Fé que move um povo: locais que contam histórias de esperança e gratidão

Por: Elissandro Sutil

21/12/2020 - 06:12 - Atualizada em: 21/12/2020 - 18:06

Acima de tudo, saber que você pode confiar em algo que te dá força é imprescindível para aqueles que tem fé. Baseado nessa premissa, uma comunidade nasceu e cresceu, e hoje conta uma linda história, cheia de altos e baixos sim, mas vistas como grandes conquistas para se tornar o que é hoje.

As igrejas católicas e luteranas fazem parte do contexto e do trajeto da Rota da Natureza e Fé. Em meio a paisagens de tirar o fôlego, animais inusitados, ou então comuns, plantas que deixam o caminho ainda mais bonito e peculiar, e também caracterizando regiões, os símbolos de fé fazem diferença e convidam o turista a reviver momentos de luta, momentos de gratidão e de ter esperança.

Seminário Sagrado Coração de Jesus é um dos locais mais incríveis, pois tem toda a misticidade, a paz e tranquilidade de um local de fé, além do charme da arquitetura que se mistura com a linda paisagem. A edificação foi inaugurada em 1932, que conta com capela, museus, teatro, alojamentos comuns, residência dos padres, fábrica de velas, lojas de souvenires, pavilhão de eventos, restaurante e o cemitério dos religiosos e sacerdotes da Congregação SCJ.

Igreja Nossa Senhora do Rosário, por exemplo, localizada no bairro Nereu Ramos, que foi inaugurada em 1952 e possui uma arquitetura diferenciada. O teto da igreja chama atenção por seus revestimentos decorativos com piso de ladrilhos em mosaico. Além disso, o jardim conta com a Gruta Nossa Senhora Aparecida e o túmulo do Padre Aloísio Boeing, locais onde os fieis costumam visitar em forma de gratidão.

Noviciado Nossa Senhora de Fátima, também se destaca não só pela beleza e pela singularidade, mas pela força, por todas as histórias de intenções, de pedidos, de agradecimentos e de bênçãos. A casa foi fundada em 1956 pelo Padre Aloísio Boeing. Os turistas podem visitar a gruta e os jardins.

Igreja no morro com vista da cidade ao fundo

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Chiesetta Alpina, além de cartão postal da cidade de Jaraguá do Sul, é um lugar em que as pessoas costumam ir para dizer que estão um pouco mais pertinho de Deus. Uma vista extraordinária! O monumento de fé é uma homenagem aos imigrantes italianos e inspirada na milenar Igreja de São Simão Apóstolo, de Vallada Agordina, Belluno na Itália.

Outros locais que também merecem ser conhecidos e que fazem parte da Rota da Natureza e da Fé é a Cachoeira da Santa, pela misticidade e pela história inusitada da aparicação da Santa, a Igrejinha das Hortênsias e a Igreja Luterana Duquesa de Chartres.