No ramo da reciclagem, Luis Augusto Lorencetti conta os desafios para conquistar o sucesso

Foto: Piero Ragazzi

Por: Elissandro Sutil

07/11/2020 - 07:11 - Atualizada em: 09/11/2020 - 13:07

O empresário Luis Augusto Lorencetti, administrador da L&F Metais, vê a sucata e a reciclagem de materiais como um ramo muito propenso ao sucesso, principalmente nos próximos anos.

Ele que iniciou as atividades nesse setor aos 15 anos se dedicando a outras empresas, há oito anos deu início à história da Lorencetti Comércio de Sucatas (L&F metais), juntamente com as duas filhas, Nicole Lorencetti e Pâmela Lorencetti.

Foto: Piero Ragazzi

Contente com os resultados da empresa, ele afirma que a expectativa é que a empresa se renove a cada ano, já que a reciclagem está num momento muito bom devido à falta de produto no mercado.

“Hoje com o investimento em maquinários para melhorar a produção, que é o que temos feito, a reciclagem está sendo vista de um modo diferente e cada vez mais positivo, a aceitação está sendo muito boa no mercado, é um campo muito aberto”, ressalta.

Segundo ele, a L&F atua em uma linha direta ao destino final: faz a compra de material com os sucateiros menores, prepara a carga e envia para as siderúrgicas. Trabalha com os materiais não ferrosos como: cobre, metal, alumínio e bronze.

Foto: Piero Ragazzi

Ele enfatiza que vai muito além de gostar do que se faz, é preciso ter conhecimento referente a cada tipo de material e a forma de como reaproveitá-los.

Família que se constrói no dia a dia

Atualmente a L&F conta com nove colaboradores, e de acordo com o proprietário, os funcionários vem para agregar no sucesso da empresa.

“Para tudo funcionar bem eles devem atuar como se fossem os donos da empresa, como se tudo isso fosse deles, seja na avaliação de uma mercadoria, no manejo, ou em simples tarefas do dia a dia. Temos isso aqui, e por isso, considero todos como família”, destaca.

Crises geram oportunidades

A crise do coronavírus (COVID-19) potencializou o ramo da reciclagem. Apesar de no início haver preocupação de como seriam os próximos passos, Lorencetti afirma que se surpreendeu diante do aquecimento do mercado e crescimento da demanda, e consequentemente, dos resultados da empresa.

“Apesar de afetar outros setores e a gente se preocupar pelo lado da saúde que foi bem complicado, no nosso ramo tivemos resultados positivos”, pontua.

A escolha de um potencial e a vontade de ir além

Para Lorencetti a reciclagem é algo que se faz necessário. Ele afirma que sempre conseguiu enxergar o potencial desse ramo e desde o início soube que precisaria de persistência para prosperar.

“Comigo foi assim, mas eu acredito que em todos os ramos você além de ser persistente e querer trabalhar muito para ir longe e ter sucesso, você tem que saber o que está fazendo, não basta só a vontade, tem que ter conhecimento. O sucesso é a persistência, muito empenho e conhecimento”, finaliza.

Onde encontrar

A L&F Metais fica na Rua Alma Strelow Stricker, 168, bairro Estrada Nova em Jaraguá do Sul. Contatos: (47) 3273-1751 e Whatsapp (47) 99690-5756, (47) 99690-5758.

Foto: Piero Ragazzi