Em meio a modernidade, bairros Jaraguá Esquerdo e São Luís mantém segurança e tranquilidade

Por: Maria Luiza Venturelli

17/06/2020 - 22:06 - Atualizada em: 24/05/2024 - 15:26

Em Jaraguá do Sul, o que não faltam são bairros tranquilos e cheios de segurança, mas sem deixar de lado a modernidade e presença de pontos comerciais à disposição dos moradores. Os bairros Jaraguá Esquerdo e São Luís são exemplos de localidades muito apreciadas por quem ali vive, com inúmeras opções de lazer, mercados, escolas e comércio em geral. Conhecer um pouco mais da origem destes bairros ajuda a entender porque tantas pessoas escolhem morar neles:

O bairro Jaraguá Esquerdo tem o Rio Jaraguá como ponto determinante, como um divisor e também como importante marco na colonização e na denominação do bairro. Na época da colonização do município, margeava-se o Rio Jaraguá a partir da cidade de Rio dos Cedros e de Corupá, por isso, daquele ângulo de visão, o bairro ficava à esquerda do rio. Foi então que surgiu o nome que até hoje gera curiosidade.

Foto: Arquivo OCP News

A história do nome é carregada de significados, e o bairro foi construído também com inúmeros marcos históricos. Fundado em 1966, o Grêmio Esportivo Juventus foi fundado no bairro, que também é a casa do Estádio João Marcatto.

Foto: Arquivo OCP News

O Jaraguá Esquerdo tem ainda a escolinha de futebol mais famosa da cidade, a Xoxo 10, que desde a fundação já revelou muitos atletas bons de bola. Esporte e lazer andam de mãos dadas, e o bairro também tem várias opções para divertir pessoas de todas as idades.

Um exemplo é a primeira área de lazer de Jaraguá do Sul a se tornar uma praça pública, que recebeu o nome de Praça Lino Moretti. Se trata do espaço onde existe um parquinho na esquina da rua João Januário Ayroso com a Expedicionário Oswaldo Kanzler. O local tem o nome do homem que fazia a manutenção do parque e do entorno.

Foto: Arquivo OCP News

Após o falecimento do Sr. Moretti, por muitos anos o local ficou abandonado, e quem passou a frequentar a área foram vândalos e usuários de drogas. Temendo o pior, a família decidiu assumir a responsabilidade pela área e adotou o parquinho em 2014. Hoje a praça está bem cuidada e recebe famílias e crianças de várias partes da cidade.

Atualmente, apesar de bastante populoso, o Jaraguá Esquerdo mantém algumas características de pequenas comunidades, como o famoso “todo mundo se conhece”, tendo a segurança e tranquilidade como importantes características. Além disso, o comércio tem forte presença no bairro, com lojas de diferentes segmentos e mercados à disposição dos moradores. Escolas e creches também estão por lá, para atender as crianças do bairro.

Vizinho ao Jaraguá Esquerdo, está o bairro São Luís, com imponentes construções, empresas, comércios e instituições destinadas à comunidade.

Um exemplo é a comunidade São Luís Gonzaga, muito frequentada por pessoas de toda a cidade. Considerado o padroeiro da juventude e dos estudantes pela Igreja Católica, o santo motivou também o nome do bairro que abriga a igreja em homenagem a ele. A igreja, inclusive, foi mudando ao longo dos anos.

Foto: Arquivo OCP News

Ao passar pela calçada em frente à São Luís Gonzaga é possível avistar uma enorme cerca branca. A estrutura é marcante para os moradores que a viram sendo instalada, protegendo o enorme pátio que rodeia a igreja.

Assim como o Jaraguá Esquerdo, o bairro tem características bastante equilibradas. De um lado a empresa Urbano Alimentos representa o poder da indústria, porém os pequenos comércios não ficam atrás e se espalham pelas ruas do São Luís. O desenvolvimento constante do bairro é unanimidade entre os moradores, que com o passar dos anos puderam vivenciar as estradas de terra se tornando ruas asfaltadas e movimentadas.

Foto: Arquivo OCP News

A proximidade com outros bairros, para os moradores, é essencial para o desenvolvimento da comunidade que tem facilidade de acesso a diversas estruturas que, se não estão nos limites do São Luís, estão próximas. Embora populoso e em franco desenvolvimento, o São Luís segue promovendo segurança para quem mora na localidade.



Notícias no celular

Whatsapp