Hospital São José: história e cuidado com a comunidade de Jaraguá do Sul

Por: Maria Luiza Venturelli

27/06/2020 - 14:06

O Hospital São José (HSJ) desempenha um papel fundamental na história de Jaraguá do Sul, sendo uma instituição de extrema importância para a comunidade da região. Ao longo dos anos, o hospital é um pilar essencial no desenvolvimento da cidade, fornecendo serviços de saúde essenciais e desempenhando um papel crucial na promoção do bem-estar para toda a população.

Dos 147 anos de Jaraguá do Sul, o Hospital São José esteve presente em quase 87, que serão completados no dia 22 de novembro deste ano. Desde a sua fundação, o espaço é um centro de referência médica, acompanhando o crescimento e as necessidades da população jaraguaense, sendo considerado uma das estruturas mais completas do Norte de Santa Catarina.

Foto: Arquivo OCP News

O local fica na região central da cidade, referência no atendimento em Urgência e Emergência adulto, alta complexidade em Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Oncologia, Cardiologia e Transplantes para as demais cidades da Região Norte e Nordeste de Santa Catarina.

Conheça toda a história

O hospital foi inaugurado em 22 de novembro de 1936, com uma festa popular beneficente. Sob a administração do Padre Alberto Jakobs, foi instituído um conselho administrativo, com estatuto e regulamento.

Ainda em 1936, foi contratado o médico Dr. Georg Richter e as Irmãs Franciscanas de São José assumiram os trabalhos com os doentes. Em 1939, assumiram os trabalhos o médico Dr. Renato Câmara e as Irmãs de Maria de Schoenstatt para os trabalhos de parteira e enfermeira.

Já em 1953, conforme plantas apresentadas para aprovação nos órgãos públicos, foi iniciada a construção da sede atual do Hospital São José, que foi inaugurada em 19 de abril de 1959. Apesar da inauguração ter acontecido em abril, a transferência dos pacientes aconteceu somente em 03 de setembro daquele mesmo ano.

Em 13 de fevereiro de 1960, as Irmãs da Sociedade Divina Providência (SDP) assumiram a direção do Hospital. As religiosas passaram a realizar melhorias e obras para atender com qualidade aos pacientes na ala médica e pronto-socorro e iniciaram a ala da maternidade, inaugurada em 1969.

Em 2004, diante do desenvolvimento e crescimento acelerado de Jaraguá do Sul e das cidades da região, por meio da criação de um Conselho Deliberativo, foi firmada uma importante parceria entre a Sociedade Divina Providência e a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS).

Mais do que garantir a melhor assistência e desenvolvimento de todas as atividades, o acordo tinha o intuito de reestruturar o Hospital São José a partir do planejamento e execução de um consistente Plano Diretor. A parceria evoluiu e os empresários levaram para a unidade hospitalar uma gestão cada vez mais atualizada e em sintonia com as melhores práticas de Governança Corporativa.

Seis anos depois, em outubro de 2010, foi criada a Associação Hospitalar São José de Jaraguá do Sul (AHSJ-JS), que passou a responder pela organização e execução das atividades promovidas pelo complexo hospitalar. Cinco anos depois, em 2015, ocorreu a transição da gestão plena da Sociedade Divina Providência para a Associação Hospitalar São José de Jaraguá do Sul.

Outras conquistas

Foto: Arquivo OCP News

Em 22 de novembro de 2016, o Hospital São José completou 80 anos de existência e muitas histórias, e a data marcante foi celebrada com o lançamento do livro “A Saúde em Jaraguá do Sul – Memória e História – Os 80 anos do Hospital São José”. Em 31 de março de 2017, outra conquista marcou a trajetória da instituição: a inauguração da Casa São José.

A Casa São José oferece acolhimento e assistência, de forma gratuita, aos acompanhantes de pacientes internados na UTI do Hospital São José, bem como acompanhantes em situação de revezamentos de pacientes internados e que necessitem de permanência próxima ao hospital.

A iniciativa, inovadora na região, é fruto de uma mobilização feita pela Comissão de Voluntários do hospital. A casa fica na Rua Guilherme Weege, 114, no Centro da cidade, e foi cedida pela família do empresário Pedro Donini.

Foto: Divulgação/HSJ

Em 2019 aconteceu a aprovação da 4ª fase do Plano Diretor, com o objetivo de promover melhorias e implementações de novas áreas do hospital. O início das obras do plano foi em 2020, proporcionando saúde ao paciente e melhoria no ambiente de trabalho para todos os colaboradores e prestadores de serviço.

Um grande exemplo é o serviço de cardiologia do HSJ, inaugurado em março de 2023, uma área moderna e com equipamentos de última geração.A nova ala possui equipamento de hemodinâmica, amplo espaço com leitos de recuperação e um ambiente de isolamento destinado ao conforto das equipes que atuam dia e noite no centro cirúrgico.

Trajetória reflete em serviços de total qualidade

Ao completar quase 87 anos de atividades, o hospital mantém o legado deixado pelos idealizadores e antecessores: o espírito de solidariedade e compromisso com a comunidade. Hoje, o corpo clínico é composto por 210 médicos de diversas especialidades, que prestam assistência a cada um dos pacientes, além de mais de mil colaboradores. São 22.250 m² de área construída, 200 leitos de internação, 30 Leitos de UTI, 11 salas cirúrgicas e demais serviços. A diretoria é composta por Mauricio José Souto-Maior (diretor geral) Dr. Willy Mamoru Hiraga (diretor técnico) e Rodrigo Oliveira Agacy (diretor clínico).

Foto: Arquivo OCP News

Mais serviços

Entre inúmeros serviços de total qualidade pensados para atender a comunidade jaraguaense, o hospital São José possui alguns que se destacam:

CDI

O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital São José está equipado com o primeiro Sistema de Ressonância Magnética com tecnologia digital da região. O serviço foi desenvolvido com equipamentos atualizados que produzem imagens de alta qualidade, além de ser composto por uma equipe de profissionais com experiência para garantir um diagnóstico preciso, oferecendo conforto e segurança para o paciente.

Check-Up Executivo

Foto: Arquivo OCP News

A rotina do dia a dia é extremamente desgastante para a maioria das pessoas. Cuidar dos negócios, da família, da casa e de tudo o que é exigido não é fácil. Mas, isto não é uma justificativa para negligenciar sua saúde. O Hospital São José conta com o Check-up Executivo, um serviço ágil e personalizado que oferece uma série de exames preventivos em até oito horas e acompanhamento médico altamente qualificado.

Laboratório

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital São José foi criado com o objetivo de trazer mais agilidade, comodidade e segurança na realização dos exames laboratoriais. Atualmente o hospital é referência em análises laboratoriais graças à qualidade dos profissionais, atendimento e equipamentos de alta tecnologia que, aliados à moderna e ampla infraestrutura, garantem a precisão dos resultados de cada exame.

Clínica São José

Foto: Arquivo OCP News

Já a Clínica São José é um Pronto Atendimento que atende convênios e particulares de segunda a sexta das 7h às 22h e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 19h, dentro do complexo hospitalar, aliando agilidade com o amparo de uma das melhores estruturas hospitalares da região. É disponibilizado um ambiente seguro, agradável e atendimento humanizado. A clínica é acreditada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como referência em segurança do paciente.

Onde encontrar

O Hospital São José fica na rua Dr. Waldemiro Mazurechen, 80, no centro de Jaraguá do Sul. Para saber mais acesse o site hsaojose.com ou entre em contato através do telefone (47) 3274-5000.

Notícias no celular

Whatsapp