Segundo informações históricas, o nome Jaraguá do Sul tem origem na língua Tupi-Guarani, que significa “Senhor do Vale”. O nome “Jaraguá” foi dado pelos indígenas à região, que tinham como principal referência o Morro da Boa Vista, o ponto mais alto da cidade. Conhecida inicialmente como Jaraguá, a cidade foi renomeada Jaraguá do Sul em 1943, com o objetivo de evitar confusão com outro município mais antigo com mesmo nome, localizado no estado de Goiás.
As terras onde hoje está localizada Jaraguá do Sul foram dadas ao conde d´Eu, como dote pelo seu casamento com a princesa Isabel. O conde então solicitou ao seu amigo Emílio Carlos Jourdan, engenheiro e coronel honorário do Exército Brasileiro, que demarcasse o local. Encantado com a beleza da terra, Emílio Carlos Jourdan requereu a posse de uma parte dela, onde fez uma plantação de cana e construiu um engenho. Como o rio e o morro Jaraguá já eram conhecidos, Jourdan nomeou suas terras de “Estabelecimento Jaraguá”. Embora não se saiba a data certa em que isso aconteceu, foi decidido o dia 25 de julho de 1876 como data da fundação da cidade.
Hino de Jaraguá
Junto às celebrações do aniversário de Jaraguá do Sul, o hino do município, institucionalizado pela Lei nº 564, de 1º de julho de 1975, com letra de Rodolfo Francisco Hufenüssler e música de Alceste Berri, ganha destaque como um símbolo de identidade e pertencimento. Mais que melodia, ele carrega a história e o orgulho de um povo.
Brasão

Foto: PMJS
O brasão de Jaraguá do Sul foi instituído pela lei municipal nº 203 de 1968. Ele é composto por uma coroa de cinco torres na parte superior, que tem como objetivo representar a grandeza da cidade. Ao centro, uma cruz que divide o escudo e lembra a fé cristã, somadas as quatro partes com figuras que recordam a identidade do município e seu contexto histórico.
Descrição:
1° quarto: lembra o vale fértil cercado por morros e cortados por rios e a estrela representa a sede do município;
2° quarto: colono com a enxada no ombro lembra o trabalho e a riqueza agrícola;
3° quarto: representa o parque industrial do município;
4° quarto: homenageia os colonizadores: o leão, extraído do brasão da Bélgica, reverencia o fundador de Jaraguá do Sul, que lá nasceu; e a águia, extraída das armas da Prússia, lembra os colonizadores europeus que se instalaram no município.
Bandeira de Jaraguá do Sul

Foto: PMJS
A bandeira de Jaraguá do Sul foi instituída em 1954. Ela possui um significado simbólico importante para a cidade. A cruz branca, com seus eixos vertical e horizontal, representa o sentimento cristão do povo, enquanto o vermelho simboliza a força das indústrias locais e o fogo que arde em suas fornalhas. O verde identifica as matas e a agricultura, além da esperança do povo jaraguaense. O brasão no centro da cruz representa o governo municipal.
Destaca-se que a identidade de Jaraguá do Sul, seu nome, hino, brasão e a bandeira fazem parte das expressões vivas de sua história. Assim, relembrá-los é uma forma de reafirmar o orgulho de pertencer a este lugar.