Com o fim de ano se aproximando, muita gente vai pegar férias e aproveitar o tempo livre para cair na estrada. Para fazer isso com segurança, é necessário estar atento ao estado do veículo e alguns itens essenciais que garantem o bom funcionamento e segurança do motorista e passageiros. Seja para uma viagem longa ou curta, o seu automóvel merece atenção essencial para garantir que um momento de lazer não gere grande estresse.

Foto: Pixabay

Além de ser uma forma de aumentar a segurança, também ajuda a reduzir custos e aumentar a vida útil do automóvel. Veja alguns itens que devem ser checados:

Freios

Quando se trata de longas viagens, é preciso ficar atento ao bom estado dos freios, fazendo uma verificação completa de todo o sistema. É essencial verificar as pastilhas, que são fundamentais para que o freio possa fazer o papel de desaceleração do veículo. A mangueira de fluido de freio também deve ser verificada, pois em caso de vazamento não é possível acionar os freios de maneira correta, assim, é importante dar atenção para o nível e a validade. Se houver ruídos, trepidações, perda de eficiência ou pedal duro, faça uma avaliação mais minuciosa

Pneus

Os pneus também precisam receber muita atenção antes de percorrer longos percursos, pois são determinantes para a segurança do motorista e passageiros. Checar a calibragem, fazer alinhamento e balanceamento são itens essenciais antes de pegar a estrada, além de verificar o estado das borrachas. Fique atento com a presença de rangidos, batidas secas ou ruídos, pois também podem indicar possíveis problemas. Com validade de cinco anos, precisam ser revisados com uma frequência de 10 mil quilômetros rodados.

Motor

A verificação do motor é um dos itens mais importantes para fazer uma viagem tranquila. Confira o nível do óleo, consistência e validade, pois ele é responsável por lubrificar as engrenagens e evitar danos internos. Também cheque o filtro do óleo e faça a troca, se for necessário. O nível da água ou líquido de arrefecimento também merece atenção. As velas também precisam ser conferidas pois são responsáveis por produzir a centelha que induz a queima da mistura do ar com o combustível nos cilindros do motor. O mau funcionamento pode provocar falhas na partida e perda de desempenho.

Luzes e limpadores

Principalmente se você for viajar à noite, é fundamental verificar todas as funções de iluminação como faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré e setas. Os faróis costumam ficar desregulados com o passar do tempo, por conta da trepidação causada pelo asfalto ruim ou terreno acidentado. Para que todo o percurso seja feito com segurança, a visibilidade é essencial. Verifique também a condição das borrachas dos limpadores de para-brisas e substitua-as quando necessário, principalmente em viagens em que a previsão do tempo indica chuva.

Suspensão

O sistema de suspensão automotiva tem funções importantes para o bom funcionamento do veículo. Ele estabiliza o carro quando estiver em movimento, garantindo a segurança do motorista e dos passageiros. Também é essencial para manter o veículo na altura adequada, alinhado com as vias, assegurando o conforto e evitando que irregularidades da pista, buracos e lombadas sejam sentidas em demasia pelos ocupantes. Molas, buchas, bandejas, pivôs e terminais também merecem atenção para evitar que você saia da rota.

Correia dentada

A substituição preventiva desse elemento, segundo os fabricantes, deve ser efetuada (em média) a cada 50 mil quilômetros rodados, mas uma verificação a cada 15 mil pode ajudar a verificar trincas e desgastes que indicam a necessidade de troca. O rompimento da correia dentada pode causar graves danos ao motor, pois se você tentar ligar o veículo com a correia arrebentada, provavelmente perderá as válvulas do cabeçote. Se o rompimento acontecer com o motor funcionando, podem ocorrer danos em outras partes do motor.

Foto: Pixabay

Jaraguá do Sul conta com vários locais especializados em manutenção veicular que oferecem confiança, credibilidade e segurança para cada manutenção, além de um atendimento diferenciado. Antes de fazer uma viagem, dê prioridade para a sua segurança e procure um auto center de confiança. Você pode conferir alguns deles em setemelhores.com.