A busca pela sustentabilidade e inovação é uma necessidade do mercado atual, essa busca que vem sendo cada vez mais urgente está fazendo as empresas passarem por um processo de readequação de produção. Aquelas que se adaptam, despontam no mercado sustentável e ficam cada vez mais conectadas com seus consumidores e com as leis ambientais atuais no país.

Em Jaraguá do Sul, temos um exemplo de empresa modelo que se destacou no mercado sustentável. A Textilfio fornece malhas com misturas de fibras, processos e matérias-primas diferenciados. A empresa jaraguaense entrou no mercado sustentável em 2006, buscando atender um desejo de um cliente do Rio de Janeiro, que tinha um projeto de produzir roupas a partir de garrafas PET, recolhidas do meio ambiente.

Roupas de garrafas recicladas

O pesquisa se iniciou através de uma parceria com uma fiação do norte do Paraná, que utilizava garrafas PET recicladas para produzir fios têxteis. Após alguns meses de pesquisas, o produto estava enfim viabilizado para produção. A empresa Textilfio recebeu os integrantes do Ministério do Meio Ambiente Italiano na cidade, para mostrar os resultados da pesquisa e a malha foi reconhecida internacionalmente como exemplo sustentável, até os dias atuais ela está em venda em centenas de lojas pelo país e no exterior.

Em média, uma camiseta consome o equivalente a duas garrafas PET de 2 litros retiradas da natureza e já existem sistemas capazes de filtrar os eventuais microplásticos desprendidos nos processos de lavagem.

Reaproveitamento de resíduos

Nos últimos anos, uma nova técnica permitiu que os resíduos têxteis das confecções fossem novamente transformados em fios. A marca utiliza esta matéria-prima para a fabricação de malhas, que além de evitarem um descarte desnecessário, consomem 4 vezes menos água que um processo comum, por não necessitarem de tingimento, visto que o resíduo já possui cor.

Algodão responsável e orgânico

Procurando ampliar seu portfólio de produtos sustentáveis, a empresa deu início a novas pesquisas, desta vez mirando a fibra natural mais utilizada no mundo, o algodão. Desde então, a matéria-prima utilizada pela empresa leva o selo ABR - Algodão Brasileiro Responsável, que baseia-se em três pilares pró-sustentabilidade.

  1. Ambiental - preservação do meio ambiente;
  2. Social - respeito e valorização da mão de obra;
  3. Econômico - um bom negócio para o produtor.

Hoje, 80% do algodão produzido no Brasil leva este selo.

Nos últimos meses, a empresa tem disponibilizado ao mercado, produtos ainda mais interessantes e mais sustentáveis, como exemplo, o algodão orgânico. A Textilfio está engajada no subsídio de pequenas fazendas de agricultura familiar na Paraíba, para pesquisa e cultivo de matéria-prima.

A empresa subsidia pequenas fazendas de agricultura familiar na Paraíba, para pesquisa e cultivo de matéria-prima.

Inovação - Processos e tingimentos naturais

Desde 2020 a marca possui duas linhas em que todos os produtos utilizados no beneficiamento da malha são orgânicos, desde o detergente que é produzido da casca da laranja, ao amaciante extraído das sementes do próprio algodão, e ainda foram desenvolvidas algumas cores que são obtidas através de processos de tingimento 100% natural, como por exemplo, corante de semente de Urucum - fruto nativo da América Tropical utilizado também como condimento da indústria alimentícia.

A empresa foi a pioneira no Brasil no processo de tingimentos 100% naturais em escala industrial.

Parceria internacional

Outra inovação que a marca jaraguaense trouxe para o mercado, foi a parceria com uma empresa da Suécia, no desenvolvimento de um acabamento anti-odor, que evita a proliferação de bactérias e o surgimento de maus cheiros nas roupas durante o uso, permitindo com isto, que o consumidor utilize por mais vezes a mesma peça, com sensação de frescor e limpeza, evitando lavagens desnecessárias e economizando água, energia e produtos químicos.

"Apesar dos desafios do mercado e da concorrência, é preciso realmente se preocupar com o meio ambiente, com o bem estar dos colaboradores e da sociedade, esta é nossa missão como empresa", destaca Rodolfo Conti Químico e Gerente Comercial da Textilfio.

A empresa continua constantemente na busca de produtos e processos que tenham os menores impactos na natureza.

Conheça a Textilfio

Localizada na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 1520, a indústria está presente há mais de 26 anos, com duas unidades, uma em Jaraguá do Sul e outra em Guaramirim.

Para ficar por dentro de todas as novidades acesse a rede social Instagram @textilfio e o site textilfio.com.br