Que o hábito da leitura contribui para a vida das pessoas, em muitos aspectos, todos nós já sabemos.

A leitura favorece o aprendizado, aprimora a escrita, funciona como exercício de fixação muitas vezes e, claro, estabelece a cultura.

Por isso, para incentivar o público que precisa ir ao hospital e as pessoas que trabalham na entidade, os médicos Albino Souza, pneumologista, e Elisa Baldassar, médica intensivista, sugeriram à direção do Hospital São José que a Instituição tivesse uma biblioteca itinerante.

Paixão em comum

Médicos de especialidades diferentes, mas com uma paixão em comum: a leitura.

E foi com o intuito de incentivar as pessoas a terem hábito pela leitura, que os médicos apresentaram para direção do hospital o projeto, imediatamente acolhido e, a partir de então, o trabalho começou a ser desenvolvido.

Biblioteca Itinerante terá capacidade para 250 livros/Fotos: Divulgação HSJosé

“Todos os dias o hospital recebe muitas pessoas, além do quadro extenso de colaboradores. Já existe uma biblioteca dentro da instituição, porém, com livros voltados à área da saúde. A ideia proposta foi trazer livros de diversos gêneros literários para que as pessoas pudessem ter acesso a todo o momento. Arrecadamos os livros e trouxemos para biblioteca itinerante. Agora, as pessoas que passam por aqui terão em seu tempo de espera, ou de internação, muito conteúdo para absorver. Não tenho dúvida de que a leitura irá contribuir com a vida das pessoas", explica Elisa.

Ganhando forma

Após uma primeira conversa, o projeto oficial com desenho, medidas, cores, começou, enfim, a ganhar forma.

A partir daí, era preciso então, colocar em produção.

A biblioteca foi totalmente desenvolvida dentro do Hospital, em sua marcenaria, e a pintura também foi realizada na entidade com apoio de serviço próprio.

O espaço possui 1,25m de altura, 0,45m de profundidade e 1,40m de largura e foi idealizada pela arquiteta do hospital, Isabel Cristina Taylor Lenczak Zanette.

Projeto especial

“Foi um projeto especial. Acredito que a leitura está onde menos se espera, ela é a criatividade ou a imaginação, é o mesmo. Só se percebe o valor à vida quando se tem esta chave”, comenta a arquiteta.

Para ter acesso ao seu interior, onde será o grande segredo desta estante com rodas, é possível abrir duas portas com 2,5 metros de conhecimento e acesso à cultura.

Espaço foi totalmente desenvolvido dentro do Hospital, em sua marcenaria, e a pintura também foi realizada na entidade com apoio de serviço próprio

Tudo estará à disposição das pessoas que circulam pelo HSJosé ‪na próxima segunda-feira‬.

A Biblioteca Itinerante do HSJosé tem capacidade para 250 livros, aproximadamente.

Como irá funcionar

A biblioteca itinerante, como o nome mesmo diz, poderá ficar em qualquer parte do hospital.

Todas as pessoas que circulam na entidade, sejam pacientes, acompanhantes, colaboradores ou médicos, poderão ter acesso às literaturas.

Não terá nenhum custo para pegar os livros, apenas a responsabilidade de, ao terminar a leitura, colocar no local novamente, isso para que outras pessoas tenham acesso aos exemplares também.

Objetivo

O objetivo é fazer com que a cultura seja espalhada dentro da unidade de saúde e para que as pessoas, que acessam o hospital, tenham um pouco de descanso em seus momentos de lazer, desfrutando de uma boa leitura.