Incentivo ao uso do transporte coletivo, implantações de elevados e faixas preferenciais são prioridades para o futuro da mobilidade urbana em Jaraguá do Sul
Ao pensar na qualidade de vida de uma cidade ou região, é quase impossível deixar de lado o tema mobilidade urbana. Responsável por facilitar o acesso das pessoas em suas rotinas diárias: seja a trabalho, estudos, práticas desportivas ou de quaisquer natureza, mobilidade urbana é, já há algum tempo, parte fundamental na estratégia do desenvolvimento das cidades, e, quanto maior é a cidade, maior é o desafio.
Nesse sentido, Jaraguá do Sul caminha a passos largos para o futuro da mobilidade urbana. Detentora da maior proporção nacional em quilômetros de ciclo faixas e calçadas compartilhadas (para cada grupo de 100 mil habitantes) quanto pela qualidade, a cidade “ostenta” os 54,9 km conforme a regra citada, seguida por Florianópolis com 24,4Km, Curitiba 13,76 Km, São Paulo 5,7Km e Belo Horizonte com 4,6Km.
Para além de facilitar o acesso a diferentes destinos, a melhoria da mobilidade urbana é vista também como uma forma mais segura para que pedestres e ciclistas possam transitar nas vias mais movimentadas de Jaraguá do Sul.
Ao levar em conta seu crescimento populacional, fruto da migração e imigração de pessoas em busca de melhor qualidade de vida e oportunidades, o fluxo de carros nos horários de pico e a necessidade de mais segurança, por ser uma cidade industrial, pensar a pauta da mobilidade é um desfio.
Entre as principais demandas para a melhoria contínua da mobilidade no município, destaca-se a reorganização do mapa cicloviário, a reurbanização das calçadas e ciclofaixas nas ruas do Centro, além da pavimentação de todas as vias por onde passa o transporte coletivo de Jaraguá.
Desafios da mobilidade urbana no município
Outro ponto trata da cada vez maior frota de veículos que nos últimos 20 anos aumentou em mais de 200%.
Segundo o Secretário do Planejamento e Urbanismo Gildo Andrade, há o senso comum de que as cidades devem ser planejadas para pessoas e não para os automóveis, contudo, para ele, o fato é que o desenvolvimento das cidades, em especial de municípios industriais, como é o caso de Jaraguá do Sul, se dá sobre rodas. Logo, conjugar a mobilidade urbana com o exponencial crescimento da frota é extremamente importante.
Ainda para a Secretaria do Planejamento e Urbanismo, tais desafios devem ser contornados com projetos de mobilidade que proporcionem melhor segurança no trânsito para pedestres, ciclistas e condutores de veículos, tornando a cidade mais segura e harmoniosa.
Planejamento
Já ações importantes como o incentivo à comunidade para o uso do transporte coletivo, em vez de veículos particulares, além de contribuir para uma diminuição significativa da emissão de poluentes, facilita a mobilidade para quem não pode utilizar outro meio de transporte. Para isso, desde 2023 o município conta com o subsídio do transporte coletivo, o que possibilitou tornar a tarifa uma das mais baratas do estado e muito possivelmente do país. Além disso, a aquisição de novos ônibus e implantação de miniterminais auxiliam na melhoria e confiabilidade do sistema.