Na Ilha da Figueira, Via Verde é uma ótima opção para contemplar a natureza

Por: Maria Luiza Venturelli

23/04/2023 - 17:04

 

Em janeiro de 2019, o Parque Linear Via Verde começava a ser construído em Jaraguá do Sul, na Ilha da Figueira. Com isso, as pessoas já começavam a curtir a nova estrutura de lazer da cidade, que passou ainda por muitas obras de estruturas até ficar pronta. O local foi projetado pela necessidade de contenção das cheias, mas também para oferecer uma nova área de lazer para a cidade.

Atualmente, a área é muito frequentada pelos moradores, sendo um verdadeiro sucesso em Jaraguá do Sul, recebendo diariamente a população que passa pelo local para caminhar, relaxar, se exercitar e aproveitar diversas outras atrações que o parque possibilita. A Via Verde também tornou-se a queridinha dos jaraguaenses para eventos culturais, piqueniques, passeio com crianças ou pets.

A intenção do parque é promover uma conexão entre os recursos naturais e o homem, que encontra no lugar uma fonte de preservação do meio ambiente aliada a alternativas de lazer.

O local tem como referência os parques lineares que são sucesso no mundo todo, sendo o exemplo mais próximo o Parque Barigui, em Curitiba, um dos mais visitados do Paraná.

Outro aspecto que se desenvolveu na Via Verde foi o comércio gastronômico local. Atualmente, oito estabelecimentos de gastronomia estão instalados na Via Verde, sendo um deles uma vila gastronômica. Isso porque as quadras de esporte, pistas para caminhadas, aliadas à bela natureza do local, são responsáveis por atrair os jaraguaenses para o parque e, por consequência, para os bares e restaurantes estabelecidos ali.

Linha Parques

Para incentivar ainda mais a população a curtir o espaço da Via Verde e de outros parques de Jaraguá do Sul, em abril de 2023, a Prefeitura lançou uma novidade.

A Linha Parques e a tarifa de R$ 1 no transporte coletivo de passageiros de Jaraguá do Sul vale para os domingos e feriados. A linha funciona com exclusividade nestes dias, e além da Via Verde, também interliga a visitação a outros dos principais pontos turísticos do município, com interligação do Terminal Urbano e o Parque Malwee, Parque Arena Jaraguá e Parque da Inovação.

De acordo com o prefeito Jair Franzner, a tarifa com valor reduzido serve para incentivar a utilização do transporte coletivo aos domingos e feriados, proporcionando mais acesso ao lazer, turismo e oferecendo mais qualidade de vida à população.

“Encontro no Parque” no Dia do Trabalhador

Promovido pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o evento vai acontecer na Via Verde, com o objetivo de proporcionar momentos de lazer e entretenimento à comunidade no dia 1º de maio, o Dia do Trabalhador.

Serão diversas atrações tanto para o público adulto como infantil. Com início às 15h, a programação vai desde a abertura com apresentações do Programa Bolsa Cultural, passando por shows e atividades esportivas.

No local, ainda haverá praça de alimentação, com food trucks e cervejarias, participação dos parceiros de serviço, brinquedos infláveis para criançada e muito mais. Em breve serão divulgados novos detalhes desse grande evento.