Faculdade SENAI de Jaraguá do Sul em parceria com o Grupo Menegotti promove o MenegothON, evento de inovação

Por: Elissandro Sutil

27/11/2021 - 07:11

Nos dias 5 e 6 de novembro, a Faculdade SENAI de Jaraguá do Sul, FIESC, SESI/SENAI em parceria com O Grupo Menegotti, promoveram o MenegothON, evento intitulado 1º Desafio Menegotti de Inovação. Resultado da parceria, o evento na modalidade hackathon reuniu estudantes de diversos cursos, que toparam o desafio de criar soluções únicas e criativas para situações reais do Grupo Menegotti, onde a inovação constante é uma realidade.

O evento hands on , trouxe a prática das aulas na Faculdade SENAI para a realidade da Indústria, com isso os acadêmicos puderam ir muito muito além da teoria, colocam em prática todo o aprendizado.

“O trabalho desenvolvido com a empresa Menegotti foi fantástico. Nos 2 dias do evento foram compartilhadas experiências e muita troca de conhecimento. Essas parcerias são um grande diferencial da Faculdade SENAI e propiciar um ambiente de inovação e empreendedorismo e um dos nossos objetivos.” Charles Zanini Miranda – Coordenador da Faculdade SENAI.

Segundo a CEO do Grupo Menegotti, Pauline Menegotti, o Grupo busca atualizar os colaboradores desde 2020, com projetos como a Inovação Menegotti, a partir dele surgiu também o incentivo e apoio a comunidade e estudantes. Por isto a parceria com a Faculdade SENAI foi um elo importante.

“O evento foi sensacional, contamos com a participação ativa de alunos do SENAI, desde os cursos técnicos até o cursos superiores de graduação, ou seja, as mais diversas idades. Os alunos contribuíram com muitas ideias inovadoras para a empresa. Foi um evento extremamente vantajoso para a área de construção civil da Menegotti, assim como para os alunos participantes que puderam vivenciar na prática o dia a dia da indústria”, enfatiza Pauline.

Criatividade, desafio e realidade

O Desafio de Inovação trabalhou a criatividade, a inovação, a segurança, a sustentabilidade e o empreendedorismo, por meio do Hackthon, com atividades inovadoras de alunos, docentes e colaboradores da empresa. O objetivo foi levar para os competidores, situações que fazem parte do dia a dia da empresa, desafiando-os a trazerem soluções por meio da elaboração de um projeto, e apliquem o canvas do modelo de negócios, um MVP (mínimo produto viável) e um vídeo-pitch, para problemas reais apresentados pela empresa, que possibilitem inovações para seus produtos.

“A Faculdade SENAI trouxe um evento que incentiva os alunos a trilhar o caminho da inovação, buscando soluções reais para a indústria de agora, com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, sendo isso dever de todo engenheiro.

O Evento da Faculdade SENAI e da Menegotti, apesar de curto, condensou ideias multidisciplinares de estudantes de várias áreas que trouxeram soluções ímpares aos problemas sugeridos, aprimorando principalmente nossas habilidades de trabalhar e crescer como grupo”, comenta Stanley Rafael Florencio, aluno do curso de graduação de Engenharia de Controle e Automação.

Foram cerca de 700 visitantes durante os dois dias do evento, 60 competidores divididos entre seis equipes, os participantes eram dos cursos de Design de Moda, Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação e Aprendizagem Industrial em TI.

“A parceria entre a Faculdade SENAI e a indústria é de extrema importância, pois faz com que os estudantes estabeleçam contato com o dia a dia das empresas, conhecendo tanto suas complexidades e desafios quanto suas oportunidades. Participar de um evento deste porte faz com que os estudantes consigam vivenciar tudo isso na prática” , comenta Márcia Sotoriva – Coordenadora do curso superior em Design de Moda.

