A Prefeitura de Guaramirim junto com a Fundação do Meio Ambiente realiza todos os anos a campanha especial de castrações para animais de estimação, esta iniciativa de extrema importância é realizada em parceria do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu, buscando o controle populacional de animais na cidade.

O evento da castração é feita de forma gratuita para atender toda a população com seus bichinhos.

A última ação aconteceu no dia 29/07 no bairro Corticeira, nesse dia foi realizado o procedimento em mais 165 animais entre cães e gatos machos e fêmeas, atendendo aproximadamente 98 famílias residentes da cidade de Guaramirim.

Além da castração, os animais são microchipados e seus tutores recebem medicamentos e orientações para a pós-castração e seus cuidados.

O público-alvo da campanha são animais de famílias com baixas rendas, animais comunitários ou que estão sob cuidados de ONGs e voluntários.

Em entrevista o gestor da Fundação do Meio Ambiente, Alcibaldo Pereira Germann, comenta:

“Ocorre tudo de maneira muito organizada e tranquila, sendo a castração realizada por equipes qualificadas. Os tutores receberam todas as orientações sobre os cuidados no pós-operatório e se mostraram muito felizes com a oportunidade oferecida, sabendo dos benefícios para o controle populacional e também para a saúde do animal”.

Foto: a ação acontece em um espaço especial para atendimento clínico disponibilizado pela Prefeitura de Guaramirim.

Para este ano a ideia é realizar dois novos mutirões de castração e assim manter o cuidado com os animais da cidade, gerando bem-estar para os tutores e pets. O procedimento previne muitas doenças sexualmente transmissíveis e doenças reprodutivas para o animal, tanto fêmea, quanto macho, além de prevenir câncer de mama na fêmea, agressividade no macho e ainda ninhadas indesejadas, sendo assim são inúmeros os benefícios.