Localizada na região Norte Catarinense, em meio a vales e montanhas, repleta de paisagens naturais, está a cidade de Guaramirim. Neste dia 28 de Agosto, a cidade das guirlandas e da Palmeira Real completa 72 anos de muitas histórias e conquistas.

Pela cidade é possível apreciar cenários exuberantes, pontos turísticos para passear com a família e fugir da rotina. Para comemorar essa data especial, listamos lugares que você não pode deixar de conhecer em Guaramirim:

1- Igreja Matriz Senhor Bom Jesus:

Localizada no Centro de Guaramirim, a Igreja Matriz Senhor Bom Jesus chama atenção pela beleza arquitetônica.
Oficialmente, a Paróquia foi criada em dezembro de 1950, pelo então Padre Mathias Maria Stein e, quatro anos depois, foi erguida a primeira torre lateral. As duas torres frontais foram edificadas até o fim da década de 1950, com 33 metros de altura. Após, recebeu a pintura da cúpula pelo artista plástico Tadeu Wojciechwski, de Curitiba, que levou pouco mais de dois anos para concluir o serviço. Os afrescos que cobrem a cúpula da igreja são intitulados Professor Davi, Santa Cecília, Arco do Presbitério e Cristo Crucificado.

Foto: Arquivo OCP News.

2- Parque Aquático Recanto dos Lagos:

Situado na estrada Jacu-Açu, com acesso pela SC-108 é um verdadeiro paraíso da natureza. O lugar que antes oferecia serviços de pesque e pague, hoje conta com seis piscinas, tobogãs de diversos tamanhos, área de recreação infantil, campo de futebol suíço e vôlei de areia, churrasqueiras e outros atrativos.

A primeira piscina surgiu em 1990, quando viram que as crianças que frequentavam o local, em dias quentes de verão, se banhavam em um lago que enchia após chover. Foi aí que a família sentiu a necessidade de diversificar os serviços, passando o local a ser conhecido como Recanto dos Lagos.

Foto: Arquivo OCP News.

3- Praça da Figueira, no Guamiranga:

O bairro a qual a praça está localizada, conta com um lindo cenário verde, ao longo do caminho é possível observar plantações, natureza, além de antigas e modernas construções, comércio e uma comunidade que preserva o estilo de vida do campo. O local conhecido como Pracinha da Figueira é motivo de orgulho para a população do bairro e é um ponto muito visitado da cidade.

Foto: Arquivo OCP News.

4- Rota da Tilápia:

Com o objetivo de fomentar os estabelecimentos e o turismo da região, foi criado o Instituto Rota da Tilápia, que abrange diretamente os municípios de Guaramirim e Massaranduba e indiretamente os demais municípios da região. Este projeto foi criado devido à existência de diversos pesque-pagues e restaurantes existentes na região, com o objetivo de fortalecer e incentivar esses empreendimentos e impulsionar o turismo regional.

Foto: Arquivo OCP News

5- Skate Parque e Praça Rotaract Vinicius Alexandre Kinas:

O local dispõe de atividades ao ar livre e é o destino dos visitantes nos fins de semana e horários de folga. O nome se dá em homenagem ao ex-presidente do Rotaract de Guaramirim. O espaço, fica localizado na rua 28 de Agosto, próximo à sede dos Bombeiros Voluntários, e possui academia ao ar livre, parque infantil, pista para caminhada e corrida, mini quadra com cesta de basquete.

Foto: Arquivo OCP News

6- Sociedades de Tiro:

Mantendo viva a tradição alemã alguns locais como as sociedades Diana, Jacu-Açú e Brüderthal possuem a tão apreciada prática do tiro desportivo.

Estas entidades participam de competições e realizam festas tradicionais como a de Rei e Rainha, atraindo diversos atiradores, mas também visitantes. A Sociedade Diana está localizada na rua Otto Lenke, 500, bairro Amizade. A Sociedade Brüderthal fica na SC-413 – rodovia do arroz, enquanto a Jacu-Açú fica no bairro de mesmo nome.

Foto: Divulgação

7- Morro da Santa

O Morro da Santa é mais um dos atrativos turísticos de Guaramirim. Do alto dele, é possível ter uma vista ampla de toda a cidade. A subida no morro é feita por uma escadaria com 230 degraus, na qual existe a via sacra, representando a Via Crucis de Jesus Cristo. No alto do morro existe uma capela dedicada à Nossa Senhora e uma Majestosa Cruz. O Morro da Santa fica na rua João Butschardt,s/nº.

Foto divulgação