Hotel Casarão do Vale: experimente uma imersão completa no dia a dia de uma fazenda

Por: Maria Luiza Venturelli

20/03/2023 - 11:03

Sair da rotina é essencial para colocar as ideias em dia, relaxar e renovar as energias. Seja para aproveitar um final de semana ou mesmo alguns dias de férias, uma boa opção é se hospedar em um hotel fazenda, longe da poluição, trânsito, barulho e loucura da rotina nos grandes centros urbanos.

Localizado em uma região estratégica, na divisa dos municípios de Massaranduba e Blumenau, o Hotel Fazenda Casarão do Vale é o local perfeito para quem quer viver bons momentos com a família em um lugar relaxante.

O espaço é ideal para aproveitar o contato com a natureza e a experiência do dia a dia na fazenda, saborear deliciosos pratos em refeições saborosas com gostinho caseiro, e claro, viver momentos de lazer que ficam guardados na memória e no coração. Essência, simplicidade, experiência e raízes são palavras que resumem uma visita a este hotel fazenda.

Tradição e memórias

Tudo começou há 40 anos atrás, em agosto de 1983. Era um sítio da família da camisaria Dudalina, uma das mais conceituadas do Brasil. Seu Duda e dona Adelina são da região e aos poucos foram pegando gosto de receber pessoas e transformaram o sítio em um local para recepcionar os representantes da empresa.

O casal tinha 16 filhos e foram planejadas e montadas suítes para acomodar todos, em uma ala que ainda existe até os dias de hoje, quando os filhos cresceram, a dupla decidiu criar um hotel para receber amigos e pessoas diferentes. Assim nasceu o Hotel Fazenda Santo Antônio, um dos hotéis fazenda mais antigos de Santa Catarina.

Com o passar do tempo, alguns dos filhos deram continuidade no negócio, até que o hotel chegou às mãos que o gerenciam hoje em dia: Frank Utech e Jonathan Roloff, os atuais proprietários. Os sócios assumiram em março de 2020, praticamente junto com o início da pandemia de covid-19, que paralisou todos os serviços de hotelaria no estado.

“Nós já éramos da área da hotelaria, em Pomerode, onde temos projetos menores, e tínhamos interesse em um projeto em uma região do interior, um projeto maior. Quando foi nos apresentado esse projeto ele estava mais estagnado, mas nós vimos um potencial muito grande e decidimos investir, resgatar o espaço, reformar muitos ambientes e mudar o nome do projeto, que se chamava na época Hotel Fazenda Massaranduba”, conta Frank.

O nome de Hotel Fazenda Casarão do Vale surgiu em homenagem a um dos ambientes mais bonitos da fazenda, que é o casarão. “Nós estamos em um Vale, por isso o nome”, explica Jonathan. Além disso, as pousadas que o grupo possui em Pomerode se chamam Casarão Schmidt e Casarão Gastehaus. “Dessa forma, incorporando a terceira casa no projeto, criamos o Grupo Casarão de hospedagem”, complementa o sócio-proprietário.

Com a pandemia, foram 60 dias totalmente fechados, mas a equipe não parou de trabalhar em nenhum momento. Frank e Jonathan ficaram isolados dentro do hotel com as famílias para garantir a continuidade das obras.

Para muitos setores, a crise causada pela covid-19 foi muito prejudicial, mas outros, como o turismo rural, foram beneficiados, tendo em vista a necessidade que muitas pessoas tiveram de procurar opções de lazer em locais mais reservados e com menos fluxo de pessoas.

Foto: Divulgação

“O espaço aqui é muito grande, são 1,2 milhões de metros quadrados de natureza. Desde a reabertura viemos fazendo reformas, ampliações. Iniciamos o projeto em 2020 com 33 suítes e hoje já estamos com 63, ou seja, o número praticamente dobrou. E não só isso, os ambientes comuns também conseguimos aumentar, reformar… E as obras não param. Neste momento estão sendo executadas obras, com previsão de conclusão para ainda em 2023”, revela Frank.

Com a reformulação, o espaço vai receber uma nova área de lazer, com restaurante e um complexo de três piscinas novas. A nova piscina terá sete vezes o tamanho da atual, que foi construída há muito tempo e não atende mais a demanda de visitantes. “Nesses primeiros três anos arrumamos a casa, aumentamos a capacidade de atendimento e agora estamos fazendo melhorias na área de atendimento comum, principalmente na parte de lazer”, explicam.

Principais atrações

O Casarão do Vale é um dos poucos hotéis fazenda em que a maioria dos serviços estão inclusos, pois em muitos é necessário pagar um valor por fora para ter acesso a algumas atrações. Veja tudo o que o local oferece:

  • Cavalgadas;
  • Passeios de pônei;
  • Passeios de charrete e trator animado, preparado para 16 pessoas com recreação para animar o público;
  • Trilhas ecológicas;
  • Pescaria esportiva em nove lagoas com diferentes espécies de peixes comuns na região. É possível também levar o peixe para casa, sob uma taxa cobrada por quilo;
  • Salão de jogos;
  • Piscinas adulto e infantil aquecida;
  • Banheira de hidromassagem;
  • Campo de futebol (grama natural);
  • Campo de areia de vôlei;
  • Recreação adulto e infantil;
  • Playgroud;
  • Pedalinho;
  • Sala de jogos;
  • Tirolesa.

Os únicos serviços cobrados à parte são o passeio de quadriciclo, pois envolve segurança extra, e o serviço do SPA, que tem uma massagista com diversas técnicas de massagens relaxantes.

Escolha a melhor opção para a sua família

O hotel trabalha com duas formas de serviço, a hospedagem completa e o day use, que significa “uso por um dia”, uma modalidade de serviço em que o visitante usufrui dos serviços do hotel durante um dia, por um valor inferior a uma diária completa.

A intenção é ser um serviço complementar para quem não tem interesse em ficar hospedado, e tem um custo benefício também muito interessante. Funciona das 10 às 18h, com inclusão de almoço e café da tarde e acesso a todos os serviços, exceto banheiras de hidromassagem.

Já para quem deseja passar mais de um dia no lugar, a hospedagem é muito flexível: possuem pacotes de fim de semana, feriados e também vários tipos de suítes. “Nossos pacotes atendem todos os gostos e todos os bolsos”, resume Frank. Isso porque tem opções desde quartos econômicos, até chalés com banheiras de hidromassagem para quem quer um espaço mais privativo e luxuoso. O Check-in acontece às 15h e Check-out 12h.

Outro diferencial são os pacotes temáticos: italiano, germânico e gaúcho (grande sucesso). Nesses casos, toda a hospedagem, gastronomia e atrações são voltadas a essas culturas. Também possui Pacote Kids para quem quer garantir a diversão da criançada. “O nosso grande público é a família, sempre com muitas crianças. Além disso, o hotel também é pet friendly”, conta a equipe.

Gastronomia

Foto: Divulgação

Os deliciosos pratos servidos no Hotel Fazenda Casarão do Vale são uns dos pontos mais elogiados pelos visitantes. São quatro refeições por dia, que envolvem café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Entra-se à tarde com o café da tarde, depois vem o jantar, café da manhã e almoço. Apenas as bebidas não estão inclusas no pacote.

“Nossa gastronomia é simples, de fazenda. A proposta é servir o que geralmente as pessoas não encontram em qualquer lugar. Uma boa rabada, carne de panela, tilápia tirada fresca da lagoa, galinha caipira com sabor caseiro, não é comum em qualquer restaurante da cidade grande”, explicam os sócios-proprietários.

A cozinha trabalha com produtos da região, como tilápia, aipim, batata doce, geleias, linguiça, produtos também comprados da região. Marreco, cana e ovos também vem dos produtores locais, sempre com o objetivo de valorizar a economia da região e garantir opções orgânicas no cardápio. Tudo é montado em fogão a lenha, com sabor sempre especial e utilização de temperos naturais.

Onde encontrar:

Rua Rio Bonito, 222, em Massaranduba. O local fica em um ponto estratégico, na divisa entre Massaranduba e Blumenau, há cerca de 30 minutos do centro de Blumenau, uma hora de Jaraguá do Sul e pouco mais de uma hora de Joinville.

Para reservar, entre em contato através do telefone e WhatsApp (47) 3380-1717 e tenha acesso a um atendimento personalizado.

Acompanhe também o site www.casaraodovale.com.br e Instagram @hotelfazendacasaraodovale