Celebração especial marcou 17 anos da morte de Padre Aloísio Boeing

Foto: OCP News

Por: Maria Luiza Venturelli

18/04/2023 - 11:04 - Atualizada em: 22/07/2023 - 18:17

Na segunda-feira (17) completou-se 17 anos da morte do Venerável Padre Aloísio Sebastião Boeing. Foi um dia de muitas celebrações e reflexões sobre a vida e obra do sacerdote dehoniano que partiu serenamente no dia 17 de abril de 2006.

O padre foi sepultado no jardim ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no bairro Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul. O local hoje é ponto de orações e pedidos de graças.
Na ocasião, aconteceu uma missa devocional ao religioso, que está em processo de canonização e foi declarado como venerável pelo Vaticano recentemente.

Na celebração que aconteceu às 15h, Dom Francisco, responsável por conduzir a missa, fez a leitura do documento que concedeu, oficialmente, o título de Venerável ao padre Aloísio.

Também foram entregues ao Instituto Padre Aloísio e aos fiéis, exemplares do caderno especial do Venerável Padre Aloísio, produzido pelo OCP em parceria com a Romitex. A missa aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, com transmissão ao vivo pela TV Evangelizar. Além da cerimônia das 15h, também houve missa às 7h30, 9h30 e 19h30 do mesmo dia.

 

Foto: OCP News

Missas todo dia 17

Padre Aloísio faleceu do mesmo modo que viveu, santa e serenamente. Sentindo próxima sua partida e com pesar de deixar a todos que amava, disse: “Vocês me encontrarão na Eucaristia”. Muitas pessoas testemunham já terem alcançado graças pela intercessão do Padre Aloísio, crendo que ele, junto de Deus, está intercedendo pelos fiéis e por aqueles que procuram auxílio em suas necessidades.
Todo dia 17 de cada mês, lembrando o dia do seu nascimento para o céu, são celebradas missas pela sua Beatificação. Neste momento, os fiéis buscam força e agradecem as graças alcançadas.

Processo de canonização

No dia 23 de fevereiro deste ano, no Vaticano, com o cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, o Papa Francisco autorizou a promulgação de decretos relativos a uma nova beata e cinco novos veneráveis, dentre eles o Padre Aloísio.

A declaração do padre Aloísio como Venerável é um passo importante para a canonização. A abertura do processo aconteceu em 2013 pelo então bispo diocesano, Dom Irineu Roque Scherer, e agora encontra-se na expectativa de um milagre para que seja Beato.

A conclusão do processo para declarar padre Aloísio como santo ainda tem duas etapas: a primeira é a beatificação, que acontece quando um milagre for comprovado. Já para a canonização, que é a última etapa, é necessária a comprovação de um segundo milagre.

Foto: OCP News

Trajetória do Padre Aloísio

Com 12 anos, incentivado pelo pároco da igreja que frequentava, Aloísio saiu de sua terra natal, Vargem do Cedro, naquele tempo município de Imaruí (SC), que hoje pertence a São Martinho. Juntamente com outros três colegas, rumou ao sacerdócio e passou a se dedicar aos estudos e formação em teologia até a vida adulta.

Depois de consagrado sacerdote, dedicou grande parte de sua vida à formação, especialmente em Jaraguá do Sul, onde foi mestre de noviços durante 24 anos. Tornou-se um exemplo de formador: firme, devoto e zeloso. Além disso, tinha grande devoção à Virgem Maria, o que levou o noviciado a ser batizado de Nossa Senhora de Fátima.

Durante toda a sua trajetória, era muito estimado por todos, destacando-se pela sua personalidade gentil, acolhedora e paternal com quem o procurava para orientação espiritual e conselhos em momentos de aflição.

Sempre ungido com o poder da intercessão, buscava prestar auxílio aos fiéis até mesmo no fim de sua vida. Muitas vezes já doente e de cama, atendia aos casos mais urgentes, pois sentia muita compaixão do povo, especialmente dos doentes, idosos e pobres.

Em 1974, Padre Aloísio fundou a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, em Jaraguá do Sul, motivado por um desejo de ver um grupo de moças unidas, vivendo o Evangelho na realidade do mundo. Desde então, deu a vida para a Fraternidade, acompanhando-a com sua presença e orientação firme e segura.

Já em 1984, partiu para o bairro Nereu Ramos, onde viveu até o final de sua vida como vigário da capela Nossa Senhora do Rosário e diretor do Centro Shalom, atendendo incansavelmente a todos que o procuravam para orientações, auxílios e bênçãos.

Instituto Padre Aloísio

O Instituto tem como objetivo alavancar a Causa de Beatificação promovendo ações religiosas e culturais, acolhendo o povo de Nereu Ramos e região. Quem quiser colaborar pode se associar ao instituto, ou depositar a sua contribuição na conta do mesmo. Chave Pix : 18.179.459/0001-60 (CNPJ).

Seja um amigo colaborador: entre em contato com o Instituto através do WhatsApp: (47) 3058-4281. Você pode contribuir com o seu relato de graça alcançada pelo site: www.padrealoisio.org.br

Assista o vídeo no canal do Youtube do OCP News para saber como foi a missa completa.

Foto: OCP News