Humberto Pradi: história do empreendedor que atuou sempre para o bem maior

Foto: Piero Ragazzi | OCP News

Por: Elissandro Sutil

29/10/2019 - 15:10

Basta ouvir Humberto Pradi, advogado e fundador do escritório de advocacia de mesmo nome, dizer algumas palavras para perceber que possui uma história que é certamente digna de ser a abertura do projeto Empreendedores de Sucesso.

Pautado pela postura idônea e íntegra e por valores que buscam sempre a defesa daqueles que precisam, Humberto foi moldado pela vida para se tornar o que é hoje: um profissional respeitado e conhecido pelos valores que tanto preza e luta para perpetuar.

“É fundamental acreditar em determinados valores. O Advogado é indispensável à administração da justiça. Ele é muito mais do que um mero profissional da área jurídica, pois muitas vezes é um agente transformador da sociedade”, explica.

Família e história

Humberto nasceu em 04.02.1947, é casado há 47 anos com Evanira Natália Rubini Pradi, com quem tem duas filhas: Girlane, advogada, casada com Otávio Fracalanza Franco do Amaral e Jerusa, médica, casada com Martin Moscovich e residente em Buenos Aires.

Estudou no Ginásio São Luís de nossa cidade de 1954 a 1965, onde cursou o ‘primário’, o ‘ginásio’ e o ‘contador’. Concluiu o curso de ‘Direito’ na FURB (Blumenau) em 1976. Atua como advogado há 43, ininterruptamente.

Sua vida foi difícil: aos 2 dois anos, faleceu o seu pai e a mãe, viúva, foi a pessoa que tudo lhe proporcionou. Não mais se casou e trabalhou como costureira por 36 anos na fábrica de chapéu Marcatto, falecendo com 65 anos.

Nos dois primeiros anos de faculdade, ia de ônibus pela serra de Pomerode (ainda não havia asfalto), retornando no dia seguinte, também de ônibus, às 6h.

Dentre as atividades exercidas, destacam-se:

  • Fundador (1982) e 1º Presidente da Associação de Advogados de Jaraguá do Sul (SC).
  • 1º Delegado (1982) para Jaraguá do Sul e região da CAASC- Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina.
  • Fundador e 1º Presidente da Subseção da OAB/SC de Jaraguá do Sul, exercendo mandatos consecutivos em 1984/1985, 1985/1987, 1987/1989 e 1989/1991.
  • Idealizador, fundador e 1º Presidente (1987) do Centro Integrado de Profissionais Liberais –CPL, entidade ímpar que congrega sob o mesmo teto (em edifício próprio), a Subseção de Jaraguá do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil, a Associação Médica Jaraguá do Sul, a Subseção de Jaraguá do Sul da Associação Brasileira de Odontologia e a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul. Presidente desta entidade (1995-1996) quando foi inaugurado o prédio (22.11.1996).
  • Fundador (1992) e participante da Diretoria do Círculo Italiano de Jaraguá do Sul(SC).
  • Membro da Diretoria da Sociedade Cultura Artística-SCAR e Secretário da Comissão de Construção do Centro Cultural de Jaraguá do Sul desde o início da majestosa obra (1988) e que foi entregue à Comunidade em 16 de maio de 2003.
  • Exerceu e exerce cargos em Associações, Clubes Sociais, Entidades Beneficentes e outros.
  • Vice-Presidente Jurídico da ACIJS- Associação Empresarial de Jaraguá do Sul(SC), de 2004 a 2007, por três mandatos (cargo ocupado por eleição – sem remuneração).
  • Por três vezes componente da lista sêxtupla e por duas da lista tríplice para o cargo de Desembargador (Quinto Constitucional).
  • Membro do Conselho Curador da PUC/PR-FERJ (Pontifícia Universidade Católica/PR-Fundação Educacional Regional Jaraguaense).
  • Membro Ativo do Conselho Deliberativo da ACIJS- Associação Empresarial de Jaraguá do Sul(SC).

Escritório

De acordo com Humberto, a filha e o genro têm feito um excelente trabalho de continuidade e perpetuação do escritório que fundou. Nos 5 anos em que estão lado a lado nesta caminhada, muitas modernizações e melhorias de gestão já foram implementadas.

Foto: Piero Ragazzi | OCP News

“Otávio organizou e deu oportunidade para que o escritório crescesse e atingisse o patamar que está hoje”, elogia Pradi.

Dentre as mudanças, a segmentação por áreas de negócio, acompanhada pela estruturação de uma equipe de advogados madura e dinâmica foram determinantes, afinal, como prestadores de serviço de conhecimento técnico, o capital humano diferenciado é fundamental.

Relevantes investimentos em infraestrutura e tecnologia de ponta acompanharam o processo – como a instalação de equipamentos e sistemas de informática dos mais modernos e robustos existentes no mercado e digitalização de toda a documentação, que visam garantir a segurança máxima de todas as informações, com toda a confidencialidade necessária.

Otávio, enfatiza ainda que estas melhorias foram essenciais para que o escritório se saísse muito bem neste momento de dificuldade vivenciado: a pandemia.

“A chegada do Covid-19 e a reclusão das pessoas foi bastante preocupante, mas logo percebemos que os investimentos feitos permitiram que continuássemos atendendo nossos clientes igual a antes, mesmo com toda a equipe trabalhando de casa por mais de 2 meses e, por isso, não passamos tantas dificuldades. Pelo contrário, estamos a todo vapor, conseguindo ajudar nossos clientes que precisam de nós neste momento de forma bastante ágil”, relata Otávio.

Foto: Piero Ragazzi | OCP News

Com Otávio focado na gestão, sua filha Girlane se encarrega pelos aspectos jurídicos e técnicos do escritório, apoiando e orientando toda a equipe de advogados com sua experiencia de mais de 20 anos na profissão.

Hoje com 43 anos de atividade, o escritório Humberto Pradi Advocacia atua de forma ativa, ou seja: buscando soluções criativas e inovadoras para evitar litígios (brigas na justiça) prolongados. Ou seja, o foco é sempre a mediação de um bom acordo que agrade e seja justo para ambas as partes.

As áreas nas quais o escritório atua são:

  • Direito civil;
  • Direito comercial;
  • Direito imobiliário;
  • Direito bancário;
  • Direito de família e sucessões;
  • Direito Trabalhista empresarial;
  • Direito Previdenciário;
  • Obtenção de dupla cidadania
  • Contratos sobre os mais variados temas.

 

Onde encontrar

O escritório Humberto Pradi Advocacia fica na rua Guilherme Cristiano Wackerhagen, 163, na Vila Nova em Jaraguá do Sul. Para mais informação, entre em contato pelo telefone: (47) 3371-1511. Você também pode acessar o site: www.pradiadvogados.com.br.