Guaramirim 72 anos: jovens empreendedores potencializam networking e fomento do associativismo

Por: Elissandro Sutil

28/08/2021 - 11:08

A base do associativismo é, em palavras mais simples, ajudar um ao outro. É essa a ideia que os participantes do Núcleo do Jovem Empreendedor (NJE) da Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG) fazem questão de frisar no que diz respeito ao objetivo dos encontros mensais.

O coordenador do Núcleo, Wagner Theis, explica que a interação entre todos os participantes e a troca de informações do cotidiano empreendedor é o que faz o NJE Guaramirim ser exemplo.

“Participam do Núcleo, jovens empreendedores, sucessores familiares e jovens que atualmente possuem cargos de diretoria em empresas do município. Nas nossas reuniões, que abrangem profissionais de empresas multissetoriais, buscamos trazer diversos temas que ajudem na gestão das empresas, independente do porte”, afirma Theis.

Rodolfo Bauer Conti, que também já participou da diretoria do Núcleo, enfatiza que o pilar de uma associação é o associativismo, ou seja, ninguém é remunerado financeiramente, mas os integrantes adquirem conhecimento, trocando experiência com os demais nucleados. “Nada ensina a ser empresário, e essa troca de experiência e de informação fazem diferença, pois pode auxiliar no dia a dia do empreendedor”, destaca Conti.

Atuando para o desenvolvimento de Guaramirim

As reuniões ocorrem uma vez por mês, em que são discutidos temas como empreendedorismo, gestão financeira, recursos humanos, dedução de impostos, e demais assuntos cotidianos que possam auxiliar no dia a dia de cada jovem empreendedor, incentivando sempre a alcançar voos maiores. Também são abertas à comunidade jovem que for interessada nos temas.

Roger Silva, que é o atual vice-coordenador, afirma que ao longo dos anos o NJE tem feito parte da história do município, pois todas as ações promovidas refletem diretamente no crescimento das empresas, gerando assim mais resultados e, consequentemente, potencializando o desenvolvimento de Guaramirim e da economia local.

Em uma das reuniões, o NJE trouxe um convidado que contou a história de uma empresa centenária, atuante no mercado há mais de 125 anos, que passou por uma sucessão de sócios e em determinado momento profissionalizou toda a gestão.

“São histórias como essa que queremos levar para os nucleados, em muitos casos essa pode ser a realidade dele, a sucessão familiar ou a necessidade de profissionalizar a gestão, e com essa troca de informação com quem já fez e teve sucesso, podemos buscar resultados mais positivos para as empresas do município”, destacam os integrantes do Núcleo.

Atualmente, o NJE Guaramirim conta com 28 nucleados – algumas empresas possuem mais de um integrante, o que aumenta o número de participantes -, além disso, é o núcleo jovem mais ativo da região e com mais partipantes.

O ex-coordenador, Tiago Bogo, ressalta que quem está começando a carreira de empreendedor precisa ter um espelho e, participando desses grupos de associativismo, é essencial escutar as pessoas mais experientes e fazer networking com os profissionais que estão lidando com os mesmos problemas, por exemplo.

“Primeiro você se sente motivado, e ao mesmo tempo você se espelha em uma pessoa que tem uma carreira consolidada. O NJE faz isso, o elo entre a experiência e quem está começando”, afirma.

O Núcleo tem unido forças para pleitear cada vez mais melhorias para o empreendedor e também para a comunidade guaramirense e também da região. Um dos pleitos foi relacionado aos impostos excessivos, em que o núcleo apoiou uma ação “um dia contra os impostos”.

Incentivo e preparação para futuros integrantes do NJE

Em 2019, o NJE Guaramirim, com o apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC e da Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG), promoveu pela primeira vez o Projeto Geração Empreendedora com alunos do ensino médio.

O projeto teve como objetivo buscar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista, criando assim, uma geração consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico.

“Fizemos um trabalho voluntário em que compartilhamos experiências e alguns de nós receberam os alunos na empresa durante uma semana para uma vivência, foi muito bacana, uma experiência única de aproximação entre os jovens e as empresas”, conta Theis.

Muito além do território guaramirense

Falando em voos maiores, o NJE busca conhecimento em outros municípios e em outros Estados também, participando de ações chamadas de Assembleia Geral Ordinária (AGO), as quais são promovidas pelo Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc) e pela Confederação Nacional (Conaje).

Nestes eventos reúnem-se jovens empreendedores de Santa Catarina e do Brasil, com o intuito de promover o empreendedorismo e, sem dúvida alguma, o networking, pontuado pelos integrantes do NJE Guaramirim como a essência do incentivo diário de quem está começando a empreender.

Bogo pontua que ações como essa são interessantes pois proporcionam experiências que vão além do que os empreendedores estão acostumados a ver na região. “Discutimos assuntos de interesse comum, entretanto, cada participante com a sua realidade.”

Saiba mais sobre o Núcleo do Jovem Empreendedor da ACIAG no site aciag.com.br e no Instagram @njeguaramirim.