Confira mais fotos do evento

Premiação

Muito conhecimento, dinamismo e ação marcaram os dois dias de evento, e três equipes foram premiadas por suas ideias:

  • 1º Lugar – Power Braingers
  • 2º Lugar – Fenômenos da MI
  • 3º Lugar – Vantablack

“Foi a primeira vez em que participei de um evento no estilo Hackathon e posso dizer que abriu portas para as próximas.
A parceira Faculdade SENAI Jaraguá do Sul e Menegotti, criou um ambiente para que os alunos competidores pudessem exercitar o pensamento inovador aplicando os conhecimentos acadêmicos para que pudessem resolver problemas vivenciados pela indústria e sociedade. Foi um tarefa bastante desafiadora, e com o tempo que tivemos, de pouco mais de um dia, se tornou ainda mais, porém, ver soluções sendo criadas e um universo de ideias que puderam ser explorados, fez com que esse se tornasse uma oportunidade única.

Esse tipo de integração, entre a faculdade SENAI e as indústrias regionais, aproxima os alunos do ambiente da engenharia, motiva para que exista ainda mais paixão e aproveitamento da fase acadêmica, que além de oferecer os conhecimentos técnicos necessários, promove atividades que trazem aplicações reais para a engenharia.

Aplicar os conhecimentos diretamente naquilo em que pretendemos trabalhar traz mais experiência para os estudantes e oportunidades de inovação nas indústrias, que podem desenvolver novas tecnologias fornecendo oportunidades para novos talentos.

Foi uma experiência fantástica, o evento foi muito bem conduzido pela Faculdade e pela Menegotti, que nos deram todo o apoio necessário para desenvolver nossos conhecimentos, talentos e ideias.” Natália Dolinski, aluna da 4ª fase de Engenharia de Controle e Automação.

Matrículas abertas

A Faculdade SENAI Jaraguá do Sul está com matrículas abertas para os cursos de Graduação. Se você deseja construir uma carreira em uma instituição de ensino que tem a indústria no DNA e sabe exatamente quais são as necessidades do mercado, esta é a melhor escolha.

Não deixe para depois: faça o processo seletivo e pré-matrícula no dia 08/12 e garanta 50% de desconto nas três primeiras mensalidades.

Confira os cursos de graduação com vagas em aberto:

  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia de Controle e Automação;
  • Graduação Tecnológica em Design de Moda;
  • Graduação Tecnológica em Design de Produto.

Saiba como participar do processo seletivo

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas pelo site cursos.sesisenai.org.br até o dia 03/12 e com isto garantir bolsas de até 40% de desconto para o primeiro ano do curso, se o inscrito efetivar a matrícula no dia 08/12 terá como bônus 3 parcelas com 50% de desconto.

A Faculdade SENAI Jaraguá do Sul faz parte da Rede de Ensino Superior SENAI, que atua em todas as principais regiões de Santa Catarina com o propósito de formar profissionais que vão da teoria à prática sem hesitar e que carregam a indústria em seu DNA. Saiba mais sobre o nosso propósito.

O Senai oferece bolsas de graduação e para se informar basta acessar o edital de bolsas no site. Qualquer pessoa inscrita no processo seletivo pode se matricular. Além das bolsas, a Faculdade SENAI também oferece descontos especiais para colaboradores da indústria.

Pós Graduação Senai

Além dos cursos de graduação, a Faculdade SENAI também possui cursos de pós-graduação nas áreas de engenharia, moda e gestão. Para conhecer todas as pós oferecidas pelo local visite o site: https://cursos.sesisenai.org.br/pos-graduacao

Onde encontrar

A Faculdade SENAI fica na Rua Isidoro Pedri, 263, no bairro Rio Molha em Jaraguá do Sul. Para mais informações acesse o site cursos.sesisenai.org.br ou envie whatsApp para (47) 98422 2836.

Acesse também as redes sociais:
Instagram: instagram.com/faculdadesenaisc
Facebook: facebook.com/faculdadesenaisc
LinkedIn: linkedin.com/school/faculdadesenaisc