Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Escolas pioneiras de Jaraguá do Sul e os primeiros passos da educação municipal

Foto: rede social

Por: Elissandro Sutil

23/06/2020 - 10:06 - Atualizada em: 23/06/2025 - 11:22

Os anos que marcaram os primeiros passos da educação em Jaraguá do Sul foram 1895 e 1899. Foi nessas datas em que foram fundadas as primeiras instituições de ensino em Jaraguá do Sul: a Escola Professora Gertrudes Steilein Milbratz , no bairro Rio da Luz e a Escola Luiz Gonzaga Ayroso, no bairro Jaraguá 84, ambas permanecem ativas até hoje.

Foi na Escola Gertrudes Milbratz, onde as primeiras crianças do município de Jaraguá receberam a educação regular. O espaço foi idealizado por colonizadores alemães e antes de ganhar o nome que tem hoje, ficou conhecida como a escola do Rio da Luz I, período em que foi mantida pela própria comunidade.

Ao final da década de 90, já em 1998, a escola passou a fazer parte do município. Devido ao crescimento da comunidade, o número de estudantes aumentou e em 2002, estudavam na unidade 250 alunos, crescimento que levou a implementação do antigo ginásio com os quintos e sextos anos. Em dezembro de 2003, a escola passou a ser chamada de Escola Municipal de Ensino Fundamental “Escola Gertrudes Milbratz”.

Quem foi Gertrudes Steilein Milbratz?

Foto: PMJS

A professora Gertrudes Milbratz foi filha de José e Elisabeth Steilein. Ela nasceu em Jaraguá no dia 18/071931 e foi casada com Manoel Milbratz, com quem teve 8 filhos. Gertrudes cursou o primário na Escola Isolada Alto Jaraguá 19 na cidade de Garibaldi, após o ginásio no grupo escolar Abdon Batista e concluiu no Colégio Divina Providência.

Sua carreira na educação iniciou em Schroeder nas escolas Braço do Sul e Grupo Escolar Miguel Couto. Após alguns anos, Gertrudes retornou a Jaraguá para lecionar na escola onde iniciou seus primeiros anos de aprendizado, depois foi transferida para a Escola Rio da Luz I. Aposentada por tempo de serviço em 1979, após concluir 30 anos de serviço no magistério, ela faleceu em 26 de junho de 1993.

Seus feitos realizados à comunidade e a educação municipal lhe renderam diversas homenagens, entre elas, o nome dado à antiga escola Rio da Luz I, que passou a se chamar E.M.E.F. “Prof gertrudes Steinlein.

Quem foi Luiz Gonzaga Ayroso?

Foto: PMJS

O professor Luiz Gonzaga Ayroso era filho de Domingos e Josita Ayroso, nasceu em 30 de março de 1903, em Itajaí. Casado com Rosália Gessinger, eles tiveram 3 filhos. Luiz Gonzaga passou a lecionar no final da década de 20, na Escola Alto Jaraguá 84, além da capela situada ao lado do cemitério do bairro, o espaço improvisado atendeu como unidade escolar até que ficou pronta uma escola entregue pelo governo catarinense em 1931.

Curiosidade
De acordo com dados da escola, durante o período que Luiz ministrou aulas na Escola Alto Jaraguá 84 ele morava no bairro Ribeirão Cacilda, distante à época, aproximadamente, 30 quilômetros da escola. Além de vir e voltar a cavalo, sua esposa teve participação fundamental enquanto atuou como docente. Ela o ajudava como intérprete, uma vez que Luiz só falava português, contexto em que as crianças só entendiam a língua alemã e alguns o dialeto húngaro.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP