Gestão da Bold une técnica e humanidade e leva Jaraguá do Sul para o mundo

Sede. A matriz da empresa levou o nome da cidade para todo o país.

Por: Elissandro Sutil

26/07/2021 - 13:07 - Atualizada em: 26/07/2021 - 16:48

Se Jaraguá do Sul é gigante, é porque é feita de grandes sonhos. No setor produtivo, a cidade se destaca com mais de 14 empresas conhecidas em todo o país, e além. A Bold é uma dessas marcas que nasceram em solo jaraguaense, mas, mirando o globo, buscaram ampliar a presença, alcançando também novos horizontes. Presente na Colômbia e com uma recém-inaugurada unidade de negócios em Hong Kong, também possui um projeto de expansão para países da América Central e do Norte.

Quem é a Bold

Há 19 anos, a empresa começava as atividades, nos fundos do quintal do senhor Arlindo Benedito Sebold, beneficiando chapas de acrílico. Hoje, ela se destaca no mercado como referência na fabricação e distribuição de chapas de acrílico, policarbonato e ACM, atendendo demandas da indústria e de setores como o da construção civil e comunicação visual. E tudo isso é feito pelas mãos de quase 600 colaboradores, pessoas que, acima de tudo, movimentam e inspiram a Bold.

Uma empresa feita de pessoas

Como missão, a Bold busca gerar oportunidades de crescimento profissional e humano para todos os bolders — como são chamados seus colaboradores — e agregar valor a seus clientes e acionistas.

Além disso, também procura contribuir com o desenvolvimento das comunidades em que está inserida.

“Quando começamos a empresa, o que tínhamos eram quatro pessoas e a vontade de empreender”, conta o diretor-geral da empresa Ralf Benedito Sebold, filho de Arlindo.

Por isso, foi preciso desenvolver habilidades de gestão de negócios, mas, por trás disso, sempre esteve o fator humano.

“Nós entendemos que a Bold não é um fim, mas o meio para que possamos diariamente empreender, gerar oportunidades e nos desenvolvermos”, declara Sebold.

Nesse sentido, o modelo de negócio horizontal, realizado através de comitês, é de fundamental importância.

Os comitês são grupos de profissionais de diversos níveis e setores da empresa que se juntam em torno de uma área de atuação, como Gente e Gestão, Marketing, PDI (Pesquisa Desenvolvimento e Inovação) e outros, para elaborar propostas que visam aumentar o crescimento e a eficiência da empresa em suas diversas áreas.

Os comitês formam novas lideranças e tomadores de decisões, além de possibilitar a reunião de pessoas com diferentes backgrounds e conhecimento. “O comitê permite aos participantes ampliar a visão 360º da companhia. A pessoa de finanças vai aprender um pouco mais sobre as áreas produtivas, de repente uma máquina, um processo, um ponto de vista, e conhecer qual o ponto de vista da pessoa que está na produção. Então, esse é, a meu ver, o maior ganho dos comitês”, diz Sebold.

Ao lado da comunidade, também nos momentos difíceis

Durante a pandemia da Covid-19, a Bold precisou se reinventar. Criou uma linha de produtos como as barreiras de proteção e as máscaras faciais face shields e pode contribuir diretamente com a comunidade através de doações feitas para entidades locais. Também se propôs a mergulhar de cabeça na luta contra o novo coronavírus. A empresa mobilizou a equipe de pesquisa e desenvolvimento para criar e homologar junto à Anvisa um respirador para atendimento de massa e transporte de pacientes acometidos pela Covid-19.

Ajuda. A empresa doou diversos equipamento em acrílico para os hospitais durante a pandemia.

Também de forma pioneira e inovadora, desenvolveu um acrílico antiviral, unindo conhecimento e compromisso para ajudar o mundo a enfrentar não só o momento atual, mas garantindo mais segurança ao futuro. O material, com efeito permanente, elimina 99% dos vírus em apenas 30 segundos. Ele pode ser usado, além da indústria médico-hospitalar, também na odontológica, laboratorial, de artigos para bebês e para o setor alimentício, tanto em fábricas, quanto em bares e restaurantes.

O futuro

Se existe uma lição que a pandemia ensinou foi a constatação de que, primeiro, somos todos humanos e precisamos estar juntos para crescer e superar dificuldades.A Bold, que percebe desde o princípio a importância de cada pessoa para o negócio, está ainda mais convicta de seu papel como potencializadora de tal humanidade.

A Unibold, um projeto de formação educacional que iniciou este ano, espera contribuir nesse aspecto ao trabalhar também o lado emocional do colaborador através da programação neurolínguistica e inteligência emocional, por exemplo.

“Isso tudo está conectado com a nossa missão, de gerar oportunidades de crescimento profissional e humano aos nossos bolders”, reforça o diretor Ralf Benedito Sebold.

E, assim, aliando técnica e humanidade, a Bold segue de olho no futuro, navegando em direção a novos desafios e conquistas também do outro lado do oceano.

Onde a Bold está:

MATRIZ
Jaraguá do Sul – SC
+55 47 3274-6500
Manoel Francisco da Costa, 4500
Bairro João Pessoa – CEP 89257-407

LOJAS
Loja Diadema – SP
+55 11 4070-8100
Rua João Correa de Sá, 97
Bairro Vila Nogueira

Loja São José do Rio Preto – SP
+55 17 2137-9555
Av. Nossa Senhora da Paz, 445
Bairro Jardim Alto Alegre

Loja Curitiba – PR
+55 41 3378-1268
Rodovia BR 116, 11550
Bairro: Prado Velho

Loja Belo Horizonte – MG
+55 31 3484-7110
Anel R Celso Mello Azevedo, 14718
Bairro Alto Caiçara

Loja Bogotá – Colômbia I
+57 1 4322098
Autopista Medellin Km 7 – Bodega 78-2
Parque Industrial Celta

Loja Bogotá – Colômbia II
+57 1 5086502
Carrera 22 # 14 – 48

Escritório Bold Asia
Hong kong – China
+86 134 72631958
Unit 706. 7/f South Seas Ctr
Tower 2. 75 Mody Rd Tst Kln