Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Inovação, sustentabilidade e criação de emprego são apostas para o futuro da economia jaraguaense

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal

Por: Elissandro Sutil

25/07/2024 - 09:07 - Atualizada em: 25/07/2024 - 20:04

Matriz econômica diversificada, ampliação de áreas habitacionais e cuidados com o meio ambiente estão entre as metas para a Jaraguá do futuro

Ao celebrar seus 148 anos de história, a bela Jaraguá do Sul anseia por um futuro próspero, mas sem abdicar de um passado de muito trabalho, ousadia e coragem, que lhe permitiu chegar até aqui.

Localizada no polo industrial catarinense, como também é conhecida a região norte do estado, a pacata e pujante economia do município é marcada pela inovação da indústria, setor predominante da economia local.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, mais da metade dos empregos formais estão na indústria, seguido pelo setor de serviços, com 30% dos empregos, o segmento é o setor que mais cresce desde 2020.

Ainda de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), pontualmente em 2024, o setor da construção civil teve um crescimento de 21% em relação ao mesmo período de 2023. Para o secretário do desenvolvimento econômico Thiago Sarmanho, são as novas políticas públicas aplicadas, como a Nova Lei do Zoneamento, que contribuiu para impulsionar esse importante segmento.

Indústria sustentável

Um dos grandes diferenciais de Jaraguá do Sul são os investimentos da indústria em paralelo com os cuidados ao meio ambiente. Essa preocupação a coloca em posição de destaque como exemplo a outras economias, seja por buscar o desenvolvimento, mas, ao mesmo tempo, não prejudicar as gerações futuras.

Foto: divulgação Prefeitura Municipal

Thiago Sarmanho ressalta que, esta prática se deve ao fato de que grande parte das famílias dos fundadores, e o corpo diretivo das grandes empresas permanecerem em Jaraguá do Sul. Tal apreço e orgulho que sentem pela cidade e região, faz com suas práticas tenham como norte um futuro sustentável a todos que por aqui irão passar.

Historicamente, Jaraguá do Sul é uma cidade industrial, sua colonização é predominantemente europeia, realidade que contribuiu para que o conhecimento, a tecnologia e os equipamentos do velho continente, chegasse a indústria local. Assim, ela se desenvolveu ao longo das últimas décadas, e evoluiu para produtos de alto valor agregado.

Tecnologia e qualificação da mão de obra

Foto: divulgação Prefeitura Municipal

Outro ponto que merece destaque da indústria local é a incessante busca pela inovação, em um ecossistema industrial diversificado. Investimentos em tecnologia contribuiu para que Jaraguá se torne a cada dia uma potência industrial nacional. A cidade se orgulha de ser reconhecida também mundialmente nos mais diversos segmentos, como equipamentos eletroeletrônicos, metal mecânico, têxtil, alimentação, materiais especiais, dentro outros.

Além da qualidade de vida de seus habitantes, Jaraguá também se destaca pela qualificação da mão de obra, resultado da boa relação entre o poder público e a iniciativa privada.

Um exemplo disso são os programas que apoiam as empresas, como o Qualifica Jaraguá, parceria onde a prefeitura subsidia 80% dos cursos de qualificação de mão de obra, e as empresas, também conhecidas como “madrinhas”, pagam os outros 20% restantes.

O curso é operacionalizado pelo SENAI, com este programa é possível ampliar o número de profissionais qualificados, especificamente nos setores mais importantes.

Para o secretário Sarmanho, quando se têm boas empresas, e eficiência na gestão pública, o resultado é o bom emprego dos recursos públicos que possibilitam investimentos nas mais diversas áreas, como educação, saúde, infraestrutura. Ainda segundo ele, todo esse sistema é retroalimentado, fazendo com que as empresas faturem mais, gerem mais impostos, que bem empregados, resultam em qualidade de vida, e um ambiente empreendedor.

Foto: divulgação Prefeitura Municipal

Por fim, anualmente a cidade promove em conjunto com entidades locais, o Feirão de Empregos, o evento reúne empresas ofertando diversas vagas de emprego, em um local e data específica.

A proposta do feirão, é que o candidato a uma vaga conheça diversas oportunidades de trabalho, e obtenha as informações necessárias, para entender com quais vagas ele mais se identifica. Para este processo leva-se em conta sua formação e a experiência profissional que cada candidato possui.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP