uma cidade engajada com a causa animal. No município, existe o Programa ABRAÇO Animal, que visa proteger, resgatar e cuidar de animais vulneráveis e machucados. Para continuar se dedicando aos animais, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, decidiu elaborar uma série de ações para destacar a cidade como destino pet friendly (onde os animais de estimação são bem-vindos).

 

Para o Secretário de Turismo, Geninho Goes, a cada dia aumenta o número de pessoas que incluem pets em suas famílias. “Balneário Camboriú é um destino preparado para atender as necessidades dos animais de estimação e seus donos, com serviços diversificados e de qualidade”, diz o secretário.

Alargamento da faixa de areia

A Praia Central passou por um processo de recuperação da faixa de areia, que de 25 metros de largura, em média, aumentou para 70 metros.

O bombeamento de areia para a orla começou no dia 22 de agosto com a chegada da draga Galileo Galilei à cidade e se encerrou no dia 31 de outubro, às duas horas da tarde do dia 31, a draga se despediu de Balneário Camboriú com o lançamento de um jato de água comemorativo ao sucesso da operação.

Foi uma operação muito rápida e bem-sucedida, uma das mais modernas obras sendo executadas neste que é o maior alargamento de praia da América Latina atualmente. A nova praia que simboliza um novo momento de retomada, desenvolvimento e modernização da cidade. Balneário sofria com ressacadas e a diminuição da faixa de areia há muitos anos.

“Esta é a conclusão de uma obra histórica e exitosa em todos os sentidos, que está servindo de incentivo e farol a obras de proteção costeira em todo Brasil. Foi uma obra rápida e muito bem executada que realizou o sonho acalentado pela população de Balneário Camboriú por décadas. Muitos achavam que era irrealizável, ou ficção, mas está aí o resultado, maravilhoso e realizado, a nova Praia Central de Balneário Camboriú, a renovação do nosso cartão-postal primeiro, convidando as pessoas e se transformando num dos principais atrativos, entre tantos, para a retomada da economia e para a super temporada 2021/2022″, comemora o prefeito Fabrício Oliveira.

Eventos de final de ano

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú prepara grandes eventos, referentes ao verão e ao Natal, que marcarão o retorno efetivo dos turistas à cidade. Os eventos fazem parte do Plano de Aceleração para o Desenvolvimento Econômico e Turístico de Balneário Camboriú, o “BC 4 Estações”, lançado em fevereiro.

A temporada de verão em Balneário Camboriú foi aberta no dia 4 de dezembro nas areias da nova Praia Central, com apresentações musicais, atividades esportivas e brincadeiras. A estrutura do evento foi montada na areia da praia, na altura da Praça Almirante Tamandaré.

Palco para shows, arena para competições esportivas e um espaço infantil que abriga brinquedos infláveis gigantes. Tendas para descanso também fazem parte da estrutura, que ocupa a nova faixa de areia da altura do Calçadão até a altura da Avenida Alvin Bauer.

Natal de Brincadeiras BC

Após a primavera, Balneário Camboriú vai se preparar para o Natal, com programação para movimentar a cidade de 30 de outubro de 2021 a 6 de janeiro de 2022. Neste ano, o evento trará o tema “Natal de Brincadeiras BC”, que visa resgatar as brincadeiras e os brinquedos tradicionais da época. Para comemorar a data, pontos da cidade serão decorados. Para os dois eventos, os preparativos envolvem as demais secretarias do Município e entidades.

A Secretaria de Turismo convida todos os segmentos a participarem dos projetos de Primavera e Natal, para deixar a cidade ainda mais bonita para receber os turistas de braços abertos, respeitando todos os protocolos sanitários para combater a Covid-19.

Para o secretário de Turismo, Geninho Goes, se cada um contribuir de alguma maneira, deixando a fachada decorada, o Natal será inesquecível. A intenção é de que não só o comércio participe, mas também as construtoras, imobiliárias, hotéis e atrativos.