Jaraguá do Sul 145 anos: programa Adote o Verde traz revitalização aos espaços públicos da cidade

Foto divulgação

Por: Elissandro Sutil

25/07/2021 - 13:07

No ano de 2020 o programa Adote o Verde fechou com um total de 59 espaços adotados por pessoas físicas e empresas locais. Devido ao sucesso do projeto, criado em 2017, o ano de 2021 traz mais 56 canteiros, praças, rotatórias, trevos e mais 34 vasos localizados no Calçadão, disponíveis para adoção.

Os espaços adotados recebem serviços de conservação, manutenção, limpeza, plantio de flores de época, adubação, irrigação, recuperação da vegetação já existente, poda, corte do gramado junto a guia, dentre outras possibilidades de ajardinamento. A iniciativa deixa a cidade mais bonita e organizada.

O prefeito Antídio Lunelli é um entusiasta deste trabalho. “A revitalização desses espaços é um incentivo ao trabalho em conjunto não somente com as empresas e prefeitura, mas também com a própria comunidade, que terá a satisfação em ajudar a cuidar e manter ainda mais limpa e bonita a nossa cidade”, disse ele.

Em contrapartida, a instituição ou a pessoa física adotante pode colocar uma placa com a sua identificação, fazendo assim sua divulgação. Também é possível instalar monumentos decorativos, lixeiras, relógios, bancos, dentre outros equipamentos urbanos como fins publicitários.

Como adotar

O processo de adoção acontece via internet, por meio da página da Prefeitura de Jaraguá do Sul. Ao acessar o site, o interessado encontra na lateral esquerda um botão com o nome Programa Adote o Verde.

Basta seguir os passos para o preenchimento do Termo de Cooperação. Ali, terá acesso ao Protocolo Online, onde serão inseridos os documentos necessários. E posteriormente, o processo dará continuidade através da análise de uma Comissão de Avaliação do Programa.

O prazo de adoção (Termo de Cooperação) será celebrado por um período de até 36 meses, (12, 24 ou 36 meses), podendo ser renovado pelo mesmo período. As inscrições estarão abertas até o dia 1 de agosto de 2021.