O Festival de Esportes na Natureza (Naturalfest), realizado no período de 21 a 24 últimos, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá, reuniu cerca de 10 mil pessoas nos quatro dias de duração. Com atrações diversas, teve opções para todos os interessados: palestras sobre investimentos no turismo, práticas esportivas, exposições temáticas diversas e shows de bandas da região.

A participação de gestores e empreendedores do turismo resultou em palestras e mesas-redondas com o tema “Como preparar o terreno para receber investimentos no Turismo de Natureza”. Estiveram presentes o Secretário de Turismo de São Paulo, ex-presidente da Santa Catarina Turismo (Santur) e ex-ministro do Turismo Vinícius Lummertz, além de representantes de diversos empreendimentos de Sucesso em SC e no RS. Entre as abordagens, o papel do setor público e de empreendedores no desenvolvimento de projetos para a atração de investidores.

A programação contou com visitas técnicas ao Parque Natural Braço Esquerdo e ao Pico Malwee, dois dos principais empreendimentos em meio à natureza na região.

Os visitantes puderam apreciar também exposição de atrativos turísticos e turismo de aventura, apresentação de 10 bandas, festival de chopp Königs Bier e espaço gastronômico com restaurante, café e food trucks. Entre tantas atrações, a exposição de forças de guarda foi uma atração à parte com mostra de cães policiais do canil da PM, mostra de animais empalhados (taxidermia), armamento da Polícia Ambiental, veículos dos Bombeiros Voluntários, Defesa Civil e grupo Gerar.

Atrações para todos as preferências

Além da visitação, teve emoção de verdade: diversas pessoas aproveitaram para testar seus limites participando das diversas modalidades esportivas oferecidas, com atividades na natureza e de aventura, como caminhada, pedalada, trilha 4x4, rapel (em um guindaste de 40 metros de altura) e rede nas alturas, uma das atrações mais procuradas pelo público.

“O evento foi muito elogiado pelo grupo técnico participante, que será responsável por montar um documento sobre o que foi discutido nos quatro dias de encontro” destaca Fenísio Pires Junior, do jornal OCP, organizador do evento.

Mediado pelo Mestre em Turismo Rafael Freitag, contou com a participação, além de Lummertz, com a presença Mariza Costa (Prefeita de Urubici – SC), diplomata Pedro da Cunha Menezes (Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso), Ivan Cascaes (Rio do Rastro Eco Resort - Bom Jardim da Serra/SC), Otto Hassler (Ativa Aventuras – SC, RJ e BA) , Adriana Nunes (Parque Estadual do Rio Vermelho) , Nivea Nunes Saraiva (Parque Stoneland - Pelotas/RS) , Fernanda Dornelles (Salto Pêndulo da Natural Extremo – Urubici/SC), Sérgio Machado (Adrenailha Aventuras – Florianópolis), além de entidades, técnicos e empreendedores de SC e RS.

O Naturalfest foi realizado pelo OCP com patrocínio de IG Energia Renovável, Prefeitura de Corupá, Prefeitura de Guaramirim, Prefeitura de Jaraguá do Sul e apoio da Prefeitura de Schroeder, Prefeitura de Massaranduba, Parque Natural Braço Esquerdo, Cigamvali, Amvali, Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos e Sol Sports.