Nanete Têxtil: há 65 anos tecendo, colorindo e estampando histórias

Foto: Divulgação/Nanete

Por: Maria Luiza Venturelli

11/07/2020 - 17:07 - Atualizada em: 11/07/2023 - 17:28

Em 2023, a Nanete Têxtil completa 65 anos de história. A empresa é referência no universo têxtil na fabricação e comercialização de malha em rolo. A história começou em meados de 1958 com a fundadora, Ester Valentin Menel, fabricando e comercializando lingeries na região de Jaraguá do Sul e Joinville.

Foto: Divulgação/Nanete

Com o tempo, a produção expandiu para moda praia e Prêt-à-Porter e as peças passaram a ser comercializadas em toda a região norte do estado. Depois, o filho de Ester, o visionário José Gilberto Menel, deu continuidade ao trabalho, ampliando as linhas de confecção da Nanete e posteriormente, passou a comprar fios e tecer as malhas.

Além disso, a tinturaria, que durante um tempo foi terceirizada, passou a ser feita na própria sede, atendendo a Nanete e outras empresas da região. A tinturaria é automatizada, o que proporciona assertividade no processo, assegurando a qualidade das malhas produzidas.

A tecelagem conta com mais de 180 teares com a mais avançada tecnologia e variedade nos artigos produzidos. As áreas de estamparia rotativa e digital são responsáveis por estampar mais de 600 mil metros de malhas por mês.

A Nanete está constantemente buscando a melhor tecnologia e almejando o crescimento, conquistado com muito trabalho e dedicação. Possui um parque fabril, com mais de 40 mil m², completo e verticalizado. A capacidade mensal de produção é de um milhão de quilos de malha.

Foto: Divulgação/Nanete

O investimento constante em tecnologia de ponta, maquinários e um time especializado são fatores que asseguram a qualidade extrema dos produtos e fazem com que a empresa seja uma das mais modernas indústrias têxteis do país.

Transformando fios em tecidos, a Nanete foi evoluindo. Hoje a empresa destaca-se no cenário têxtil nacional pela qualidade e preços competitivos nas malhas que produz. Investindo no relacionamento com os clientes, a empresa recebe visitantes de todo o Brasil para conhecer o parque fabril.

Além disso, a Nanete conta com uma equipe de representantes capacitados, atendendo clientes em território nacional, na Argentina, Uruguai, Equador e Paraguai. Também possui um Showroom em São Paulo, onde os clientes têm a oportunidade de vivenciar a experiência do contato com as malhas, texturas e personalizar estampas.

Em 2011, com o falecimento do Sr. Gilberto, a empresa passou a ter à frente da administração a esposa dele, a Sra. Cenira e os filhos Tcharla e Julio. Com a dedicação dos proprietários e time de colaboradores, a Nanete segue em constante crescimento sem perder o foco nos valores que norteiam as decisões.

Foto: Divulgação/Nanete

Time de colaboradores

A Nanete se destaca no mercado pela qualidade e inovação em cada produto. Por trás disso, existe uma equipe de mais de 500 colaboradores que atuam no desenvolvimento e produção das malhas, além dos setores administrativos e logística. A empresa está sempre focada em uma administração que valoriza e desenvolve a equipe, preocupada com o bem-estar e qualidade de vida de cada colaborador.

Pensando nisso, são desenvolvidas constantemente ações que prezam por isso, ampliando a gama de benefícios oferecidos. A empresa conta com o programa jovem aprendiz, contribuindo com a formação e qualificação de jovens para o mercado de trabalho.

Foto: Divulgação/Nanete

Sustentabilidade

A sustentabilidade faz parte dos pilares da Nanete. Por isso, além de contar com linhas especiais, totalmente sustentáveis, contam com práticas de produção que reduzem os impactos ao meio ambiente e colaboram para a criação de uma moda com ainda mais propósito. Algumas das práticas que reforçam esse compromisso:

O parque fabril conta com uma área de 75 mil m² de área preservada, o que reforça a preocupação e cuidado da empresa com o meio ambiente.

Toda água utilizada no processo produtivo passa por um tratamento rigoroso de efluentes, retornando para o rio limpa e pronta para o consumo.

Mais de 600 toneladas de resíduos sólidos são reaproveitados anualmente, passando por um procedimento de reutilização, reduzindo os impactos causados ao meio ambiente.

Anualmente, mais de 238 milhões de litros de água da chuva são coletados e reutilizados. A empresa ainda conta com um sistema de recuperação de calor, onde uma grande quantidade de água que sai da tinturaria passa por um processo de resfriamento.

Saiba mais

A Nanete Têxtil é uma empresa jaraguaense, há 65 anos tecendo, colorindo e estampando histórias. Para saber mais sobre a empresa e acompanhar, acesse o site nanete.com.br, Instagram @nanetetextil, Facebook e Linkedin.

 

Notícias no celular

Whatsapp