A Levmed, plano de saúde idealizado pelo Hospital São José e pelo Hospital Jaraguá, de Jaraguá do Sul, SC, lança o projeto Estarlev, com o objetivo de conscientizar as pessoas e as empresas sobre a importância da promoção da saúde e bem-estar e como ela pode impactar positivamente tanto os gastos com serviços médicos como clima, bem-estar e qualidade de vida das pessoas no trabalho e fora dele. “Saúde não tem preço, mas tem custo”, explica Carlos Cesar Feliponi, Diretor Geral da Levmed.

Diz um antigo ditado que “prevenir é melhor do que remediar”, e ninguém duvida disso. No geral, as pessoas adotam algum tipo de prevenção, em maior ou menor grau, principalmente em situações de obrigatoriedade, como no trânsito. A prevenção na área da saúde, no entanto, nem sempre é observada e muitos acabam só se dando conta quando algo grave acontece.

O Programa Estarlev tem como propósito orientar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde por meio de exercícios físicos, alimentação saudável, gerenciamento do estresse e diminuição/eliminação de hábitos não saudáveis. Os dois hospitais, clientes e idealizadores da Levmed, foram os primeiros locais onde o programa foi implantado e os resultados são positivos. “Tivemos o caso de pessoas conseguiram perder peso com reeducação alimentar e pessoas que estão motivadas com as práticas como a caminhada, time de vôlei, entre outras atividades, e desejam abandonar o tabagismo, por exemplo”, conta Feliponi.

Gradativamente, o Estarlev está sendo implantado em outras empresas conveniadas da região, e os conteúdos têm atingido toda a equipe, inclusive quem optou por outros planos de saúde ou não tem plano de saúde. “As pessoas entendem que se passarem a se cuidar, a saúde vai custar menos”, exemplifica. Ele cita, como exemplo, o seguro de veículo, que oferece vantagens para quem tem um histórico positivo de situações de risco.

Equipe Levmed, responsável pelo Estarlev

A Levmed conta atualmente com 12 mil beneficiários do plano, e o objetivo, até dezembro de 2022, é chegar a 14 mil beneficiários. Atuando em empresas de pequeno e grande porte, até mesmo em empresas de um ou dois beneficiários, que é o caso das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e dos Micro Empreendedores Individiais (MEIs) e outras, ultrapassando 400 CNPJs clientes.

A Levmed possui área de abrangência em Jaraguá do Sul e municípios vizinhos (Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder, Blumenau, Joinville e Pomerode), com projetos de expansão para outras regiões do estado, como o litoral, região sul de SC e Planalto Norte.

Carlos Cesar Feliponi, Diretor Geral da Levmed

Inaugurada no período inicial da pandemia da Covid 19, a Levmed enfrentou todas as turbulências que esse período trouxe para empresas de diversos segmentos, mas que afetou mais as empresas ligadas ao setor de saúde. O fim da pandemia, no entanto, trouxe à tona o represamento da procura. Devido ao isolamento e riscos de contaminação, os usuários dos planos de saúde ficaram sem realizar consultas, exames e procedimentos médicos no geral.

Com o fim da pandemia e retorno da normalidade, os usuários retomaram a procura pelos serviços de saúde, o que gerou um excesso de solicitações e sobrecarga no atendimento, aumentando também os custos das operadoras de saúde como um todo. A estimativa é que leve de 24 a 36 meses para o setor se recuperar e voltar a atingir os indicadores recomendados do pré pandemia, gerando equilíbrio financeiro e qualidade no atendimento.

Além do represamento de procedimentos e atendimentos não realizados, houve também o impacto da preocupação com a saúde, que levou muitas pessoas a procurarem exames, check ups, como forma de recuperar “o tempo perdido”, e impactos ocasionados pelas sequelas da Covid.

“Das gigantes do mercado, às pequenas e médias Operadoras de Planos de Saúde, a preocupação é uma só: a conta precisa fechar”, afirma Feliponi, e esse será o grande desafio para os próximos anos: atingir o equilíbrio financeiro do setor com eficiência e qualidade nos atendimentos médicos hospitalares.

Onde encontrar:

R. Pres. Epitácio Pessoa, 651 - Centro, Jaraguá do Sul - SC

Telefone: (47) 3512-4100

Instagram: @evmedsaude

Facebook: /levmedsaude

Linkedin: /levmedsaude