Hambúrguer é o prato mais pedido no Brasil, com mais de 583 mil pedidos por mês

Foto: Pixabay

Por: Maria Luiza Venturelli

19/12/2022 - 09:12 - Atualizada em: 23/05/2024 - 10:35

Uma pesquisa divulgada em dezembro indicou que o hambúrguer é o prato mais pedido no Brasil, com média de mais de 583 mil pedidos por mês em 2022. Os dados são da plataforma Hubster, que gerencia aplicativos de entrega de comida. Na segunda posição, está o frango frito, açaí, batata frita, sorvete, pizza e milk shake. Em 2021, as comidas mais pedidas no delivery foram hambúrguer, carne bovina, sanduíches e wraps.

Os pedidos por delivery cresceram cerca de 160% no acumulado dos últimos dois anos. O levantamento levou em consideração apenas grandes redes de restaurantes, nos quais os usuários gastaram aproximadamente R$ 60 por pedido e fizeram oito refeições por mês, em média. Mas, o que fez o sanduíche tão famoso ganhar um destaque no pódio?

Origem

Foto: Pixabay

Apesar do hambúrguer ser um dos pratos típicos dos Estados Unidos, o lanche já era consumido muito antes por povos antigos. Os tártaros modelavam a carne assada em formato redondo para consumí-la dentro do pão, um alimento prático e rápido para servir as tropas que invadiram a Europa no século XIII.

No século XVII, alguns levaram a ideia para açougues da cidade de Hamburgo, na Alemanha, que era conhecida na época pelo comércio de carnes. Lá, foram desenvolvidas novas técnicas para moer carne e colocados temperos e especiarias diferenciados, tornando a opção um sucesso nas vendas locais, pois era saborosa e tinha baixo custo.

Os americanos são responsáveis pela popularização mundial da receita. Ainda no século XVII, os primeiros imigrantes da região de Hamburgo chegaram aos Estados Unidos, apresentando a famosa receita de hambúrguer que até hoje é muito apreciada e ganha constantemente novas versões.

Quando se fala em uma refeição tipicamente americana, a maioria das pessoas costuma pensar em um hambúrguer suculento e saboroso. Não é à toa que o país é conhecido internacionalmente por conta dos clássicos sanduíches recheados com carne: o hambúrguer americano é feito com ingredientes que juntos compõem uma explosão de sabores e conquistam os mais diferentes paladares.

Os lanches tradicionais, com queijo, alface e tomate são os mais populares, mas também há opções para quem gosta de explorar sabores diferentes, como de salmão ou vegetarianos, feitos de quinoa e cogumelos.

A relação de amor entre os brasileiros e o hambúrguer começou nos anos 1950, quando o tenista americano Robert Falkenburg abriu o primeiro Bob’s no Rio de Janeiro. As outras redes de fast food internacionais chegaram somente depois. O McDonald’s chegou ao Brasil em 1979, e o Burger King somente em 2004.

Hoje o lanche é popular em vários países do mundo, consumido desde meados do século XVIII de diferentes formas. Com temperos e especiarias diferentes, cada lugar tem a sua maneira de transmitir a essência e culinária local através dos lanches.

Diferentes opções para combinar

Foto: Pixabay

Batatas fritas: Batatas são acompanhamentos clássicos para os hambúrgueres, cortadas em formato de palito, canoa ou estilo rústico. Outra opção que harmoniza muito com os lanches são as batatas empanadas, que garantem crocância e sabor diferenciado ao aperitivo.

Anéis de cebola: Além de ser um acompanhamento à parte, também costuma ser encontrada como um recheio adicional dos hambúrgueres.

Nachos: Muitos lugares optam por servir tortilhas como parte de combos de hambúrgueres. O acompanhamento é combinado com molhos como guacamole, feito à base de abacate, e sour cream, um creme azedo à base de creme de leite. Para quem prefere o básico, também é possível consumir apenas com uma porção de cheddar.

Sticks de queijo: A receita consiste em palitos de mussarela, que quando abertos formam uma explosão de sabores com queijo derretido. Geralmente são servidos de seis a oito palitos de queijo bem recheados, que podem ser acompanhados de molho barbecue e maionese verde.

Hambúrguer pode ser nutritivo

Foto: Pixabay

O pão é fonte de carboidrato, a carne mesmo sendo fonte de gordura, também é fonte de proteínas. Alface e tomate são fontes de fibras e vitaminas.

Mas, é importante reforçar que mesmo o lanche apresentando bons nutrientes, não se deve esquecer que é uma preparação com uma densidade calórica alta. Por isso, não se pode exagerar.

Hamburguerias em Jaraguá do Sul

Foto: Pixabay

O hambúrguer é um dos pratos mais consumidos e adorados do mundo, pela praticidade de preparo e sabor único que proporciona com suas combinações. Tem opção para carnívoros, vegetarianos, veganos, versão light, para comer em casa ou no estabelecimento, basta chamar a galera e aproveitar!

Jaraguá do Sul tem várias hamburguerias com opções saborosas e especiais para quem ama se deliciar com um bom lanche, clássico ou diferenciado. São diversos pratos que agradam todos os paladares e gostos e prometem fazer jus à fama que o hambúrguer tem ao redor do mundo. Saiba mais sobre as melhores hamburguerias da cidade em setemelhores.com

Notícias no celular

Whatsapp