Guaramirim chama atenção por pontos turísticos e atrai visitantes

Foto: Divulgação

Por: Lucas Pavin

13/08/2022 - 03:08

Num dos cenários mais belos da região Norte catarinense, repleta de paisagens naturais em meio a vales e montanhas, encontra-se Guaramirim. Além de ostentar o título de Capital Catarinense da Palmeira Real, o município se destaca pelo patrimônio arquitetônico e histórico, áreas de lazer e de preservação ambiental a gastronomia.

Em trabalho feito em conjunto com os municípios da Amvali, a cidade tem fomentado sua parte turística em meio a natureza, destacada principalmente pela Rota das Tilápias, Circuito de Cicloturismo e Morro da Santa.

“Desde que assumi a secretaria sempre trabalhei com o objetivo de focar e fomentar em conjunto com os municípios parceiros da Amvali. Isso tem dado muito certo. As ações estão sendo voltadas de dentro para fora do município pra atingir os objetivos comuns que são trazer o máximo de turistas para região. Estamos fomentando nossos pontos turísticos e isso começa a chamar atenção do público, que quer vir conhecer a nossa cidade. Estamos crescendo e vamos crescer muito mais”, relata o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo de Guaramirim, Ângelo da Silva.

Rota das Tilápias

Foto: Divulgação

Ao falar de Guaramirim não se pode esquecer da Rota das Tilápias, considerando o significativo número de empreendimentos de lazer, alimentação e toda cadeia produtiva da tilápia, que é muito forte na região.

A rota possui muitos pesque-pagues, que servem pratos à base do peixe e estrutura propícia para contemplar a natureza, capazes de encantar qualquer um que passa pelos locais, além da possibilidade da pesca em lagos.

O projeto abrange diretamente os municípios de Guaramirim e Massaranduba e indiretamente os demais municípios da região, buscando fortalecer esses empreendimentos e alavancar o turismo regional.

Entre os pesque-pagues estão do Will (bairro Jacu-Açú), Casqueiro (rua Vendelino Kamer – Rio Branco) e Decker Bier (SC-108, 6089 – Rio Branco).

Circuito de Cicloturismo

Foto: Divulgação

Guaramirim faz parte do já tradicional Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos, que tem quase 500 quilômetros de extensão para os amantes da pedalada.

Ele é dividido entre a Rota Serra, que possui sete trechos, e a Rota Mar, com cinco trechos, sendo que ambos passam pela cidade. Nos dois casos, se unem a adrenalina e as belezas naturais sob duas rodas.

Morro da Santa

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaramirim

Se você é daquelas pessoas que não dispensam uma vista sensacional, com certeza precisa visitar o Morro da Santa, que fica na rua João Butschardt,s/nº.. Do alto dos 230 degraus da escadaria é possível visualizar vários pontos da cidade e curtir a natureza.

O local também serve para quem procura turismo religioso. Na subida do morro, ainda existe a via sacra, representando a Via Crucis de Jesus Cristo. No alto consta uma uma capela dedicada à Nossa Senhora e uma Majestosa Cruz.

Parque Aquático Recanto dos Lagos

Foto: Arquivo OCP News

Na estrada Jacu-Açú, com acesso pela SC-108, está situado um verdadeiro recanto da natureza que, com infraestrutura adequada, tornou-se um dos locais de lazer mais procurados da região. Foi lá que um casal de agricultores e seus filhos criaram o Recanto dos Lagos, um parque aquático com serviço de pesque-pague e restaurante.

Durante o verão, o local recebe grande número de pessoas de toda a região, que buscam momentos de diversão e lazer e, claro, fugir do forte calor da cidade. O parque possui seis piscinas, tobogãs de diversos tamanhos, área de recreação infantil, campo de futebol suíço e vôlei de areia, churrasqueias e outros atrativos.

Praça da Figueira

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaramirim

O bairro Guaramiranga é reconhecido pelas suas paisagens que, ao longo do caminho, reúnem plantações, natureza, antigas e modernas construções, comércio e uma comunidade que preserva o estilo de vida do campo.

Uma de suas atrações está enraizada na Praça José dos Santos há muito tempo. A figueira centenária do Guamiranga é motivo de orgulho para a população do bairro e um ponto muito visitado da cidade, especialmente por quem busca guardar o registro de uma árvore tão bela e importante para os guaramirenses.

“Guaramirim – Cidade das Guirlandas”

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaramirim

O projeto “Guaramirim – Cidade das Guirlandas” também merece destaque pelo objetivo de deixar o município enfeitado para atrair pessoas, que possam conhecer e consumir seus produtos e serviços.

Entre eles, estão os alimentos artesanais com produtos passados por gerações, que podem ser encontrados no comércio local ou diretamente nas propriedades, possibilitando a interação com agricultores.

Na cidade, a Guirlanda (símbolo de felicidade, paz, harmonia e esperança) está presente durante o ano todo com ênfase especial nos períodos de festa, atraindo visitantes da região e de outros Estados do Brasil.

Hospedagens

Foto: Divulgação

Guaramirim traz ambientes acolhedores para quem curte um descanso em meio a belezas naturais.

Um dos pontos é a Chácara Recanto da Luz, com chalés para pernoite, camping rural, passeios de cavalo, visitação a animais da fazendinha.

O mesmo se encontra na Pousada Rural Quero-Quero, que ainda conta com passeio de trenzinho, trilha ecológica e opções de pesque-pague.

Outra opção é a Casa de Campo – Recanto do Amorim, um lugar para quem deseja conforto e tranquilidade, repleto de natureza, trilha, animais e pesca.