Hospital São José inaugura área dedicada ao serviço de cardiologia

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Maria Luiza Venturelli

24/03/2023 - 10:03

Cuidar da saúde cardiovascular é essencial para manter a qualidade de vida e o bom funcionamento do organismo. Afinal, muitas das doenças que afetam o coração e vasos sanguíneos são graves e podem até mesmo deixar sequelas. Pensando nisso, o Hospital São José, de Jaraguá do Sul, segue investindo em equipamentos de alta tecnologia e profissionais especializados para melhorar o atendimento ao paciente.

Na tarde da última quinta-feira (23) aconteceu a inauguração do novo Centro Cirúrgico do Hospital São José. Foi entregue uma área moderna e com equipamentos de última geração, dedicada ao serviço de cardiologia. A nova ala possui equipamento de hemodinâmica, amplo espaço com leitos de recuperação e um ambiente de isolamento destinado ao conforto das equipes que atuam dia e noite no centro cirúrgico.

Tecnológico e completamente projetado para oferecer conforto, o novo serviço possibilita aos pacientes procedimentos diagnósticos e terapêuticos minimamente invasivos, além de materiais de última geração, rápida recuperação depois de procedimentos e possibilidade de alta hospitalar precoce.

O evento de inauguração contou com a presença de nomes influentes para a região, como o prefeito Jair Franzner, a Secretária da Saúde de Santa Catarina Carmen Zanotto e os deputados estaduais Vicente Caropreso e Antídio Lunelli.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Também estavam presentes o presidente do Conselho Deliberativo do Hospital São José, Paulo César Chiodini, o vice-presidente Reinhard Matthias Conrads, o diretor clínico do hospital, Dr. Rodrigo Oliveira Agacy, o diretor técnico Dr. Willy Hiraga, o cardiologista intensivista Dr. André Resende Nora e o diretor geral Sr. Maurício José Souto Maior, que deram detalhes sobre o novo serviço.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Conforme explicou o presidente Paulo César Chiodini, o serviço de cardiologia é a quarta etapa do Plano Diretor da instituição, que teve início há 19 anos. Chiodini agradeceu a comunidade de Jaraguá do Sul, as empresas, o Governo de Santa Catarina e a Prefeitura pelo auxílio financeiro que viabilizou mais esta etapa.

“Com este esforço, estamos entregando um centro cirúrgico moderno, com hemodinâmica de última geração, espaço digno para a recuperação do paciente e uma área de conforto para as nossas equipes”, explicou o presidente do Conselho Deliberativo.

Como funciona o aparelho de hemodinâmica?

O Hospital São José, na busca em se consolidar como uma referência em cardiologia para Jaraguá do Sul e região, ao final do ano passado, adquiriu um dos mais modernos e tecnológicos aparelhos de hemodinâmica, a Philips Azurion 5. A máquina possibilita ao médico operador a realização de procedimentos de diagnósticos e terapêuticos minimamente invasivos, com ótima resolução em imagem, alta resolutividade e possibilidade de alta precoce ao paciente.

De acordo com o Dr. André Resende Nora, especialista em hemodinâmica e cardiologia, dentre os principais procedimentos da cardiologia intervencionista, destacam-se o cateterismo cardíaco, que consiste na visualização dos vasos sanguíneos do coração, a angioplastia coronária, cujo objetivo é o tratamento das obstruções coronarianas através do implante de stents, além de procedimentos de intervenção transcateter em válvulas cardíacas, e a correção de defeitos estruturais do coração.

“O hospital contará com o protocolo de dor torácica baseado nas mais recentes diretrizes em cardiologia, com o objetivo de um rápido diagnóstico e uma adequada rota de tratamento”, resume o médico.

Dr. André também ressalta que o Hospital São José, ao longo dos últimos anos, tem se preocupado em ampliar e modernizar o seu complexo, visando sempre o melhor atendimento ao paciente. Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que garante a eficiência do aparelho na evolução nos cuidados ao paciente, o hospital busca oferecer a melhor estrutura para o paciente cardiológico.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

“Contamos com uma equipe de cardiologia em sobreaviso, métodos diagnósticos em cardiologia no Centro de Diagnóstico de Imagem, além do mais novo serviço de hemodinâmica”, finaliza.

O setor de Hemodinâmica é um novo espaço para cuidar da saúde do coração de toda a comunidade e está apto para atender pacientes via convênio, particular e Sistema Único de Saúde (SUS). As instalações entregues são de primeira linha, com foco em qualidade, equipamentos de última geração e conforto em todas as áreas.