Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguá do Sul: 145 anos de história e desenvolvimento

Foto divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

24/07/2021 - 14:07

O mês de julho é um período de grande celebração em Jaraguá do Sul, pois marca o aniversário da cidade, fundada em 25 de julho de 1876. Ao completar 145 anos, a quinta maior economia catarinense se destaca pelo grande valor intelectual e cultural de seus cidadãos e pelo desenvolvimento gerado na região.

Para o diretor do Colégio Marista São Luís, Ir. Ronaldo Luzzi, a história da cidade e do Colégio Marista São Luís se fundem e, juntas, ajudam a compor a trajetória da região. “O Colégio está há 109 anos em Jaraguá do Sul. É com muito orgulho que podemos afirmar que formamos muitas gerações que atuaram e atuam para o constante desenvolvimento da cidade”, afirma.

Assim como a cidade, que foi se desenvolvendo gradualmente, atraindo grandes indústrias nacionais e internacionais ao longo das décadas, o Colégio Marista começou como uma Escola Paroquial, passando por Internato até evoluir para a configuração atual, com Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. “O Colégio Marista está literalmente no coração de Jaraguá do Sul. Localizado no centro da cidade, a fachada emblemática e imponente não passa despercebida por quem visita a região e estabelece uma forte conexão emocional com as centenas de famílias maristas que se formaram aqui”, analisa o diretor.

Estrutura a favor do ensino

Com mais de 11.000 m² de área construída e mais de 71.000 m² de área total, a estrutura histórica do Colégio, tombada e preservada, além de servir como referência para a história de Jaraguá do Sul, atualmente também atua como um importante espaço de convivência e aprendizado para gerações de famílias jaraguaenses que passaram pelo Colégio e construíram valores para toda a vida. Com salas amplas disponíveis para os estudantes, bosques, jardins e áreas livres, o Colégio Marista investe em qualidade de vida para seus alunos. O Irmão Diretor fala dos grandes projetos transversais do Colégio, que passam por todos os segmentos e norteiam a educação Marista: “A Pastoral é um exemplo concreto de transversalidade na educação. Ela está presente desde os primeiros anos da Educação Infantil e acompanha os alunos até o final do Ensino Médio, trazendo valores cristãos, cidadania e solidariedade para a formação dos jaraguaenses”, conta.

Projetos como o Interioridade, que estimula o autoconhecimento, e o Projeto de Vida, que apoia o jovem a traçar um plano pessoal e profissional, são pontos fortes da educação Marista. “Oferecemos uma formação integrada e equilibrada para o nosso aluno, que é estimulado a aprender constantemente, a ser criativo e investigador. Mais que conhecimento, oferecemos ferramentas para toda a vida que permitem o desenvolvimento contínuo que vemos aqui, geração após geração”, conclui o diretor.

As salas de aulas tinham carteiras duplas, para turmas só de meninos.

 

Visita do vice-presidente do Brasil, Nereu Ramos.

 

Vista aérea do prédio atual, no centro de Jaraguá do Sul, ao lado da Igreja Matriz São Sebastião.

Ex-aluno sim, ex-marista, nunca!

Confira depoimentos de cidadãos formados pelo Colégio Marista:

“Estudar no Colégio Marista no Ensino Médio me abriu um horizonte desconhecido. Lembro com carinho de cada experiência e aprendizado que tive com os professores, com os irmãos, com os colegas. É uma parte da minha história que tenho o maior orgulho de contar. Desejo sucesso à comunidade Marista nessa missão tão valorosa que é educar. É com princípios sólidos e educação de qualidade que a verdadeira revolução acontece. Meu fraternal abraço a todos!” Prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli.

Prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli.

“Minha memória mais marcante do colégio é, sem dúvida, a “atmosfera” que a vivência escolar me proporcionou. Como era bom estar no colégio, como era gratificante estar em um lugar onde o conjunto das coisas tinha um só objetivo: te fazer crescer como pessoa. À cidade de Jaraguá do Sul, gostaria de dizer, muito obrigado! Pois as virtudes a que essa cidade expõe os seus moradores me moldaram como uma pessoa correta e com uma vontade enorme de crescer e aprender. Se hoje sou um profissional da área de saúde realizado e se tenho uma família embasada pelos princípios cristãos, tenho certeza que a qualidade de vida que a cidade proporciona a seus moradores é fator primordial para essa felicidade”. Guilherme Tadeu Oselame Guenther, casado com Iuá Cândida e pai de Gabriel e Eduardo, alunos do Ensino Médio Marista.

Guilherme Tadeu Oselame Guenther, casado com Iuá Cândida e pai de Gabriel e Eduardo, alunos do Ensino Médio Marista.

“Para mim é emocionante falar de Jaraguá do Sul e do Colégio Marista São Luís, pois meus filhos são a quarta geração de estudantes Maristas da família. Meu avô foi um dos primeiros alunos do colégio, na sequência veio a minha mãe, depois eu e minha irmã e agora os meus filhos. É uma satisfação incrível reafirmar que nós somos ex-alunos, mas nunca ex-Maristas, porque realmente o amor pela escola é muito grande e ela tem uma trajetória muito bonita na cidade. O meu lar é aqui, é onde nasci e cresci. Então, esse lugar para mim carrega muita história, tradições e encantos. Parabéns a todos os jaraguaenses pelos 145 anos”. Patricia Kreis é ex-aluna marista, mãe de Amanda e Felipe, alunos Marista.

Patricia Kreis é ex-aluna marista, mãe de Amanda e Felipe, alunos Marista.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação