Jaraguá do Sul 145 anos: cidade prioriza lazer e bem-estar com parques municipais

Foto Eduardo Montecino/PMJS

Por: Natália Trentini

25/07/2021 - 07:07

Se há alguns anos eram poucas opções de espaços de lazer, a construção desses dois parques municipais de Jaraguá do Sul deu conta dessa defasagem. Em um município de natureza preservada, o objetivo dos espaços é oferecer a possibilidade de estar ao ar livre, aproveitando essa beleza.

O Parque Linear Via Verde, que fica no bairro Ilha da Figueira, aproveita um espaço à beira do grandioso rio Itapocu. São mais de 6 mil metros quadrados de gramado para um momento pé no chão.

Foto Eduardo Montecino/PMJS

Ao longo da estrutura também existem uma ciclovia e pista de caminhada com 2 quilômetros, playground, quadra de vôlei, basquete, futebol, pista de skate e patins, área para cães, palco e espaço para prática de slackline.

Do outro lado da cidade, em Três Rios do Sul, o Parque da Inovação abriu as portas em 2021 com uma estrutura cheia de opções minimamente planejadas para oferecer à população em mais de 55 mil metros quadrados.

Para conexão com a beleza das plantas foi criado o “Jardim Sensorial”, que são canteiros de ervas aromáticas em formato circular; foi criado um pomar com mais de 30 espécies diferentes de árvores frutíferas; e o “Caminho das Flores”, com 37 espécies diferentes, como rosas, orquídeas, azaleias e hibiscos.

Outros espaços como “Bosque do Descanso”, incentiva a jogar uma manta no chão e contemplar a natureza, e a “Trilha do Arboreto”, convida a vislumbrar o parque, apreciar a paisagem e ouvir o som dos pássaros.

Foto Eduardo Montecino/PMJS

Os visitantes podem passar apreciar o “Caminho das Artes” que reúne obras desenvolvidas por artistas de Jaraguá do Sul e outras regiões do país

Também há estruturas como uma parede de escalada para crianças e adolescentes, e uma área para estender o slackline.

Para quem gosta de praticar esportes, tem campo de futebol, quadra de areia, quadra poliesportiva, tabelas de basquete, uma academia ao ar livre e 600 metros de ciclovia e pista de caminhada.

O parque também tem duas áreas de playground para entreter as crianças, uma choupana para levar a sua rede, chamado de “Redário”; e um anfiteatro para receber apresentações artísticas.

E àqueles que quiserem passar o dia, existem 14 choupanas com churrasqueira, pia e mesa.

Foto Eduardo Montecino/PMJS

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antidio Lunelli, afirma que o município sofria uma carência enorme de espaços de lazer públicos. Estruturas que são extremamente necessárias diante do crescimento do município, onde muitas pessoas vivem em apartamentos.

“Prova disso é o sucesso que as estruturas que criamos fazem. Além dos parques Via Verde e da Inovação, eu cito também o da Arena”, destaca.

A ideia foi mudar a lógica: antes eram feitos pequenas áreas de lazer pelos bairros, existiam mais de 100, entretanto com uma infraestrutura pequena e falta de manutenção.

“Oferecemos à população parques que proporcionam um verdadeiro bem estar. Dá para se exercitar, brincar, arejar a cabeça, curtir a família e os amigos, namorar. E tudo cercado por natureza. Investir em lazer é investir em saúde, incentivar práticas saudáveis, estimular a cidadania e a criatividade”, pontua.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp