O mês de junho é dedicado à campanha de incentivo à doação de sangue, o Junho Vermelho. No próximo dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para incentivar o espírito solidário nas pessoas, o Hemosc reforça a importância de fazer a doação em todas as épocas do ano, especialmente no inverno, quando os estoques dos hemocentros estão reduzidos no estado.

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) apoia a iniciativa do Hemosc que busca a sensibilização do segmento empresarial sobre a doação de sangue, contando com a participação de colaboradores. As empresas que aderirem ao movimento também podem receber o reconhecimento de Empresa Solidária.

"Doar sangue é mais que um gesto de solidariedade, podemos transformar a vida de quem precisa. Em uma única doação podemos estar salvando várias vidas. E o sentido do Junho Vermelho nos traz e nos mostra ainda mais a importância da conscientização da população", reforça a analista do setor de captação de doadores do Hemosc de Criciúma, Daniela Canônica Elias.

Daniela destaca ainda que as doações podem ser realizadas por homens e mulheres e mais de uma vez durante o ano.

"Enfatizamos que o homem pode realizar a doação de sangue a cada dois meses, não ultrapassando até quatro doações em 12 meses, e as mulheres podem doar sangue num intervalo de três meses, não ultrapassando três doações em um ano. Todo o material utilizado na coleta é descartável e não há risco de contaminação. É um processo seguro, tanto para quem doa quanto para quem recebe", enaltece.

O presidente da Acic, Valcir José Zanette, também ressalta a importância da ação.

"Doar sangue é um ato humanitário e este movimento do Junho Vermelho é de extrema importância para conscientizar a população sobre a doação de sangue. Reforçamos para que as empresas mobilizem seus colaboradores a realizarem este gesto".

Para doar sangue é preciso:

- Ter entre 16 e 69 anos;
- Idade máxima de 60 anos para a primeira doação;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Estar alimentado e se sentindo bem de saúde;
- Ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação;
-Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.

Mais informações podem ser obtidas com o Hemosc de Criciúma pelo telefone 3444-7414 ou pelo site www.hemosc.org.br.

 

Clique aqui e receba notícias em seu WhatsApp