Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Entre piqueniques e festas em Jaraguá: da tradição ao agito noturno

Foto: Arquivo Histórico

Por: Elissandro Sutil

14/07/2020 - 13:07 - Atualizada em: 14/07/2025 - 14:18

Quando as primeiras famílias se instalaram em Jaraguá do Sul, as formas de diversão eram bem diferentes das atuais. Segundo informações da época, as famílias de imigrantes alemães e descendentes de alemães, húngaros e italianos, se reuniam com suas famílias para piqueniques à beira dos rios. Ali, as famílias aproveitavam as margens dos rios para se divertir, tomar banho, pescar ou simplesmente contemplar a natureza.

Dentre os meios de diversão, bastante ligados às tradições germânicas, já fazia parte a Schützenfest (Festa dos Atiradores), que ainda é celebrada hoje. outras formas ainda, eram os eventos ligados às comunidades, elas também organizavam festas e celebrações, geralmente ligadas às tradições religiosas ou à cultura local.

Algumas décadas depois, já nos anos 70, 80 e 90, Jaraguá do Sul contou com espaços como o Salão Cristo Rei, o prédio ficava ao lado da atual Igreja Matriz São Sebastião. Inaugurado em 9 de maio de 1948, o salão foi ponto de encontro de muitos jovens durante décadas, seu último evento foi um baile de despedida, realizado em 29 de julho de 1978.

Já nos anos 90, ficou conhecida em Jaraguá do Sul a casa noturna Marrakech, localizada ao lado do Banco do Brasil. A balada tinha uma choperia na frente e a pista ficava nos fundos, demolida após alguns anos ela deu lugar a Eleven, outro espaço de encontro para os jovens. Após encerrar as atividades o lugar ainda foi uma igreja e depois sediou as instalações do Banrisul.

A cidade contou ainda com a famosa Notre Dame, uma balada muito frequentada pelo jaraguaenses, o espaço ficava onde é hoje a faculdade Unisosiesc, à época, ainda era o Supermercados Breithaupt.

Já o Parque Malwee, inaugurado em 1978, também se tornou um ponto de encontro para famílias e um espaço para atividades de lazer. A cidade conta ainda com uma diversidade de espaços para recreação, além dos pontos turísticos e vias em que a mobilidade urbana facilita a prática de atividades físicas ao ar livre.

Em resumo, os meios de diversão em Jaraguá do Sul, desde que a cidade iniciou até os dias atuais, sempre estiveram ligados às tradições locais, à natureza e às atividades sociais, com a adesão às novas opções de lazer e entretenimento ao longo do tempo.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP