Lembranças inesquecíveis: conheça lugares históricos da Barra do Rio Cerro

Foto: Fernando Voigt

Por: Maria Luiza Venturelli

30/01/2023 - 07:01 - Atualizada em: 30/01/2023 - 09:58

A Barra do Rio Cerro é cercada pelos característicos morros da região, cobertos pelo verde da natureza. O bairro começou a se desenvolver aos poucos e atualmente possui vida econômica própria, com indústrias e estabelecimentos comerciais que integram a história de desenvolvimento do município de Jaraguá do Sul.

Mas que particularidades possuem os principais atrativos históricos e turísticos que marcam toda a trajetória de desenvolvimento da localidade? Saiba o que visitar para mergulhar em uma viagem que vai trazer lembranças dos primórdios de um dos maiores bairros da região:

Noviciado Nossa Senhora de Fátima

Foto: Portal de Turismo de Jaraguá do Sul

A casa do Noviciado Nossa Senhora de Fátima foi fundada em 1956 por um grande líder religioso da região, o Padre Aloísio Boeing, que foi mestre de noviços por 24 anos. Para os moradores e visitantes, ir ao local é uma experiência inesquecível. A capela é uma marca registrada desta maravilhosa construção, ideal para a celebração de casamentos e bodas. Atualmente acolhe os noviços da Congregação, das províncias BRM (Brasil Meridional), BSP (Brasil São Paulo) e noviços de outras províncias dehonianas da América Latina.

Onde fica: Rua Pe. Aloisio Boeing, 742

Sociedade 25 de Julho

Foto: Google Maps

A entidade foi fundada em 25 de julho de 1967, criada por iniciativa de pessoas da comunidade. O objetivo era promover aos associados recreações em geral, com ênfase a manutenção de costumes da cultura germânica, como a festa do Rei do tiro esportivo, as danças, a música e a culinária de origem germânica. A sociedade participa da Schützenfest desde a sua primeira edição, em 1989.

Onde fica: Rua Bertha Weege, 3280

Pesque-Pague Colonial

Foto: Google Maps

O Pesque-Pague Colonial é com certeza um dos destaques gastronômicos da Barra e de todo o município. Além de um ambiente tranquilo e familiar, também tem um cardápio com opções que agradam até os paladares mais exigentes. Além dos pratos típicos que levam a gastronomia à base de peixe para o prato dos visitantes, também tem diversos acompanhamentos, como vários tipos de saladas, arroz, frituras e caldos.

Onde fica: Rua Pastor Albert Schneider, 1630-1676

Paróquia Luterana

Foto: Google Maps

Entre 1890 e 1899, com a chegada dos primeiros imigrantes alemães luteranos para a região, começaram a se formar as primeiras comunidades de Rio da Luz, Rio Cerro e Rio da Luz Alto, que estavam integradas à Paróquia Jaraguá. Com o passar dos anos e crescimento da paróquia, foi preciso formar as Paróquias Jaraguá I e Jaraguá II, com sede na entrada do Vale do Rio da Luz, hoje chamada de Barra do Rio Cerro. O comerciante Wilhelm Weege doou as terras para a construção da nova sede paroquial.

Depois surgiu a necessidade de uma nova subdivisão que deu origem a outras duas Paróquias: Rio Cerro em 1995 e Bom Samaritano em 2012. Atualmente a Paróquia Barra do Rio Cerro é composta pelas Comunidade Cristo Salvador, Comunidade da Paz, Comunidade Apóstolo Paulo, Comunidade Apóstolo Pedro e ponto de pregação Salão Barg.

Onde fica: Rua Pastor Albert Schneider, 353

Escola Prof. José Duarte Magalhães

Foto: Prof. José Duarte Magalhães

Fundada em 1899, a unidade escolar já passou por diversas mudanças em sua estrutura e na sua nomeação em seus 123 anos de história. Quando começou, a escola era frequentada somente por 24 alunos: 19 italianos, quatro húngaros e um boêmio, de acordo com informações da instituição.

Sustentada por colonos, tinha inicialmente as aulas somente em italiano e na grade havia matérias como catecismo, história, geografia, português e aritmética. Hoje, atende mais de 500 alunos desde o 8º Ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio.

Onde fica: Rua Ângelo Rubini, 2384