Museu WEG 20 anos: preservando o passado, o presente e o futuro

Foto: Museu Weg

Por: Elissandro Sutil

22/08/2015 - 09:08

 

Você sabia que o Museu WEG está instalado no mesmo prédio que abrigou a primeira sede da empresa? Visitar o museu é retornar às suas raízes e descobrir muitas curiosidades. No dia 16 de setembro o Museu comemora 20 anos de fundação. Mas a história começa bem antes disso, lá em 1982.

Foi quando o então diretor superintendente da Eletromotores WEG S/A, Vicente Donini, durante a convenção anual de representantes da empresa, anunciou a criação de um acervo histórico. O Museu do Motor Elétrico teria como objetivo criar um registro da evolução dos motores elétricos.

O critério adotado para compor o acervo era a antiguidade das peças, que deveriam ter acima de 40 anos. E foi através de cartas, com pedidos de doações a empresas e pessoas chaves da área, que a coleta dos motores foi realizada. Em 10 meses, o museu já havia recebido 20 motores. A expectativa era captar 60 unidades para a inauguração oficial.

Primeiro motor produzido pela WEG: uma das primeiras peças do museu

Inicialmente o projeto ficava localizado no Parque Fabril WEG II, na área de administração das empresas, que contava com 210 metros quadrados de exposição permanente, e estava disponível para visitação de todos os colaboradores e visitantes da empresa.

A ação causou um grande envolvimento dos colaboradores, que se engajaram na causa em busca das peças e pesquisas realizadas em livros e revistas de motores antigos. A criação do museu era algo inédito, até então não havia registros no mundo de um museu exclusivamente de máquinas elétricas girantes.

Curiosidades

A inauguração do Museu do Motor Elétrico ocorreu em 1986, no aniversário de 25 anos da WEG.

As duas peças que despertavam mais interesse eram um motor fabricado em 1883, pela Damoulin Froment, de Paris, e o primeiro motor elétrico fabricado pela WEG, em 1961.

Criação do Museu WEG

Durante o evento de celebração dos 40 anos da empresa, em 2001, foi anunciada a criação do Museu WEG. A cerimônia contou com a presença de diretores, colaboradores, autoridades do município e comunidade. Com o novo projeto, a área de instalação do museu passaria para 960 metros quadrados, com estrutura para espaços interativos e exposições. Naquele ano, a empresa readquiriu o prédio onde funcionou sua primeira fábrica.

E foi assim que o Museu WEG foi instalado no prédio que, em 1961, foi a primeira sede da WEG, quando a empresa possuía apenas seis funcionários e abrigou a produção por cerca de quatro anos. A inauguração do Museu WEG aconteceu em 16 de setembro de 2003.

Curiosidades

01 – Os três primeiros visitantes de honra foram os sócios fundadores da empresa, Eggon João da Silva, Werner Ricardo Voigt e Lilian Werninghaus, esposa de Geraldo Werninghaus.

02 – O sucesso do museu foi imediato. Com apenas um mês de funcionamento, mais de 4 mil visitantes passaram por ele, entre colaboradores, comunidade e turistas.

Um novo passo

Uma grande história foi construída de 1986 para cá. Em 2013, o Museu WEG completou 10 anos e passou por uma nova reformulação. O acervo, as atrações e layout foram renovados e o nome também mudou. Hoje o Museu WEG de Ciência e Tecnologia conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, um passo muito importante para o reconhecimento cultural.

Além do acervo fixo, o museu tem sido, desde sua fundação, um grande fomentador de cultura, abrigando ações educativas diversas.

Curiosidades

01 – Hoje, o visitante do museu pode conhecer os conceitos básicos de física, essenciais para a compreensão da elétrica e do magnetismo.

02 – O visitante pode interagir com as atrações e descobrir na prática suas aplicações no dia a dia.

03 – Visitar o museu também é fazer uma história no tempo e conhecer a história da WEG e seu impacto para a cidade de Jaraguá do Sul e sua contribuição com a preservação do patrimônio histórico.

Ao longo dos últimos anos, o Museu WEG tem realizado diversos eventos voltados à promoção da ciência, em linguagem apropriada para públicos de todas as idades. O Museu também conta com recursos de acessibilidade, permitindo que possa ser visitado mesmo por pessoas com limitações físicas, como cadeirantes, por exemplo.

Desde sua fundação até julho de 2023, o Museu já recebeu 248.895 visitantes.

Com informações do Notícias WEG

Onde encontrar:

Museu WEG de Ciência e Tecnologia

Av. Getúlio Vargas, 667 – Centro, Jaraguá do Sul – SC, 89251-000

Telefone: (47) 3276-4550

Site: /museuweg.net

Instagram: /museuweg/

Facebook: /museuweg