No final do século 19 foram fundadas as primeiras instituições de ensino em Jaraguá do Sul: a Escola Professora Gertrudes Steilein Milbratz , no bairro Rio da Luz, e a Escola Luiz Gonzaga Ayroso, no bairro Jaraguá 84. Ambas permanecem ativas até hoje.
Na Escola Gertrudes Milbratz, as crianças de Jaraguá do Sul receberam a educação regular. O espaço foi idealizado por colonizadores alemães e antes de ganhar o nome que tem hoje, ficou conhecida como a escola do Rio da Luz I, período em que foi mantida pela própria comunidade.
Em 1998, a escola passou a fazer parte da rede municipal de ensino. Devido ao crescimento da comunidade, o número de estudantes aumentou. Em 2002, estudavam na unidade 250 alunos, crescimento que levou à implantação de turmas de quinto e sexto anos. Em dezembro de 2003, a escola passou a ser chamada de Escola Municipal de Ensino Fundamental Gertrudes Milbratz.
Quem foi Gertrudes Steilein Milbratz?

Foto: PMJS
A professora Gertrudes Milbratz foi filha de José e Elisabeth Steilein. Ela nasceu em Jaraguá do Sul no dia 18 de julho de 1931 e foi casada com Manoel Milbratz, com quem teve 8 filhos. Gertrudes cursou o primário na Escola Isolada Alto Jaraguá 19, localizada no Garibaldi. Fez o ginásio no grupo escolar Abdon Batista e concluiu seus estudos no Colégio Divina Providência.
Sua carreira como profissional da educação iniciou em Schroeder, nas escolas Braço do Sul e Grupo Escolar Miguel Couto. Após alguns anos, Gertrudes retornou a Jaraguá para lecionar na escola onde iniciou seus primeiros anos de aprendizado. Depois, foi transferida para a Escola Rio da Luz I. Aposentada por tempo de serviço em 1979, após concluir 30 anos no magistério, ela faleceu em 26 de junho de 1993.
Sua dedicação à comunidade e à educação municipal lhe renderam diversas homenagens, entre elas, o nome dado à antiga escola Rio da Luz I, que passou a se chamar E.M.E.F. “Professora Gertrudes Steinlein”.
Quem foi Luiz Gonzaga Ayroso?

Foto: PMJS
O professor Luiz Gonzaga Ayroso nasceu em 30 de março de 1903, em Itajaí. Era filho de Domingos e Josita Ayroso. Casado com Rosália Gessinger, eles tiveram 3 filhos. Luiz Gonzaga passou a lecionar no final da década de 1920, na Escola Alto Jaraguá 84. Além da capela situada ao lado do cemitério do bairro, o espaço improvisado atendeu como unidade escolar até que ficou pronta uma escola entregue pelo governo catarinense em 1931.
Curiosidade

Foto: Luiz Gonzaga Ayroso | Arquivo Histórico
De acordo com dados da escola, durante o período em que Luiz ministrou aulas na Escola Alto Jaraguá 84 ele morava no bairro Ribeirão Cacilda, distante à época, aproximadamente, 30 quilômetros da escola. Além de vir e voltar a cavalo, sua esposa teve participação fundamental enquanto atuou como docente. Ela o ajudava como intérprete, pois Luiz só falava português em um contexto em que a maioria das crianças só entendia a língua alemã e alguns o dialeto húngaro.